ALIMENTAÇÃO – Coordenador do curso de Nutrição dá dicas para alimentação balanceada na quarentena

A boa alimentação é um dos pilares para uma vida saudável. Mesmo com as mudanças de rotina provocadas pelo isolamento social imposto pela Covid-19, é importante estar atento aos hábitos alimentares e resistir aos exageros ´comuns` nos momentos que permanecemos em casa, uma vez que a alimentação é grande aliada na manutenção do sistema imunológico.

Coordenador do curso de Nutrição da UNISANTOS, o professor doutor Cezar Henrique de Azevedo destaca que neste período há uma certa diminuição na atividade corporal das pessoas, o que faz com que o nosso corpo acumule mais energia que acaba se transformando em gordura. Ele comenta que a recomendação para este momento é reduzir as porções de alimentos em geral e elevar a ingestão de vegetais, frutas, legumes e verduras.

Professor Cezar Henrique de Azevedo

Doutor em Saúde Coletiva pela UNISANTOS, o docente lembra que uma alimentação equilibrada contribui para a manutenção do nosso sistema imunológico. Entretanto, ressalta que o acréscimo de qualquer vitamina ou mineral neste momento pode provocar alterações no organismo e eliminar eletrólitos importantes do nosso corpo, como sódio, potássio e magnésio.

ROTINA – De acordo com o nutricionista, esse período de home office e aulas mediadas pelos recursos digitais requerem certa disciplina para evitar uma alimentação inapropriada no dia anterior ou durante a jornada de estudo e trabalho. “Essa alimentação pode fazer com que a pessoa não acorde no horário e tenha sintomas de cansaço mental que irão reduzir a sua capacidade de atenção. Além disso, as grandes ingestões alimentares poderão causar sensações de desconforto gastrointestinais que também afetarão a rotina diária”.

O professor também destaca que é importante manter a hidratação, de preferência com água e sucos naturais mais refrescantes. Ele ainda alerta que os excessos alimentares devem sempre ser realizados com bom senso e equilíbrio. “É recomendado que a cada duas horas de atividade, o estudante ou profissional execute algum movimento corporal e aproveite esse momento para ingerir algo como água, suco, fruta ou uma porção de castanhas, que são excelentes opções de nutrientes, fibras e antioxidantes”, conclui.