NOVA REALIDADE – Docente fala sobre a importância da disciplina para aulas em ambiente digital e home office

Rotina, foco e disciplina são dicas para aulas por meio do ambiente virtual e home office

A pandemia da Covid-19 tem provocado grandes mudanças e adaptações. Neste momento, o isolamento social é fundamental, mas graças à evolução tecnológica, cada vez mais é possível manter os compromissos, como trabalhar e estudar. No entanto, para que tudo isso ocorra de forma produtiva é necessário manter o foco e a disciplina. Seguindo todas as recomendações das autoridades estaduais e federais, a UNISANTOS adotou as aulas mediadas pelas tecnologias digitais e o home office, para que todas as atividades, incluindo seminários, grupos de pesquisa, orientações e pesquisas, ocorram sem prejuízo ao calendário acadêmico.

 

Professora Rita Zaher

Durante este período as pessoas estão sendo obrigadas a estabelecerem novos hábitos tanto profissionais quanto acadêmicos. As aulas por meio do ambiente virtual e o home office se tornaram “normal” e mostraram para as pessoas que este é o momento de se transformar. De acordo com a coordenadora do curso de MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e docente do curso de Psicologia da UNISANTOS, a professora mestre Rita de Cássia Zaher Rosa Paul, esse tempo contribui para uma redescoberta da sociedade.

 

LIMITES – Segundo a docente, uma alternativa para enfrentar essa nova realidade é criar uma rotina e limites para pessoas externas, durante o trabalho e as aulas em ambiente virtual. Ela ainda comenta que uma das formas de obter essa rotina é criando técnicas como a de “pomodoro”, em que os profissionais e os estudantes devem primeiro realizar um check-list de tudo que irão realizar durante o dia e logo em seguida dividir o seu tempo em blocos de 25 minutos para execução de suas tarefas. “Precisamos pensar que se estivermos dedicando e respeitando os nossos limites humanos estaremos em equilíbrio. E esses intervalos são importantes para que a nossa mente permaneça saudável e sem uma sobrecarga”.

 

Check-list diário é outra dica da especialista

Acreditando que durante essa quarentena iremos descobrir novos talentos e habilidades, a psicóloga ressaltou que nesses momentos as pessoas acabam quebrando certas resistências e descobrem os benefícios que o home office e as aulas em ambiente digital podem nos proporcionar. “Neste período descobrimos que podemos ser mais organizados e disciplinados, além de perceber o benefício que o novo nos traz”, destaca.

 

DICAS – Além disso, ela ainda elencou algumas dicas sobre o que devemos fazer e evitar na rotina de trabalho e estudo dentro de casa. O que temos que fazer? Desenvolver rotina; eliminar pontos de distração do ambiente (caso a pessoa se distraia facilmente); colocar limites no entorno; vestir-se adequadamente para trabalhar; mantenha os intervalos como no método “pomodoro” ou encontre a sua fórmula; e alimentar-se corretamente, respeitando esses horários. O que temos que evitar? Interrupções desnecessárias; distrações; ambiente inadequado; visitar a geladeira toda hora; e entrar nas redes sociais (porque perdemos a noção do tempo).

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!