SOLIDARIEDADE – Estudantes e egressos do curso de Psicologia realizam acompanhamento e apoio psicológico às vítimas das enchentes e deslizamentos de terra em morros de Guarujá

Sara Cianelli falou da sua experiência e o papel do voluntário

Estudantes e egressos do curso de Psicologia realizam intervenções de acompanhamento e apoio psicológico às vítimas dos alagamentos e deslizamentos de terra em morros de Guarujá, a cidade mais atingida pelos fortes temporais da última segunda-feira (2). O objetivo é prevenir transtornos e problemas psicológicos, buscando a superação do sofrimento psíquico resultante da perda de parentes, amigos, bens materiais e histórias de vida. Ontem (5), eles estiveram reunidos para discutir as ações e reunir mais voluntários da UNISANTOS.

 

Estudantes e egressos de Psicologia aderiram à ação

Mestre em Psicologia Clínica e especialista em Psicologia em Emergências e Desastres, a egressa do curso de Psicologia da UNISANTOS, Sara Cianelli dos Anjos coordena as ações na Escola Municipal Dirce Valério Gracia, em Guarujá, que reúne um grande número de desabrigados. Ela participou da reunião e falou um pouco sobre o papel do voluntário de psicologia, na acolhida e escuta ativa. Ela destacou a importância de ouvir e ajudar a vítima na organização do pensamento, percebendo as reações corporais que podem indicar algumas emoções.

 

Egressos e estudantes de Psicologia que estão atuando no local também contribuíram com o encontro dando dicas de comportamento e de como se preparar para atuar. Em relação a itens fundamentais, foram sugeridos que todos tenham o seguinte kit: Mochila, Lenço de papel, Água, Álcool em gel, Barra de cereal e frutas, Capa de chuva, primeiros socorros (não é permitido medicar as vítimas), Agenda e Protetor solar.

 

Outra dica importante durante a reunião foi alertar que bombeiros e voluntários também precisam de atenção por conta do excesso de trabalho e emoções que possam ocorrer durante o resgate de vítimas. No caso dessa tragédia, a situação é delicada, pois há desaparecidos que ainda estão soterrados.

 

Parte da arrecadação dos estudantes de Enfermagem

A reunião contou com a organização e participação da diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde, professora mestre Flávia Henriques; da coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, professora doutora Maria Izabel Calil Stamato; e da coordenadora do curso de Psicologia, professora mestre Iara Cândida Chalela Genovese; além de docentes do curso de Psicologia e de outras áreas.

 

SOLIDARIEDADE – Os estudantes de Enfermagem da UNISANTOS também se solidarizaram com as vítimas das fortes chuvas e realizaram nos dias 4 e 5 uma campanha para arrecadar roupas e alimentos. Em parceria com a Pastoral da Universidade, eles receberam os donativos e encaminharam para o Fundo Social de Solidariedade de Santos.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!