TALENTOS – Estudante e egresso do curso de Música participam do Bravo Festival de Música Orquestral

Ana Carolina Silva
Murilo Cesar do Carmo

Fazendo parte de um seleto grupo de 60 músicos da Baixada Santista, Região Metropolitana de São Paulo, Poços de Caldas e Rio Claro,  a estudante do 5º semestre de Música, Ana Carolina Silva e o egresso do curso, Murilo Cesar do Carmo Matheus, participaram, entre os dias 27 de janeiro e 1 de fevereiro, do IV Bravo Festival de Música Orquestral de Santos, realizado no Teatro Municipal Brás Cubas, em Santos.

Depois de passarem por um processo seletivo, em que tiveram seus currículos e vídeo enviados analisados, os representantes do curso de Música da UNISANTOS participaram de masterclass com renomados artistas do cenário musical, aulas de música de câmera e dos ensaios da Orquestra Acadêmica que foi montada com os participantes.

No último dia do evento, sob a regência do maestro Marcos Martins Araújo, eles colocaram em prática todos os ensinamentos adquiridos durante o Festival, na Noite de Gala que teve como convidado especial o músico e compositor José Simonian.

Festival foi realizado no Teatro Brás Cubas

EXPERIÊNCIA – Para Ana Carolina Silva, o festival contribuiu muito para seu crescimento musical. Ela também destacou a importância do curso de Música da UNISANTOS na sua formação, com destaque para as aulas de teoria e percepção, regência e prática vocal. “As aulas do curso ajudam muito na prática orquestral e no preparo para esses festivais. Além disso, acredito que é muito importante continuar se atualizando, porque a formação do músico é sempre constante”, concluiu a estudante que participou pela segunda vez do Bravo Festival.

Participando também pela segunda vez do evento, Murilo Cesar do Carmo Matheus classificou as aulas do masterclass de música de câmara como a melhor parte do Festival. Com passagem pela Orquestra Sinfônica Jovem da UNISANTOS, o músico ainda ressaltou que essa experiência fez com que ele ficasse mais preparado para futuras apresentações em orquestras. “O curso de música da UNISANTOS fez com que eu não desistisse da música, e a Orquestra acabou contribuindo para as minhas futuras apresentações como aconteceu no Festival”, finalizou.

FESTIVAL – Promovido pela Secretária de Cultura de Santos e o Departamento de Formação e Pesquisa Cultural da Cidade, o Bravo Festival entrou na sua quarta edição e este ano homenageou os compositores Beethoven e Jean Sibelius. O evento reuniu músicos da região e teve como objetivo proporcionar aos participantes aperfeiçoamento técnico, vivência musical e intercâmbio cultural, além de apontar caminhos para profissionalização na área.