CONVÊNIO – UNISANTOS irá formar lideranças em Cubatão para atuar em câmaras de mediação

Professor Marcos Medina Leite, reitor da UNISANTOS, e o prefeito Ademario Oliveira durante assinatura do convênio

A UNISANTOS e a Prefeitura Municipal de Cubatão formalizaram convênio, em 16 de dezembro do ano passado, para que os representantes das comunidades no município participem das mediações de conflitos que possam surgir durante os processos de regularização fundiária, que envolvem concessão de títulos de propriedades e de escrituras aos moradores. Projeto pioneiro, a Universidade será responsável pela formação técnica para que as lideranças possam atuar em câmaras de mediação. O trabalho terá início no bolsão 8, núcleo onde a regularização fundiária está em fase adiantada.

Responsável pelas orientações técnicas dos líderes comunitários, a UNISANTOS irá promover cursos nas próprias comunidades. As lideranças locais participarão das câmaras de mediação nas próprias comunidades. Líderes das comunidades, representantes da Universidade e técnicos da Secretaria Municipal da Habitação (Sehab), que está na coordenação dos projetos de regularização fundiária em Cubatão. Segundo a titular da pasta, Andrea Castro, quando há conflito é preciso haver consenso, pois a solução só é possível com a participação de todos.