EXTENSÃO – UNISANTOS e Prefeitura de Guarujá realizam reunião com os ambulantes do “Alimentação Saudável”

Promotor Osmair Chamma ressaltou benefícios

No dia 8 de fevereiro, estudantes dos cursos de Nutrição e Gastronomia estarão na Praia de Pitangueiras, em Guarujá, para conhecer os hábitos alimentares dos banhistas. A ação faz parte do projeto “Alimentação Saudável”, parceria da UNISANTOS com a Prefeitura Municipal de Guarujá, cujo objetivo é atender aos requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde. No último dia 28, na OAB Guarujá, representantes da UNISANTOS, do poder público municipal e do Ministério Público explicaram aos ambulantes de praia a metodologia do trabalho que envolve a formação desses profissionais para preparação de alimentos saudáveis, além de ações de educação alimentar, ambiental e de sustentabilidade.

Ambulantes tiraram dúvidas e falaram do trabalho

Há 30 anos atuando no comércio nas praias, o presidente da Associação dos Carrinhos de Ambulantes das Praias de Guarujá, Carlos Alberto dos Santos, comentou que o projeto poderá ajudar os ambulantes a melhorar o atendimento e oferecer novas opções aos clientes. “Nós queremos sempre manter a nossa qualidade e com esse projeto o ambulante poderá achar novas opções para o seu cardápio e também oferecer lanches mais saudáveis”.

Para Patrícia Santos Carvalho, que trabalha há 29 anos com carrinho de praia, o “Alimentação Saudável” poderá contribuir não só com os serviços oferecidos pelos ambulantes. “Além de trazer mais opções, nós precisamos ter melhores condições para executar, e com o projeto isso pode acontecer”, concluiu.

Professora Rosângela Schattan ressaltou a importância da alimentação saudável

PARCEIROS – Secretário de Meio Ambiente do Guarujá, Sidnei Aranha falou sobre o projeto para os ambulantes e ressaltou a qualidade das ações que serão desenvolvidas pela UNISANTOS.  Ele declarou que os participantes devem confiar na excelência e competência do trabalho da Universidade. Diretor da Comarca de Guarujá do Ministério Público, o promotor de justiça Osmair Chamma Júnior disse que através dessa parceria diversos problemas poderão ser solucionados, fazendo com que a qualidade dos serviços oferecidos pelos ambulantes cresça ainda mais.

Docente dos cursos de Nutrição e Gastronomia e integrante do grupo que irá realizar as atividades com os ambulantes e frequentadores da Praia de Pitangueiras, a professora doutora Rosângela Bampa Schattan declarou que o projeto possibilitará novas opções para os ambulantes trabalharem.

Durante a reunião estiveram presentes o coordenador da Assessoria de Relações Institucionais da UNISANTOS, o professor doutor Cesar Bargo Perez; a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde, a professora mestre Flávia Henriques; a docente do curso de Gastronomia, a professora mestre Kelly Ferreira Piasentin; e estudantes de Nutrição e Gastronomia.