EXTENSÃO – Coordenador de Extensão Universitária participa de eventos nacional e internacional, no RS

Coordenador geral de Extensão Universitária da UNISANTOS, o professor mestre Paulo Fernando Campbell Franco participou do XXVI Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias (ForExt) e da VII Jornadas de Extensão do Mercosul (JEM), entre os dias 5 e 8 de novembro, na Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

Único representante da região, o professor Paulo Campbell, que também coordena o curso de História da UNISANTOS, disse que os eventos foram importantes pelo reconhecimento da dimensão da extensão no processo formativo do estudante universitário. Além disso, ressaltou a troca de experiências que ocorreu sobre a preparação das universidades para que, em 2021, sejam homologadas as propostas de inserção de 10% de extensão na carga horária de todos os cursos.

O docente também destacou a troca de experiências com os representantes das instituições argentinas e chilenas durante a Jornada do Mercosul.  “Estar inserido nesses eventos faz com que a gente possa dialogar com todas as metodologias e projetos que estão sendo encaminhados pelas outras universidades comunitárias”, destacou.

ForExt- Tendo como tema central deste ano “Extensão Universitária como Protagonista na Formação Cidadã”, o evento teve como objetivo estimular o diálogo sobre as práticas de ensino, pesquisa e extensão das universidades comunitárias. Nessa edição, o Fórum promoveu um espaço formativo e de articulação para proporcionar o pensamento de estratégias de implementação do processo de curricularização da extensão nas instituições de ensino superior e o fortalecimento de uma perspectiva pedagógica para a ação extensionista.

JEM- A VII Jornadas de Extensão do Mercosul teve como objetivo consolidar o conceito de extensão universitária e estimular o trabalho conjunto e coordenado entre os países do Mercosul. Ela foi organizada de forma conjunta pela Universidade do Centro da Província de Buenos Aires (UNCPBA), pela Universidade de Passo Fundo (UPF), pelo Fórum de Extensão das Universidades Comunitárias do Brasil (Forext), pela Secretaria de Políticas Universitárias dependente do Ministério Nacional de Educação da Argentina, pelo Conselho Interuniversitário e pela Rede Nacional de Extensão Universitária Argentina.