EXCELÊNCIA – Pesquisa de estudante de Farmácia é premiada como melhor trabalho científico em congresso

Gabrielle Botelho Medeiros

Desenvolvida no Programa de Educação Científica para Graduação da UNISANTOS, a pesquisa “Análise da Qualidade de Cápsulas de Cáscara Sagrada (Rhamnus purshiana) Provenientes do Setor Magistral Farmacêutico em Santos-SP”, da estudante do 6º semestre do curso de Farmácia Gabrielle Botelho Medeiros, foi premiada como o melhor trabalho científico da área de Farmácia Magistral, no XX Congresso Farmacêutico de São Paulo. O evento, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de outubro, em São Paulo, contou com a inscrição de 439 pesquisas de todo o País.

 

Orientada pelo docente do curso, o professor doutor Fabrício dos Santos Cirino, o trabalho de Gabrielle Medeiros teve como objetivo avaliar a qualidade dos medicamentos produzidos e industrializados com o ativo farmacológico cáscara sagrado, que é amplamente utilizado neste setor em fórmulas de emagrecimento. Com este objetivo, a futura farmacêutica teve como conclusão que o componente estudado tem mais facilidade de adulteração, fazendo com que os especialistas fiquem mais atentos a este processo.

 

TRABALHOS APRESENTADOS – Além do trabalho premiado, também foram aprovados e apresentados durante o congresso, as seguintes pesquisas dos estudantes do curso de Farmácia:

  • “Aplicação Farmacogenética no Tratamento do Transtorno Bipolar”, dos estudantes do 4º semestre, Alisson da Silva Rodrigues dos Santos e Susana García González, sob orientação do professor mestre Silvano Aparecido da Silva;
  • “Relação das Células T Duplo Negativas com as Porcentagens de Linfócitos TCD4+ em Pessoas que Vivem com HIV sob Terapia Antirretroviral”, das estudantes Caroline Rossetti de Almeida e Vitória Pereira Rodrigues Gonçalves (6º), e o professor mestre Silvano Aparecido da Silva, sob orientação da professora doutora Cláudia Renata dos Santos Barros;
  • “Perfil de Intervenções Farmacêuticas após implantação do serviço de Farmácia Clínica na Clínica Integrada de Saúde da Universidade Católica de Santos”, dos estudantes do 8º semestre Daniel Maia Silveira e Rayssa Fanny Franco, sob orientação da professora mestre Carla Lanza Belmonte;
  • “Há bases científicas para a descriminalização da Cannabis?”, da estudante do 8º semestre, Rayssa Fanny Franco, sob orientação da professora mestre Paula Carpes Victorio;
  • “Síntese de um híbrido com característica de pró-fármaco do óxido nítrico com o etinilestradiol”, da estudante do 8º semestre, Heloisa Cordeiro, sob orientação do professor doutor Antônio José Calixto de Souza.

 

Melissa Iha Borges

ENSINO MÉDIO – Aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Primo Ferreira, que integra o Programa de Educação Científica para o Ensino Médio da UNISANTOS, Melissa Iha Borges, também teve a sua pesquisa aprovada no Congresso. Durante o evento, ela apresentou o trabalho “Controle de Qualidade Físico-Químico de Comprimidos de Dipirona Sódica 500mg Industrializados”, que teve como objetivo avaliar a pureza dos comprimidos de Dipirona sódica 500mg comercializadas na Baixada Santista/SP. A orientação também foi do professor doutor Fabrício dos Santos Cirino.

 

CONGRESSO- Com o tema “Inovação em Produtos Farmacêuticos”, o evento organizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo abordou temas do dia-a-dia dos profissionais dessa área, e promoveu a troca de experiencias entre os profissionais e estudantes deste segmento. Durante o Congresso, também foi realizado o XII Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas e a Expofar.

 

 

 

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!