EXTENSÃO – Estudantes de Engenharia de Produção participam do projeto de restauração do Bonde Japonês

Estudantes e docentes durante o trabalho no bonde
Bonde foi doado pela Prefeitura de Nagasaki

Estudantes do 9º semestre do curso de Engenharia de Produção da UNISANTOS participam do projeto de restauração do Bonde Japonês, em Santos. Fruto de uma parceria entre a instituição e a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET), responsável pelo projeto, o bonde foi doado pela Prefeitura de Nagasaki, no Japão, e passará a circular na Cidade a partir do dia 9 de agosto.

 

Divididos em três grupos de atuação, que representam departamentos da CET, os futuros engenheiros vivenciam as áreas de Planejamento; Programação e Controle de Produção; Logística; Estratégias; Segurança do Trabalho; e Máquinas de Evolução. Sob a orientação dos professores mestres Andrea Regina Monteiro, Débora Agráz Cutino Nogueira, Jaime Barbosa Milheiro e Renato Fares Khalil, do professor especialista Ricardo Yamana e do engenheiro da CET, Marcos Rogério, eles realizaram uma série de visitas à garagem do Valongo, e acompanharam o andamento do processo.

 

Projeto de extensão é interdisciplinar

O projeto de extensão contempla as disciplinas de Planejamento, Programação e Controle de Produção; Gestão de Operações em Serviços; Logística, Transporte e Distribuição; Engenharia Econômica; e Sustentabilidade e Produção Limpa. Idealizadora da parceria, a professora Débora Nogueira explica que a obra do Bonde faz com que os estudantes tenham uma vivência no mercado de trabalho e fiquem por dentro do funcionamento de um grande projeto com data e prazo de entrega acertadas. “Acredito que esse projeto de extensão está sendo uma experiência interessante para os nossos alunos.  Ele reforça todo conteúdo adquiro em sala e também o real significado do que é ser um Engenheiro de Produção”, finalizou.

 

ESTÁGIO- Além de visitarem a obra até o dia da entrega, quatro estudantes do curso estão vivenciando de perto todo esse processo de restauração do Bonde Japonês. Eles realizam um estágio voluntário na CET, onde estão presenciando de perto o conceito do trabalho em equipe e compartilhando com a turma da UNISANTOS todos os ensinamentos observados dentro da empresa.

 

Os estudantes que participam do projeto, são: Bruno Henrique Simões Biseo; Bruno Roberto Covre da Silva; Carolina Gatto Gonçalves da Silva; Cláudia Alves Ferreira; Elisa Feitosa da Silva Lobo; Henrique Gonçalves dos Santos; Karla Dayane Alencar Lima; Laís da Costa Nunes;  Mariana Ribeiro Lisboa; Mariana Silva Tavares Bastos; Matheus Fernandes Salge; Patrícia Ntumba Ngoyi; Rafael Meireles Lima; Rafael Rodrigues de Santana; Raphael de Aguiar Monteiro; Renata do Valle Costa; Renê de Jesus dos Reis; Stefani Carolina Sodré da Silva; e Thalita Santos de Lyra Lopes.

 

 

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!