MOBILIDADE ACADÊMICA – Estudante de Ciências Biológicas conquista bolsa do Top Espanha Santander Universidade

A ascendência espanhola foi um diferencial para Arthur Aguiar

Do 7º semestre do curso de Ciências Biológicas, Arthur Pérez Aguiar foi o grande vencedor do processo seletivo para o Programa Top Espanha Santander Universidade 2019. Concorrendo com mais de 100 alunos de diferentes cursos da UNISANTOS, ele foi premiado com um curso de língua e cultura espanhola, na Universidade de Salamanca, na Espanha, durante as três primeiras semanas de julho. A bolsa inclui passagens, o curso, alimentação e hospedagem em residência universitária.

Participando pela primeira vez neste processo seletivo oferecido pela instituição, o estudante, teve de superar uma prova sem consulta, composta de 30 questões de conhecimentos gerais sobre a cultura espanhola. Descendente de espanhóis, Arthur Aguiar comenta que um dos aspectos que lhe ajudaram na prova foi o fato de manter contato constante com familiares que vivem na Espanha. “A minha família espanhola me ajudou. Tenho primos que moram lá e como conversamos constantemente eu já tinha um certo conhecimento da cultura local”, conclui.

CURRÍCULO – Acreditando que o curso em Salamanca será extremamente importante para o seu currículo, o futuro biólogo diz que a vontade de aprimorar o idioma castelhano fez com que ele decidisse participar do Programa. “Mesmo tendo realizado módulos de espanhol aqui no Brasil, terei a oportunidade de aprender ainda mais neste curso e com as pessoas de lá mesmo”.

Para o estudante, esses convênios que a UNISANTOS mantém com instituições de ensino ao redor do mundo são extremamente importantes. Na visão de Arthur Aguiar, o ganho está em o estudante ter a oportunidade de conhecer uma nova cultura e trocar experiências com pessoas de diversos lugares. “Além de agregar no futuro do estudante, esse intercâmbio oferecido pela UNISANTOS faz com que o aluno conheça uma nova cultura e até entre em contato com pessoas que atuam na sua área em outros lugares do mundo”, finaliza.