INTERNACIONAL – Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem Trabalho de Graduação Integrado para Núcleo de Pesquisa em Arequipa, no Peru

Estudantes construíram 23 maquetes

Expandindo fronteiras sul-americanas e invadindo terras peruanas, os estudantes do 1º ao 7º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS apresentaram, no início do mês de abril, o resultado do Trabalho de Graduação Integrado (TGI). Materializado em 23 maquetes que foram desenvolvidas durante um mês nas dependências da Universidade, o projeto, que entrou na sua 5ª edição e envolve ensino, pesquisa e extensão, teve como tema principal deste ano a Instalação de um Núcleo de Pesquisas Arqueológicas, na região de Toro Muerto, que está localizado no município de Arequipa, no Peru.

Região de Toro Muerto, no Peru, foi tema do proejto

Como parte do calendário de atividades das disciplinas de Projeto de Arquitetura e Projeto de Urbanismo, o trabalho contou com uma apresentação do professor peruano, mestre Jimmy Efrén Liendo Terán, que explicou aos futuros arquitetos um pouco mais sobre a região de Toro Muerto. A partir dessas informações, o projeto exigiu uma série de pesquisas dos discentes a respeito do município de Arequipa.

Docentes- Durante a realização da atividade deste semestre, os estudantes receberam as orientações dos respectivos docentes: professores mestres Lenimar Gonçalves Rios,  Apoena Amaral e Almeida, Carlos Antunes, Claudia Maria Braga Ribeiro, Denis Joelsons, Gino Caldatto Barbosa, José Maria de Macedo Filho, Ney Caldatto Barbosa, Sebastian Beck; e os professores doutores Clarissa Duarte de Castro Souza, Juan Cabello Arribas, Maria Fernanda Britto Neves e Mônica Antonia Viana.

O professor mestre Apoena Amaral e Almeida comentou que este tipo de trabalho proporciona uma integração entre os novos estudantes com os veteranos e faz com que o curso inteiro esteja focado em um mesmo objetivo. “Esse exercício mostra que a UNISANTOS não está formando um arquiteto só para a cidade de Santos e sim para o mundo”, finalizou.

Beatriz Ferreira

ESTUDANTES- A estudante do 7º semestre, Beatriz Ferreira, destacou a importância da atividade acontecer logo no começo do ano e proporcionar a integração entre os estudantes de diferentes semestres. Ela também comentou sobre a oportunidade de estudar temas que não seriam possíveis de encontrar na cidade de Santos. “Essa região também é muito interessante porque tem um Vale, então foi um trabalho bem rico para podermos analisar a topografia”, completou.

Fabrício da Silva

Do 4º semestre, Letícia Morales Farias contou que o grupo produziu uma habitação para os pesquisadores no centro da cidade. Em outra área do município, foi pensada a construção do Centro de Pesquisa. A discente ainda ressaltou sobre as dificuldades encontradas neste ano.  “Esse ano foi difícil porque não tivemos como conhecer o espaço [in loco], e isso fez com que tivéssemos um desafio ainda maior”.

Do 1º semestre, o estudante Fabrício Santos da Silva definiu essa primeira experiência como desafiadora. “Foi um trabalho bem desafiador porque eu não tinha muita técnica e prática. Graças aos estudantes dos outros anos, que nos ajudaram e estavam dispostos a escutarem as nossas opiniões, pude aprender bastante com a atividade”.