RECONHECIMENTO – Primeiro no Estado de São Paulo em produtividade, Necrim recebe prêmio destaque policial

Necrim funciona no Campus Dom Idílio José Soares

Fruto de parceria entre a UNISANTOS e a Delegacia Seccional de Política de Santos, o Núcleo Especial Criminal (Necrim) recebeu o prêmio destaque policial do mês de março, por ter se destacado como o primeiro no Estado de São Paulo em produtividade. Em 2018, foram 1.770 audiências que geraram 1.104 autocomposições, que envolveram conciliações, renúncias e retratações homologadas judicialmente. Destaque entre os 28 existentes, ele já alcançou o primeiro lugar em 2019, com 396 audiências que geraram 265 autocomposições, até o dia 18 de abril. Também está à frente em resolução de conflitos (conciliação e mediação).

Serviço que tem o objetivo de promover a solução de conflitos nas infrações de menor potencial ofensivo, o Necrim de Santos é o primeiro ligado a uma instituição de ensino superior, entre os 35 existentes no Estado de São Paulo. Por meio de ofício, o diretor da Polícia Civil na Baixada Santista e Vale do Ribeira, Manoel Gatto Neto, parabenizou a UNISANTOS pelo empenho na parceria, destacando o papel de docentes e estudantes da Faculdade de Direito e do curso de Psicologia que realizam estágio no local.

Vinculado à Polícia Civil do Estado de São Paulo, o Necrim atende casos como perturbação de sossego, ameaça, lesões e acidentes de trânsito, com foco na agilidade do atendimento em defesa dos direitos do cidadão.  Conta com o pessoal técnico da Delegacia Seccional, docentes e estudantes da Faculdade de Direito.

COMPETÊNCIA – Diretora da Faculdade de Direito, a professora doutora Renata Soares Bonavides destaca que o Necrim é um espaço diferenciado para a formação dos estudantes que participam das audiências e assim conhecem as técnicas para viabilização de acordos. “Resultado de um trabalho conjunto, com muita competência, sempre em busca do melhor atendimento à comunidade. Estão todos de parabéns”, diz a docente, ressaltando a atuação da delegada Juliana Buck Gianini Ocampos, professora da UNISANTOS que coordena os serviços.

A credibilidade do trabalho realizado pelo Necrim está no destaque que tem alcançado e na ampliação dos serviços. A coordenadora, professora mestre Juliana Buck, conta que a efetividade no atendimento à população permitiu a participação dos estudantes do curso de Psicologia. “Além da prestação jurídica, temos a possibilidade de um atendimento social, com encaminhamento psicológico quando necessário, até para a Clínica Psicológica da UniSantos. É um convênio de sucesso e o Necrim vem se destacando como órgão de eficiência”, enfatiza.