TECNOLOGIA – Professor da UNISANTOS apresenta pesquisa em simpósio internacional na Colômbia

Professor Luiz Carlos Moreira durante a apresentação

O professor doutor Luiz Carlos Moreira, que atua nos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e nas Engenharias, esteve na cidade de Armênia, na Colômbia, no final de fevereiro, para apresentar a pesquisa “A Pseudo-Raised Cosine IR-UWB pulse generator with adaptive PSD using 130nm CMOS process”, em exposição oral, no 10h IEEE Latin America Symposium on Circuits and Systems – LASCAS.

A pesquisa, desenvolvida no Laboratório de Projetos de Circuitos Integrados Analógicos e Digitais do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI), apresenta o projeto de um gerador de pulso Pseudo-Raiseed Cosine Impulse Radio Ultra-Wide Band (IR-UWB) com PSD (Power Spectrum Density) adaptável que produz modelagem de pulso apenas alterando o número de oscilações e amplitude.

A “Internet das Coisas” permite uma ampla gama de conexões de dispositivos para o sensores e atuadores incorporados em objetos físicos, mas, segundo o professor, o alto consumo tem sido um problema para implementar esses circuitos. Por conta disso, a pesquisa busca implementar a tecnologia CMOS, uma vez que esta possui pequenas dimensões físicas que permitem implementar circuitos com alta frequência de operação e baixa potência.

Egresso de Ciência da Computação, Guilherme Novaes também apresentou sua pesquisa

O artigo apresentado em Armênia tem como coautores os seguintes pesquisadores: professor doutor José Fontebasso Neto (UNISANTOS), professor mestre Thiago Ferauche (UNISANTOS) e o estudante Walter Silva Oliveira, que participou do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio da UNISANTOS, em 2018.

PRATA DA CASA – Egresso do curso de Ciência da Computação da UNISANTOS e mestrando em Engenharia Elétrica, Guilherme Apolinário Silva Novaes também esteve no Simpósio. Em exposição oral, ele apresentou a pesquisa “Mapping and Placement in NoC-based Reconfigurable Systems Using an Adaptive Tabu Search Algorithm”, da qual o professor Luiz Carlos Moreira é coautor. O trabalho utiliza inteligência artificial para auxiliar a criação de chips, uma vez que, nos dias de hoje, é praticamente impossível o desenvolvimento sem a assistência de um computador.