Ipeci premia melhores pesquisas da Graduação apresentadas durante a XIII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica

Premiação foi realizada no campus Dom Idílio José Soares

O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) premiou, no dia 19 de outubro, os melhores trabalhos apresentados, no dia anterior, na XIII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, que integrou a programação da VIII Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. No total, 57 projetos de estudantes dos Programas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica foram apresentados, sendo que nove foram premiados, três por área de conhecimento. As áreas de conhecimento foram: “Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, “Ciências Exatas, Engenharias e Arquitetura”, e “Ciências da Saúde e Biológicas”.

Adriana Duarte

Os grandes vencedores foram: “O Estremecimento das Relações Brasil-EUA durante os governos de Geisel (1974-1979) e Carter (1977-1981)”, de Lizandra Gonçalves Ferreira, do 8º semestre do curso de Relações Internacionais, sob orientação da professora mestre Alessandra Beber Castilho; “Estudo e Avaliação da Biossorção de Metais Pesado com Biomassas Diversas: Uma Prática Sustentável”, de Yasmim Coelho Ramos, do 10º semestre do curso de Engenharia Ambiental, sob orientação do professor mestre Marco Antônio Cismeiro Bumba; e “Estado Nutricional e Auto percepção da Mudança de Peso Corporal Relacionados com os Distúrbios Psíquicos Menores em Pessoas Vivendo com HIV/AIDS”, de Adriana de Sousa Duarte, do 6º semestre curso de Enfermagem, sob orientação da professora doutora Elaine Cristina Marqueze.

A estudante Adriana de Sousa Duarte fez questão de ressaltar os benefícios que o Programa trouxe para sua vida acadêmica: “Eu acho sensacional essa oportunidade que a UNISANTOS oferece, porque ela acaba desenvolvendo o aluno em vários aspectos, como na produção de trabalhos acadêmicos e produção de conteúdo em sala de aula”.

Yasmin Ramos

Prestes a finalizar o curso, Yasmim Coelho Ramos considerou que a experiência foi extremamente importante para o seu currículo. “A Iniciação Científica se torna um grande diferencial na vida dos estudantes porque abre novas portas e deixa o seu currículo supervalorizado no mercado de trabalho”, concluiu.

PREMIADOS – Além dos melhores trabalhos também foram premiadas as seguintes pesquisas. De Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; “Cooperação Sul-Sul: Cooperação Técnica e Científica entre Brasil e China – O Programa Espacial Sino Brasileiro como Promotor do Desenvolvimento”, da estudante do 8º semestre do curso de Relações Internacionais, Giovanna Carvalho Bertolaccini Santos, sob a orientação da professora doutora Natália Noschese Fingermann; “Arquivo e Memória: História e Organização do LIAME”, de Gabriela Cordeiro Santos, do 6º semestre de História, sob orientação da professora doutora Maria Apparecida Franco Pereira.

Alunos-pesquisadores apresentaram projetos na forma de comunicação oral

De Ciências Exatas, Engenharias e Arquitetura; “Análise das Conexões Hidroviárias Existentes e Propostas de Ligação Seca entre os Municípios de Guarujá e Santos”, de Andrei Krichinak Faria, do 10º semestre de Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação do professor doutor José Marques Carriço; “Estruturação e Modelagem da Plataforma de Dados e Informações do Observatório Socioespacial da Baixada Santista da UNISANTOS – Observa BS”, de Letícia Passarelli Verdo, do 6º semestre de Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação da professora doutora Mônica Antonia Viana.

Na área de Ciências da Saúde e Biológicas; “Revisão de Estudos Farmacoterapêuticos do Medicamento Aripiprazol na Esquizofrenia”, de Heloisa de Souza Carneiro, do 6º semestre de Farmácia, sob a orientação da professora mestre Marlyse Selma de Oliveira Ribeiro; e “Desenvolvimento de Novos Fármacos no Combate à Leishmaniose”, de João Gabriel Gouvêa da Silva, do 8º semestre de Farmácia, sob a orientação do professor doutor Antônio José Calixto de Souza.