Índice do Custo da Cesta Básica de alimentos de Santos tem alta de 4,8%

Cesta BásicaDe acordo com os dados coletados em pesquisa realizada pelo departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o custo do conjunto de alimentos essenciais, que formam a cesta básica, em junho, aumentou em 15 capitais. Na cidade de Santos, o valor da cesta básica apresentou um aumento de 4,8%, se comparado ao mês de maio (de R$348,18 para R$365,05). Os dados fazem parte do Índice do Custo da Cesta Básica de Alimentos (ICCB – UNISANTOS), elaborado por docentes-pesquisadores e estudantes que integram o Laboratório Econômico Social (LABORES), sob a coordenação do curso de Ciências Econômicas.

O valor médio da cesta no município de Santos em junho representa cerca de 32,9% do valor do salário mínimo mensal do Estado de São Paulo, sendo necessário, então, ter 72,4 horas trabalhadas para adquirir a cesta de alimentos. Os mantimentos com maior percentual de crescimento foram, respectivamente, o leite (11,2%), a batata (28,6%) e a banana (10,1%). Já o item que apresentou a maior redução (-2,1%) foi a carne (acém).

COLETA SEMANAL – Para construir o índice é realizada uma coleta semanal, de segunda a sexta-feira, excluindo-se os dias de promoção de produtos, em 16 supermercados e hipermercados da Cidade, afim de evitar distorções no índice mensal geral. São contemplados os seguintes bairros: Vila Mathias, Vila Nova e Paquetá, na zona Central; Campo Grande, Macuco, Vila Belmiro, Estuário, Jabaquara e Encruzilhada, na zona Intermediária; Gonzaga, Ponta da Praia, Embaré, Aparecida, José Menino e Boqueirão, na Orla; Areia Branca, Chico de Paula, Vila São Jorge, Jardim Castelo e Saboó, na zona Noroeste.

EQUIPE – A equipe responsável pelo trabalho é formada pelos professores mestres Dalva Mendes Fernandes, João Alfredo Carvalho Rodrigues Gonçalves e Kerginaldo Tomio Yamashiro, além dos estudantes Larissa Dias de Almeida (Ciências Econômicas), Lucas Amador Marasca (Ciências Econômicas) e Roberta Fernanda Barbosa da Silva (Ciências Contábeis).