Encontro de Formação da CF 2018 reúne escolas católicas da Baixada Santista

ANEC (1)
Em auditório, performance contribuiu para a reflexão sobre o tema

Pelo segundo ano consecutivo e com a participação de 168 docentes das escolas católicas da Região Metropolitana da Baixada Santista, foi realizado, no sábado (3), o Encontro de Formação da Campanha da Fraternidade (CF). Inspirado no tema de 2018, “Fraternidade e superação da violência”, o grupo, que integra a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC Baixada Santista, refletiu com docentes e pesquisadores da UNISANTOS, elaboraram projetos integradores, participaram de dinâmicas e de celebração religiosa, no Campus Dom Idílio José Soares.

ANEC (2)
Celebração Eucarística foi realizada na Capela São José, no Campus Dom Idílio José Soares

Uma exposição com imagens e frases de Chico Mendes, Malala, Paulo Freire, Gandhi, Papa Francisco, Irmã Dorothy Stang, Sérgio Vieira de Mello, Mandela e São Francisco de Assis, entre outros, contribuíram para a reflexão do grupo. Docentes do curso de Pedagogia contribuíram para elaboração de projetos integradores da CF 2018 e o curso de Gastronomia, sob o comando da professora doutora, chef Michele Leiko Uemura, e da professora mestre, chef Kelly Piasentin, preparou um coffe break temático, com foco no compartilhar o alimento.

ANEC (3)
Em grupos, docentes compartilharam experiências e planejaram ações conjuntas

Divididos pelos níveis de ensino, os trabalhos em grupo foram coordenados pelos docentes e pesquisadores da UNISANTOS. As discussões envolveram questões sobre a violência e a política; o papel da família e da escola frente à violência; o tráfico de pessoas; e a violência no âmbito doméstico, entre outras.

OPORTUNIDADE ÚNICA – Docente de Ensino Religioso no Colégio Stella Marias, em Santos, Luciane Cristina Soares Blanco disse que o encontro é uma oportunidade única para que os professores possam estar reunidos tratando de temas importantes que atingem toda a sociedade. À luz do tema da CF 2018, ela contou que a troca de experiências é fundamental para tratar algumas questões em sala de aula, a partir da própria realidade dos estudantes.

ANEC (4)
Pesquisadores contribuíram com informações para a discussão sobre projetos integradores

Do Colégio Passionista Santa Maria, de Praia Grande, o professor de Matemática, Wellington Vieira Lima, considerou o encontro muito proveitoso, pois tratou de assuntos do cotidiano que puderam ser discutidos, refletidos e compartilhados com os docentes de outras instituições. “Esse encontro foi muito benéfico para a troca de experiência, para que possamos aprimorar o nosso trabalho em sala de aula”, ressaltou.

Participaram do encontro de formação, docentes das seguintes escolas católicas: Colégio Coração de Maria (Santos); Liceu Santista, Colégio Passionista Santa Maria (Praia Grande); Colégio Passionista São Gabriel (São Vicente); Colégio São José (Santos), Colégio Stella Maris (Santos) e Universidade Católica de Santos (UNISANTOS).