Chanceler da UNISANTOS, Dom Tarcísio recebe o título de Cidadão Santista

dom-tarcisio
Vereadora Telma de Souza entrega
o título a Dom Tarcísio Scaramussa

“Desejo ser um bom cidadão santista”. Com essa frase o chanceler da UNISANTOS e presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo (SVSL), o bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, encerrou seu discurso de agradecimento após receber o Título de Cidadão Emérito de Santos. A outorga ocorreu, na última terça-feira (14), em sessão solene no Plenário Dr. Oswaldo Carvalho de Rosis, na Câmara Municipal de Santos.

Nomeado bispo diocesano de Santos, pelo Papa Francisco, em 6 de maio de 2015, data em que automaticamente tornou-se chanceler da UNISANTOS, Dom Tarcísio agradeceu a homenagem e a acolhida da população santista. “O título que hoje tanto me honra é mais um sinal do que afirmei no dia da minha chegada. Tenho certeza que serei recebido de coração aberto”, afirmou.

O título foi proposto, por meio do Decreto Legislativo nº 27, de 26 de junho de 2017, pela vereadora Telma Sandra Augusto de Souza. Em seu discurso de saudação, ela ressaltou a presença constante de Dom Tarcísio no cotidiano dos santistas, “trazendo a todos os instantes um gesto ou uma palavra de generosidade, solidariedade, fraternidade e de amor”, comentou.

dom-tarcisio2
Dom Tarcísio durante o discurso de agradecimento

A cerimônia foi prestigiada por representantes da reitoria, docentes e estudantes da Universidade, dirigentes da Sociedade Visconde de São Leopoldo (SVSL) e do Liceu Santista, sacerdotes, religiosos, autoridades municipais e estaduais e representantes da comunidade.

DOM TARCÍSIO –  Natural de Vargem Alta (ES), nasceu em 19 de setembro de 1950. Foi ordenado presbítero em 1977, e bispo, em 2008, após ser nomeado pelo Papa Emérito Bento XVI, como bispo auxiliar de São Paulo. Em sua missão episcopal, dom Tarcísio exerceu a função de vigário episcopal da Região Sé, secretário do regional Sul 1 da CNBB, bispo referencial para o Setor Universidades, Ensino Religioso, Dimensão Bíblico-catequética e Setor Juventude, também na CNBB. Tornou-se presidente da SVSL, mantenedora da Universidade e do Liceu Santista, após eleição realizada em Assembleia Geral, no dia 27 de abril de 2016.