Pesquisa de aluna de Ciências Biológicas é apresentada em congresso brasileiro

emanoele
Emanoele Copini

Resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado em 2015, a pesquisa Descoloração do corante Azul Brilhante Remanzol R (RBBR) por fungos basidiomicetos coletados no Jardim Botânico Chico Mendes, Santos, SP, de autoria da então aluna do curso de Ciências Biológicas, Emanoele Copini, foi apresentada durante o VIII Congresso Brasileiro de Micologia, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, entre os dias 3 e 6 de outubro, em Florianópolis.

Orientada pelas professoras doutoras Luciana Jandelli Gimenes e Kátia Maria Gomes Machado, coordenadora do curso de Ciências Biológicas, a pesquisa apresenta uma nova espécie de fungo do grupo dos basidiomicetos e sua capacidade de realizar a descoloração de corante têxtil.

“Os corantes têxteis não são degradados pelos processos tradicionais de tratamento de efluentes industriais. São lançados no ambiente contribuindo para a poluição dos corpos d’água. Assim, a busca por microrganismos capazes de degradar estas moléculas recalcitrantes tem grande interesse ambiental”, explica a professora Kátia Machado.