Receitas de alunos de Gastronomia serão premiadas durante o SIMCOPE 2016

concurso-gastronomico (2)
Alunos e jurados durante o encerramento do concurso

As receitas “Guioza de salmão”, “Sake Rãmen Burger com maionese artesanal de Wasabi e Nira”, e “Linguado do Oriente com creme de kabocha vermelha” serão premiadas durante o VII Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE), que será realizado entre os próximos dias 9 e 11, no Expocenter Norte, em São Paulo, e tem apoio institucional da UNISANTOS.  Elas foram elaboradas pelos alunos do curso de Gastronomia, Latifa Semaan Bessa; Gisele Santos de Sousa e Rafael Coutinho Ferreira; e Camila Simões, Hilda Ferreira e Joanna Stippe. Vencedoras do Concurso Gastronômico “O Pescado como Ponto Central na Culinária Japonesa”, realizado na UNISANTOS, em 24 de agosto, as receitas conquistaram, respectivamente, a primeira, segunda e terceira colocação.

concurso-gastronomico (1)
Júri avaliou técnicas e apresentação dos pratos

Organizado pelo curso de Gastronomia e contando com a participação de 15 alunos da instituição, o concurso teve como objetivo principal estimular o consumo do pescado, de maneira que ele fosse utilizado com criatividade na elaboração de pratos tradicionais da cozinha japonesa.

concurso-gastronomico (3)
Alunos receberam orientações durante o concurso

AVALIAÇÃO – Os pratos foram analisados pela contextualização com o tema proposto e coerência com a preparação apresentada, postura e higiene, organização, habilidades gastronômicas, apresentação do prato e características organolépticas.  O júri do evento foi formado pela jornalista e chef Fernanda Lopes, editora do caderno Boa Mesa de A Tribuna; pelo chef Márcio Okumura, proprietário do Restaurante OKUMURA; pelas pesquisadoras do Instituto de Pesca da região, Rúbia Yuri Tomita e Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva, e pela coordenadora do Departamento de Bibliotecas da UNISANTOS, Maria Rita de Cássia Rebello Nastasi.

Além das três melhores receitas, também foram selecionadas pela Comissão Organizadora do evento mais três pratos: Cação ao teryaki acompanhado de macarrão de arroz com brócolis e cenoura, dos alunos Gabriel Carvalho Saes Nunes e Beatriz Koukdjian; Meca em crosta de castanha do caju ao molho de ervas acompanhado de purê de batata doce roxa, de Laís Neris de Melo, Elton de Oliveira Andrade Almeida, Marcela Sena Presado e Tânia Maria Costa; e Pão de queijo de wasabi recheado com creme de atum, de Anna Carolina Bruno, Fábio Yuji Toyama e Luiza Yago.