Equipe de Engenharia de Petróleo está entre as três melhores da América do Sul e Caribe

petro
Guilherme, Hulysses, Bárbara e Leonardo

Classificada entre as três melhores da América do Sul e Caribe, a equipe do Capitulo Estudantil SPE UNISANTOS, formada por alunos do 7º  semestre do curso de Engenharia de Petróleo, se destacou na etapa regional do PetroBowl (competição com perguntas referentes à indústria do petróleo e gás), que aconteceu, no último dia 4, em Buenos Aires, na Argentina. Única da Região Metropolitana da Baixada Santista e do Estado de São Paulo, ela é a segunda do País melhor pontuada  no evento que reuniu 19 equipes de universidades da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e Peru.

A expectativa, agora, é pela classificação geral que envolve seis regiões no mundo. Desse resultado, sairão os representantes para o mundial que acontece em setembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, durante o evento Annual Technical Conference and Exhibition 2016. Na competição da Argentina, seis equipes eram brasileiras, sendo que a UNISANTOS era a única Instituição Comunitária de Educação Superior, ou seja, pública não-estatal.

equipe
Equipe durante a competição

A equipe da UNISANTOS teve o seu primeiro jogo contra a Universidad Nacional de Cuyo, da Argentina, e ganhou com o placar de 55 X 5. No segundo jogo, contra a campeã brasileira do PetroGames 2016, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, os alunos enfrentaram o jogo acirrado e conquistou a vitória com o placar de 45 x 40. Ao se classificar para as semifinais, a equipe figurou na elite 4 da competição.

brasil
Equipes brasileiras durante confraternização

PREPARAÇÃO – A equipe formada por Bárbara Gonçalves Daud  Meneguesso (capitã), Guilherme Nunes Lopes, Hulysses Augusto de Freitas Lucinda e Leonardo Fonseca Reginato se preparou mais intensivamente para a competição, a partir do mês de fevereiro deste ano, mas trouxe “na bagagem” o repertório adquirido nas competições internas na UNISANTOS, como o PetroQuiz. Além disso,  contou com a  experiência de outro time do próprio curso, que no ano passado foi um dos quatro representantes brasileiros que estiveram na final mundial da competição, que aconteceu em Houston, nos Estados Unidos.

Para a capitã do time, Bárbara Meneguesso, o desafio valeu muito a pena, tanto que torna-se indescritível pela emoção e adrenalina durante toda a competição. Guilherme Lopes ressalta a troca de experiências com os demais competidores e a experiência adquirida como destaques no evento. Já Hulysses Freitas diz que “dinheiro” não compra essa experiência e ressalta o papel dos professores da UNISANTOS que contribuem para a preparação. “Algumas questões discutimos em aula”. Leonardo Reginato enfatiza que valeu a pena todo o tempo dedicado à preparação e faria tudo novamente. “Todos deveriam ter essa experiência. Isso só prova que o estudo vale a pena”.