Alunos e docentes de Ciências Biológicas participam de projeto de educação ambiental

Morphos_doacao_unisantos
Coordenadora do curso, professora Kátia Machado; Pedro Trasmonte; professor Ronaldo Francini; e a professora Amélia Ponte

Sensibilizar a população quanto à necessidade de proteção das espécies da mata atlântica. Esse é o objetivo da prancha didática de identificação de borboletas, que foi produzida pela empresa de paisagismo Morphos Ambiental, em parceria com o curso de Ciências Biológicas da UNISANTOS, e será utilizada em  programas de educação ambiental nas áreas verdes de Cubatão.

O material identifica 20 espécies de borboletas encontradas na região da Baixada Santista e apresenta fotos e ficha técnica dos insetos. A pesquisa foi elaborada em três etapas. Entre novembro de 2014 e junho de 2015, a equipe da Morphos realizou saídas de campo buscando registros fotográficos das espécies de lepidópteros (borboletas) da região.

Posteriormente o professor doutor Ronaldo Bastos Francini e a professora mestre Amélia Cristina Elias da Ponte analisaram os animais coletados para identificar as espécies e apontar uma maneira didática de apresentação. Por fim, seis alunos do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UNISANTOS auxiliaram no levantamento bibliográfico necessário para subsidiar a confecção das pranchas.

Para o biólogo formado pela UNISANTOS, Pedro Trasmonte, idealizador da Morphos Ambiental, o projeto beneficia alunos e comunidade. “Os alunos vivenciaram o processo de método científico, pela busca, seleção e compilação de informações, e por outro lado, por meio da extensão universitária, o conhecimento foi ‘traduzido’ para a comunidade”, explicou.