Trabalho Final de Curso incentiva empreendedorismo entre alunos de Farmácia

farmacia
Projetos são apresentados
para comunidade acadêmica

Empregar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para criar produtos com características profissionais e inovadoras a partir de matérias-primas naturais. Esse foi o desafio dos alunos do último semestre de Farmácia como trabalho final das disciplinas de Farmacotécnica Industrial e Gestão Farmacêutica. Utilizando a infraestrutura de laboratórios da Universidade, os alunos desenvolveram produtos como: esmalte natural infantil, máscara para hidratação capilar, óleo para bebês, óleo corporal bifásico, creme hidratante a base de mamão e creme cicatrizante, e apresentaram o resultado, no dia 19 de novembro, no hall de entrada do Campus Dom Idílio José Soares.

Para os docentes Túlio Nakazato da Cunha e Marlene Rosimar da Silva Vieira, responsáveis pelas disciplinas envolvidas no projeto, esse trabalho representa uma oportunidade para que os alunos possam colocar em prática todo o conhecimento farmacêutico. “É um trabalho completo, pois eles têm um semestre para criar a fórmula, executar a preparação, verificar a viabilidade, fazer os testes e desenvolver o produto”, explica o professor Túlio, responsável pela Farmacotécnica Industrial.

farmacia-abeli
Grupo mostra esmalte infantil
com base de cera de abelha

Já a professora Marlene, que também é coordenadora do curso de Farmácia, acrescenta que o trabalho também tem o objetivo de estimular o empreendedorismo entre os acadêmicos. “Além das questões técnicas, os alunos têm que pensar nas estratégias de marketing, custos, viabilidade, entre outras coisas. É uma boa preparação para os alunos e estimula o lado empreendedor”, comenta.

farmacia-bepantrox
Alunos expõem máscara
de hidratação para cabelo

PROJETOS – O grupo formado pelas alunas Renata Sobreia de Campos Gerônimo, Isabela Gonçalves do Nascimento e Melissa da Cruz Menezes criou o esmalte infantil Abeli, que foi desenvolvido tendo cera de abelha como base e é atóxico para que as crianças possam utilizar.  Elas contam que o trabalho é bastante enriquecedor para a formação do farmacêutico. “É um aprendizado muito grande e que tem muita importância, principalmente para quem quer ir para a área de pesquisa de desenvolvimento”, explica Renata.

Criadores da máscara de hidratação para cabelo Bepantrox, Valéria Santos de Oliveira, Vanessa Santana Cordeiro e Fábio Correia de Souza também destacam a importância do projeto para fixação de todo conteúdo ministrado durante o curso. “É importante porque conseguimos trabalhar na prática tudo que aprendemos durante o curso. Isso é muito bom para amarrar e concluir nossa formação”, conclui Fábio.