INTERSETORIALIDADE E TERRITÓRIO: FORTALECENDO POLÍTICAS E PRÁTICAS DE CUIDADO E PROTEÇÃO SOCIAL           

Responsável pelo projeto: BEATRIZ BORGES BRAMBILLA

Descrição: Realizar pesquisas no bojo da assistência e gestão de políticas públicas com vistas na produção de saberes-fazeres que fortaleçam práticas e políticas de cuidado e proteção social à pessoas, instituições e comunidades afetadas pela desigualdade social e a violência.

ESTUDOS E PESQUISA EM PSICOLOGIA, LINGUAGEM E COGNIÇÃO        

Responsável pelo projeto: CRISTINA DE ANDRADE VARANDA

Descrição: O projeto colher evidências sobre a participação dos processos cognitivos e metacognitivos no enfrentamento de problemas psicológicos, assim como avaliar e testar as melhores estratégias no enfrentamento às demandas de crianças com transtornos variados. Além disso, pretende verificar as relações entre linguagem e cognição para sugerir formas de intervenção em que as habilidades linguísticas e cognitivas possam ser aprimoradas, em contexto clínico e escolar.

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: SAÚDE E EDUCAÇÃO – TRABALHANDO A FORMAÇÃO INTEGRAL DO CIDADÃO E A FORMAÇÃO PARA A VIDA E A CONVIVÊNCIA          

Responsável pelo projeto: DAISY INOCENCIA MARGARIDA DE LEMOS

Descrição: O cenário contemporâneo se apresenta marcado por desafios exponenciais no que tange aos aspectos educativos e à promoção da saúde, gerando a necessidade de estudos que assegurem fomentos científicos à construção de políticas públicas pertinentes a realidade social, local, regional e brasileira. A Psicologia, enquanto ciência e profissão, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento humano ao longo do ciclo vital, se constitui na base para sustentação do escopo do projeto, articulando-se com áreas afins, como a Sociologia, Direito, Pedagogia, Educação, Medicina, Serviço Social, entre outras, assegurando o caráter interdisciplinar que acompanha a proposta em questão e garante a presença de outros olhares capazes de enriquecer as produções acadêmicas.

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a diversidade de questões que envolvem os processos educativos tanto no âmbito escolar, quanto na saúde e na assistência social, de modo a ampliar os conhecimentos acerca da diversidade de temáticas pautadas nesse contexto, como o desenvolvimento de valores morais e socioemocionais, construção da identidade, inclusão, expressões de violência e cultura de paz, práticas e políticas preventivas e interventivas. Tem como foco desde a infância até a vida adulta, em espaços formais ou não formais de educação e saúde, abarcando estratégias metodológicas diferenciadas, com estudos de natureza quanti e qualitativa, respeitando a pluralidade teórico- metodológica, desde que atenda aos objetivos pretendidos e se adeque às características das populações estudadas em seus possíveis desdobramentos. Os resultados das pesquisas buscam atender às necessidades sociais emergentes na perspectiva dos Direitos Humanos, além de contemplar o desenvolvimento de recursos, humanos, técnicos e éticos no enfrentamento da complexidade que assinala a convivência na modernidade.

Trabalhos de Conclusão associados:          

  • DISSERTAÇÃO — “COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: OS PROCESSOS UTILIZADOS PELO GESTORES NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO. — PTT: “CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E3 – ESPAÇO DE ESCUTA EMPÁTICO” – JOEL PINTO FARIAS JUNIOR – 23/03/2021
  • DISSERTAÇÃO: INTERNET, MÍDIAS SOCIAIS E TECNOLOGIAS: ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO, ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR — PTT: Tecnologia Social na Implantação do Programa de Atenção à Saúde Mental para Universitários – PASMU – WAGNER JOSE TEDESCO – 27/05/2022
  • DISSERTAÇÃO: MINDFULNESS E MEDITAÇÃO GUIADA NO PERFIL COMPORTAMENTAL DE JOVENS DE ESCOLA PÚBLICA –PTT: Curso de Formação Profissional de Facilitadores em Mindfulness no contexto escolar – SAUL DE MELO IBIAPINA NERES – 22/09/2023
  • DISSERTAÇÃO: PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES) E SUA RELAÇÃO COM A PERMANÊNCIA DO ALUNO DO ENSINO SUPERIOR — PTT APOIO PARA PERMANÊNCIA – APP: MANUAL DE ORIENTAÇÕES E GRUPO EDUCATIVO – DILMA SERGIO RODRIGUES DE LIMA – 20/10/2023
  • DISSERTAÇÃO: VIOLÊNCIA E INDISCIPLINA NAS ESCOLAS: ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO PROJETO VALORES EM ESCOLA ESTADUAL DA BAIXADA SANTISTA — PTT CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ASSEMBLÉIA DE PROCESSOS DECISÓRIOS: REFLEXÃO SOBRE VALORES MORAIS NO CONTEXTO ESCOLA    – JOSE ROBERTO GOMES – 25/04/2024

AVALIAÇÃO DO CONTROLE NEUROVASCULAR E DA AUTORREGULAÇÃO DO FLUXO SANGUÍNEO ENCEFÁLICO DURANTE DIFERENTES MANOBRAS FISIOLÓGICAS EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA     

Responsável pelo projeto: EDGAR TOSCHI DIAS

Descrição: A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica complexa, classicamente definida como falência do coração em fornecer quantidade adequada de sangue para suprir às necessidades metabólicas do organismo. A repercussão sistêmica desta falência da função cardíaca tem sido foco de interesse científico, principalmente na tentativa de compreender possíveis mecanismos envolvidos na lesão de órgãos-alvo, como por exemplo, o cérebro. Dessa forma, a IC é considerada fator de risco para o acidente vascular encefálico isquêmico e está associada ao declínio cognitivo dos pacientes acometidos por esta síndrome, em parte, por uma redução no fluxo sanguíneo encefálico (FSE). Sabe-se que a autorregulação do FSE ocorre por meio da interação de três complexos mecanismos fisiológicos, miogênico, metabólico e neurogênico. No mecanismo neurogênico, é possível que a inervação dos vasos encefálicos pelo sistema nervoso simpático, possa também contribuir para a autorregulação encefálica.

Uma justificativa para tal hipótese é que o bloqueio do gânglio simpático cervical ou de receptores ±-adrenérgicos nos vasos encefálicos resulta em aumento do FSE para um dado aumento de pressão arterial. Ainda, tem sido documentado que em indivíduos saudáveis, ao estimular diretamente os barorreceptores carotídeos através do método de sucção do pescoço para aumentar a modulação simpática cardíaca, observa-se um aumento na velocidade do FSE e que após o bloqueio adrenérgico estes efeitos são tamponados. Assim, com base nesses achados, podemos imaginar que patologias associadas com mudanças no tônus simpático, como é o caso da IC, podem alterar a perfusão cerebral e comprometer a autorregulação encefálica e estar associado com o declínio cognitivo. Entretanto, o que nos chama a atenção é que mesmo existindo evidências científicas de que pacientes com IC em estágios mais avançados apresentam uma redução do FSE, até o presente momento, pouco se sabe sobre o papel do mecanismo neurogênico na autorregulação do FSE tanto em repouso como durante manobras fisiológicas nesses pacientes.

Portanto, o estudo da atividade nervosa simpática quantificada diretamente e simultaneamente à avaliação da autoregulação do FSE, assim como, a sua evolução temporal, pode trazer não somente maiores conhecimentos a respeito da fisiologia neurovascular encefálica, mas, também, elucidar esse possível mecanismo fisiopatológico responsável pela redução da autorregulação encefálica em pacientes com IC. Além disso, outra importante contribuição científica do presente estudo será o desenvolvimento de uma nova ferramenta de análise da hemodinâmica encefálica considerando a atividade nervosa simpática como sendo uma das variáveis envolvidas na regulação dinâmica do FSE que poderá ser utilizada tanto em indivíduos saudáveis quanto em pacientes com IC em repouso ou durante diferentes manobras fisiológicas (AU).

DESEMPENHO COGNITIVO E HEMODINÂMICA ENCEFÁLICA DURANTE ESTIMULAÇÃO NÃO INVASIVA         

Responsável pelo projeto: EDGAR TOSCHI DIAS

Descrição: Durante o ciclo vital, o declínio do desempenho cognitivo começa a ser observado a partir da quinta década de vida e o risco para o desenvolvimento do transtorno neurocognitivo leve é maior quando os níveis pressóricos são elevados e não controlados. Um fator de relevância para o presente estudo, é que a literatura aponta que filhos de pais hipertensos já apresentam níveis pressóricos mais elevados tanto em repouso quanto durante o estresse agudo, uma vez que a adaptação e a recuperação são respostas fisiológicas tardias em filhos de pais hipertensos quando comparados com filhos de pais normotensos. Diante destas evidências, é possível imaginar que indivíduos com histórico familiar de hipertensão arterial podemapresentar uma maior predisposição em desenvolver o transtorno neurocognitivo leve em função dos efeitos deletérios da instabilidade hemodinâmica.

Sabemos que devido à incapacidade de armazenar energia, a circulação encefálica tem como característica peculiar à capacidade de autorregular o fluxo sanguíneo encefálico (FSE) por meio de três complexos mecanismos fisiológicos: miogênico, metabólico e neurogênico. Entretanto, dados de estudos clínicos e experimentais em neuromodulação direcionam a atenção especificamente para a estimulação do nervo vago como forma de modular a variabilidade da pressão arterial. A estimulação do ramo auricular do nervo vago (ENV-t) tem-se mostrado mais eficaz que outras abordagens em neuromodulação, uma vez que estimula apenas as fibras aferentes do nervo vago, proporcionando assim uma via de ação mais seletiva do que outras estratégias.

Curiosamente, os efeitos da ENV-t também têm sido associados a mudanças na função cognitiva, particularmente no domínio da função executiva, por meio das projeções do ramo auricular do nervo vago para núcleos do tronco encefálico que, além de modular o sistema nervoso autônomo, faz sinapses com o locus coeruleus e o núcleo dorsal da rafe levando ao aumento da circulação de neurotransmissores monoaminérgicos e GABAérgico. No entanto, o que chama nossa atenção é que até o presente momento os mecanismos hemodinâmicos responsáveis pelo efeito da ENV-t sobre o desempenho cognitivo de indivíduos com histórico familiar de hipertensão arterial permanecem desconhecidos.

Este é, portanto, o ponto que fundamenta a proposta desta investigação de delineamento experimental, que têm como o objetivo testar a hipótese de que o efeito ENV-t sob o desempenho cognitivo ocorre em função da melhora do acoplamento neurovascular e a autorregulação do FSE nesta população. Para isto, serão selecionados 50 indivíduos com ou sem histórico familiar de hipertensão arterial, eutróficos, não praticantes regulares de exercícios físicos, na faixa etária entre 40 e 60 anos, de ambos os sexos e não fumantes. Após a avaliação clínica, os voluntários serão submetidos um ensaio experimental para avaliação do acoplamento neurovascular e da autorregulação do FSE ambos durante a ENV-t. Enquanto justificativa esta pesquisa destaca que, ao explorar os efeitos da estimulação do nervo vago por meio de técnicas não invasivas, validadas e de fácil aplicabilidade, a identificação dos mecanismos hemodinâmicos envolvidos no desempenho cognitivo servirão como base de dados na elaboração de novas estratégias terapêuticas adjuvantes voltadas à pacientes com predisposição de desenvolvimento do transtorno neurocognitivo leve. Palavras-chave: Funções executivas, transtorno neurocognitivo leve, acoplamento neurovascular, autorregulação encefálica, neuromodulação, estimulação do nervo vago

Trabalhos de Conclusão associados:          

  • Dissertação: BEM-ESTAR NO TRABALHO, CAPITAL PSICOLÓGICO E AS DECORRÊNCIAS NA INTENÇÃO DE ROTATIVIDADE NO TRABALHO – PTT 1 (Manual/Protocolo): Matriz de maturidade sobre compromisso e satisfação no trabalho; PTT 2 (Produção Bibliográfica/Artigo em jornal): O futuro do trabalho esta no bem-estar dos funcionários. Jornal A Tribuna, 2024. https://www.atribuna.com.br/opiniao/tribuna-livre/tribuna-livre-o-futuro-do-trabalho-e-o-bem-estar-dos-funcionarios-1.432158 MARCOS CAMARGO DOS SANTOS JUNIOR – 04/04/2024
  • Dissertação: IMPULSIVIDADE E COMPORTAMENTO ADAPTATIVO EM ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA. PTT (Material Didático/Cartilha): Impulsionando a Inclusão: Um Guia para o Ambiente de Trabalho com Profissionais com Deficiências Intelectuais e Múltiplas – ROSSANA LARA – 28/10/2024

PREVENÇÃO DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL POR MEIO DA ESTIMULAÇÃO NÃO INVASIVA DO NERVO VAGO: UM ENSAIO PILOTO RANDOMIZADO CONTROLADO        

Responsável pelo projeto: EDGAR TOSCHI DIAS

Descrição: O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e invalidez em todo o mundo, e um dos principais sinais de alerta para o AVC é o ataque isquêmico transitório (AIT). Embora os danos neurológicos não sejam permanentes, a principal preocupação no AIT é a recorrência do AVC. Uma das questões mais antigas e desafiadoras no tratamento das doenças cerebrovasculares é como gerenciar os níveis pressóricos após um evento súbito. Sabemos que os benefícios de alguns medicamentos anti-hipertensivos na prevenção de AVC são devido à redução da variabilidade da pressão arterial (VPA).

Entretanto, chama nossa atenção que pacientes após AIT com elevada VPA durante o tratamento anti-hipertensivo apresentam um pior prognóstico, apesar do controle dos níveis pressóricos. Por outro lado, dados de estudos clínicos e experimentais direcionam a atenção para a estimulação do nervo vago transcutâneo (ENV-t) como abordagem adjuvante em algumas condições clínicas refratárias à abordagem farmacológica. Adicionalmente, outros estudos também reportam os efeitos agudos da ENV-t no sistema nervoso autônomo em indivíduos saudáveis. Por exemplo, nosso grupo demonstrou recentemente que a ENV-t reduz a frequência cardíaca, a VPA sistólica e a modulação simpática cardíaca e periférica em indivíduos saudáveis. Diante desses dados, vislumbramos um potencial terapêutico desta técnica não invasiva de neuromodulação na prevenção do AVC em pacientes com elevada VPA após AIT. Entretanto, a densidade de energia ideal para que a ENV-t controle os níveis pressóricos e a disfunção autonômica em pacientes com elevada VPA após AIT permanece desconhecida.

Este é, portanto, o ponto que fundamenta a proposta desta investigação, que têm como o foco identificar os parâmetros de ENV-t ideais para reduzir a frequência cardíaca, pressão arterial, VPA sistólica e atividade nervosa simpática muscular em pacientes com elevada VAP após AIT. Para isto, a presente proposta é composta por dois estudos. No primeiro estudo exploraremos a combinação de alguns parâmetros de configurações de densidades de energia de estimulação baseado em estudos anteriores com outras populações. Nossa hipótese é que os parâmetros de moderada densidade de energia serão eficazes e seguros em induzir mudanças no controle autonômico periférico e na hemodinâmica encefálica e sistêmica do que combinações mais extremas de densidade de energia. Em seguida, selecionaremos o protocolo mais eficiente e seguro do primeiro estudo e conduziremos um piloto de um ensaio clínico randomizado e controlado. Para isto, trinta pacientes com elevada VPA após AIT serão alocados aleatoriamente em dois grupos homogêneos, no qual o melhor parâmetro de estimulação será aplicado em uma área ativa ou em uma área inócua/placebo durante 30 dias consecutivos a fim de investigar seus efeitos sobre a hemodinâmica encefálica e sistêmica e na função autonômica. A hipótese deste segundo estudo é que apenas a ENV-t na área ativa controlará a hemodinâmica encefálica, disfunção autonômica e diminuirá a VPA em pacientes após AIT (AU).

CONSIDERAÇÕES PSICANALÍTICAS DA SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA

Responsável pelo projeto: HELIO ALVES

Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver pesquisas nas áreas da Psicologia, com ênfase em investigar as práticas de intervenção preventiva e/ou curativa junto à população em situação de vulnerabilidade social na Baixada Santista, com base nas políticas públicas atuais, no que se refere ao campo da saúde mental e da qualidade de vida. Nessa perspectiva, busca integrar na prática a teoria psicanalítica à reforma psiquiátrica, dentro de um olhar amplo e crítico, visando à saúde individual e coletiva, nos diversos contextos. Freud, em 1930, perguntava em seu livro “Mal-estar na civilização”, “o que os seres humanos querem alcançar na vida” e respondia que seu objetivo é atingir a felicidade e mantê-la. No entanto, o máximo que conseguem é gozar de uma felicidade momentânea, resultante, na verdade, da satisfação de necessidades reprimidas.

O projeto pretende instigar e ampliar, no profissional pesquisador uma reflexão da própria prática, ao analisar criticamente a sua atuação e a do meio no qual desenvolve seu cotidiano profissional. Nesse sentido, visa propor ao mestrando uma autoanalise em relação ao reconhecimento das teorias e métodos científicos na compreensão dos fenômenos psíquicos, individuais e grupais, no alívio ou remissão dos sofrimentos e na busca da qualidade de vida dos cidadãos, através das políticas públicas e dos serviços oferecidos à comunidade. Por meio da metodologia qualitativa busca identificar com olhar crítico e ético os grupos de atendimentos públicos e privados da região, os diversos procedimentos psicoterapêuticos visando coletar, examinar a atuação dos profissionais, os métodos utilizados, os construtos teóricos que os norteiam. E, a partir dos resultados obtidos, produzir novas propostas de saúde mental e qualidade de vida para o ser humano e fomentar o aprimoramento profissional dos que trabalham na área da saúde mental.

Trabalhos de Conclusão associados:          

  • DISSERTAÇÃO — “O USO DA PSICOTERAPIA NA PREVENÇÃO DA REINCIDÊNCIA CRIMINAL NO BRASIL” — PTT: TECNOLOGIA SOCIAL: “CARTILHA O USO DA PSICOTERAPIA NA PREVENÇÃO DA REINCIDÊNCIA CRIMINAL NO BRASIL” NATERCIA RAUPP VEIGA                    30/06/2021
  • DISSERTAÇÃO — “AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE PARA USUÁRIOS DA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE SANTOS-SP” — PTT: TECNOLOGIA SOCIAL: “SOMOS SUS!” CATIA REGINA RORIZ SILVA    30/03/2021
  • Dissertação: Aspectos Psicológicos da Conjugalidade: a importância do lúdico como potencial criativo na terapia de casal — PTT CARTILHA DIGITAL NORTEADORA PARA O ATENDIMENTO DO PSICÓLOGO NA TERAPIA DE CASAL CLAUDIA CHRYSTINA KOZEMEKIN KATO CORDEIRO DA LU   29/04/2024
  • Dissertação: BARREIRAS LINGUÍSTICAS – POLÍTICAS PÚBLICAS NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS REFUGIADAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I — PTT REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL EDUCACIONAL PARA ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS REFUGIADAS SUELI GARCEZ DE MARTINO LINS DE FRANCO        14/05/2024
  • DISSERTAÇÃO: EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: DESINSTITUCIONALIZANDO O OLHAR SOBRE A SAÚDE MENTAL A PARTIR DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA — PTT: OFICINA: LABORATÓRIO DE FENÔMENOS ARTÍSTICOS NA PRODUÇÃO DE CUIDADO NAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE AMA URANGA LUNA              01/09/2022
  • DISSERTAÇÃO; RESILIÊNCIA: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO FORMATIVO PARA A VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA (VRC) — PTT E-book: Guia para promoção da resiliência no processo formativo para a Vida Consagrada ZIRLAIDE BARRETO MENDONCA – 15/12/2022
  • DISSERTAÇÃO: SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES-DOCENTES DE UMA PREFEITURA DA BAIXADA SANTISTA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO À LUZ DA TEORIA PSICODINÂMICA DO TRABALHO — PTT SAÚDE MENTAL EM CENA – FABIO DOS SANTOS CASCAIS    – 06/05/2024

OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROMOÇÃO AO DESENVOLVIMENTO E PREVENÇÃO A VULNERABILIDADES 

Responsável pelo projeto: HELIO ALVES

Descrição: Investiga a realidade e demandas de políticas públicas no campo da saúde e assistência social, focando diversos momentos e situações de vulnerabilidade, como saúde materna, saúde infanto-juvenil, saúde da família, doenças infectocontagiosas, crianças, adolescentes e famílias em condição de vulnerabilidade e risco social, violência, processos migratórios, emergências e desastres. As pesquisas voltam-se ao conhecimento e análise da realidade dos usuários atendidos em programas, projetos e serviços, das práticas profissionais e metodologias utilizadas em cuidado e prevenção, as teorias que norteiam essas práticas, e a correlação com as normativas legais e referências técnicas dos órgãos norteadores, de forma a impulsionar reflexões críticas sobre as práticas profissionais e ampliar o conhecimento sobre a contribuição dos referenciais teóricos e metodológicos da psicologia, enquanto ciência, para a compreensão da relação entre subjetividade, desenvolvimento e direitos de cidadania.

A meta é subsidiar a produção de tecnologias inovadoras de cuidado, que garantam o respeito aos princípios de igualdade e equidade, e qualificar profissionais que atuam nas áreas de saúde e assistência social, enquanto agentes de desenvolvimento humano e social. Integrando pesquisas e a produção de tecnologias sociais potencializadoras de práticas e políticas sociais nas áreas de saúde e assistência social, o Projeto prioriza a produção de conhecimento, divulgação científica e a qualificação de profissionais na Região Metropolitana da Baixada Santista.

Trabalhos de Conclusão associados:

  • DISSERTAÇÃO — “CONSTELAÇÕES FAMILIARES: ESTRATÉGIA DA PSICOLOGIA TRANSPESSOAL NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO JUDICIÁRIO” — PTT: TECNOLOGIA SOCIAL: “CARTILHA DE ORIENTAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO NAS CONSTELAÇÕES FAMILIARES” – ADRIANA BRAZ DE OLIVEIRA – 19/02/2021
  • DISSERTAÇÃO: “ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE O SOFRIMENTO PSÍQUICO E ADOECIMENTO LABORAL DE DOCENTES NA PERSPECTIVA TEÓRICA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS” – SANDRA DE OLIVEIRA SOARES CARDOSO – 22/02/2021
  • DISSERTAÇÃO “O TRABALHO INFANTIL NAS VIAS PÚBLICAS DE SANTOS À LUZ DA PANDEMIA DA COVID-19” — PTT OFICINAS DE INFORMAÇÃO E MOBILIZAÇÃO PARA TRABALHADORES DAS POLÍTICAS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, EDUCAÇÃO E SAÚDE – RAQUEL CUELLAR DO NASCIMENTO – 24/08/2022
  • DISSERTAÇÃO: SOU PROFESSOR: E AGORA? LABORATÓRIO DE FENÔMENOS ARTÍSTICOS COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO — PTT: OFICINAS DE EXPRESSÃO E CRIAÇÃO E EXPRESSÃO ARTÍSTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES – ELAINE CRISTINA DOS SANTOS MATOS – 04/08/2022
  • DISSERTAÇÃO: VIOLÊNCIAS CONSENTIDAS. AS MÃOS INVISÍVEIS DO ESTADO E DO MERCADO NA PRODUÇÃO DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER USUÁRIA COMPULSIVA DE DROGAS NA CRACOLÂNDIA DO BAIRRO JOSÉ MENINO, EM SANTOS — PTT Observatório de Pesquisa Social de Santos – PAULO ROGERIO ALVES RODRIGUES – 15/04/2024

CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO E A CRIANÇA NÃO INSTITUCIONALIZADA: DO PERFIL PSICOLÓGICO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS

Responsável pelo projeto: HILDA ROSA CAPELAO AVOGLIA

Descrição: A pesquisa tem como objetivo descrever e relacionar aspectos do perfil psicológico, no que se refere a maturidade cognitiva, emocional e social de crianças em situação de acolhimento e crianças não institucionalizadas. Busca também fornecer indicadores para a proposição de políticas públicas voltadas a crianças em situação de acolhimento.

Trabalhos de Conclusão associados:

  • DISSERTAÇÃO: “O Teatro Na Saúde Mental E Suas Implicações Na Expressão Dos Afetos: Um Estudo Com Usuários Do Centro De Atenção Psicossocial – Caps” — Ptt: Tecnologia Social: “Teatro E Afetos Na Saúde Mental: O Uso De Recursos Expressivos No Trabalho Grupal Uma Experiência Com Usuários Do Centro De Atenção Psicossocial – Caps” – Adalgiza Luz Pereira – 22/06/2021
  • DISSERTAÇÃO: Abrigo Para Adultos, Idosos E Famílias: Um Estudo Sobre As Contribuições E Desafios Do Serviço — Ptt: Vídeo Informativo E De Sensibilização: Abrigo Para Adultos, Idosos E Famílias No Âmbito Do Suas – Luana Pinto Joao Vilas Boas – 29/08/2023
  • DISSERTAÇÃO: Aprendizagem auditivo-verbal e aspectos afetivo-emocionais encobertos pelo diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): estudo de caso clínico — PTT: “SERÁ QUE É TDAH?” – Mariane Menezes Roldan – 29/08/2022
  • DISSERTAÇÃO: “Autismo E Convivência Escolar: Um Estudo Sobre A Percepção De Professores De Escolas Públicas E Privadas” PTT: Oficinas de Fala e Escuta para Professores de Ensino Fundamental I de Escolas da Rede Pública e Privada – A Instituição Escolar Face Ao Autismo: Como Professores Percebem a Convivência de Alunos Autistas No Meio Escolar – NATALIA CANEO – 28/11/2022
  • DISSERTAÇÃO: COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E SUAS REPERCUSSÕES NO DESEMPENHO ESCOLAR DO ADOLESCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 — PTT: PROJETO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA INTERDISIPLINAR – Revista Eletrônica Interativa – ROSEMEIRE RIBEIRO ABREU – 30/08/2022
  • DISSERTAÇÃO: IMPLICAÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR — PTT: PLANNER UNIVERSITÁRIO – DANIELLE OLIVEIRA CAMPOS DA SILVA – 27/09/2022
  • DISSERTAÇÃO: O PAPEL DO ESTIGMA NA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS VIVENDO COM HIV: UM ESTUDO COM USUÁRIOS DE UM SERVIÇO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA – SAE/CTA NO SUL DE MINAS GERAIS — PTT: AÇÕES PARA ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÕES DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PARA MINIMIZAÇÃO DO ESTIGMA E DA DISCRIMINAÇÃO DA PESSOA VIVENDO COM HIV, VISANDO A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA – FABIOLA LOPES DE SOUZA – 08/08/2023
  • DISSERTAÇÃO: QUALIDADE DE VIDA DE RELIGIOSAS EM PROCESSO DE ENVELHECIMENTO: FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO E SUAS REPERCUSSÕES — PTT AMORIDADE: CARTAS DA LONGEVIDADE – MARIA JOSE TORRES DOS SANTOS – 16/03/2024
  • DISSERTAÇÃO: “VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA: AS ESCOLHAS, OS CAMINHOS E O PERCURSO – UM ESTUDO SOBRE ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL PARA A VIDA RELIGIOSA” PTT: ITINERÁRIO PARA ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL DA VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA CONTEMPLANDO A DIMENSÃO SUBJETIVA – EDILAMAR DA GLORIA MARTINS – 12/12/2022

LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA E NEUROPSICOLÓGICA 

Responsável pelo projeto: HILDA ROSA CAPELAO AVOGLIA

Descrição: a) Desenvolver pesquisas e intervenções a partir da avaliação psicológica e neuropsicológica, por meio da integração ensino, pesquisa e extensão, contemplando professores, pesquisadores e discentes da graduação em Psicologia, Especialização em Psicopedagogia e Mestrado em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da UNISANTOS, entre outros cursos afins com essa área do conhecimento.

b) Oferecer um serviço de atendimento na área da Avaliação Psicológica e Neuropsicológica, bem como de intervenção e/ou reabilitação à população de crianças, adolescentes, adultos e idosos. c)Fomentar a produção científica do Laboratório articulando conhecimentos com áreas e grupos de pesquisa afins, compartilhando espaços para divulgação da ciência, tanto internos quanto externos à UNISANTOS.

A EXPERIÊNCIA DOS PETROLEIROS COM A MILITÂNCIA SINDICAL AO LONGO DA REDEMOCRATIZAÇÃO NACIONAL     

Responsável pelo projeto: LIVIA DE OLIVEIRA BORGES

Descrição: Partimos da compreensão de que, ao lado da retomada da democracia (à medida que a nossa história política encerrou o ciclo da ditadura militar inaugurada em 1964), também cresceu paulatinamente o movimento de organização dos trabalhadores. Tal crescimento nem foi linear, nem sem lutas e contradições. Aprofundando a compreensão de tal processo, o presente projeto propõe focalizar dois casos referentes à organização política dos petroleiros, a saber: 1) petroleiros do estado do Rio Grande do Norte, cujo sindicato (SINDIPETRO-RN) foi fundado em 1984 e a primeira eleição para a Diretoria do Sindicato ocorreu no dia 17 de abril de 1985; 2) petroleiros do litoral paulista (SindPetro-LP), cujo sindicato foi fundado em 1958 com a designação de Sindicatos dos Petroleiros de Cubatão.

A consulta e análise sistemática do acervo de documentos dos citados sindicatos (acordos sindicais, atas de eleições, atas de reuniões, boletins sindicais, etc.) e de informações disponíveis em mídias, em livros entre outras fontes permitirão o aprofundamento na história das lutas e mobilizações trabalhista, contextualizando na evolução da história sindical no Brasil. Provavelmente identificaremos etapas de tal história mais precisas. Há, de antemão, alguns marcadores históricos que servirão de ponto de partida: as gestões de 1984 a 1988, de 1989 a 1991, a década de 1990 e a ascendência de políticas neoliberais; o sindicalismo nos governos Lula e Dilma; a fase da presidência Temer e Bolsonaro e o momento presente.

O primeiro dos sindicatos citado é filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o segundo, à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), entidades de articulação da categoria a nível nacional. O referido aprofundamento histórico terá como norte-orientador a questão: quais as mudanças na organização trabalhista dos petroleiros em cada um desses períodos em termos de lutas demandadas, relações de poder e imagem na sociedade? Para além da reconstrução histórica, então, o projeto seguirá o alvo de compreender a experiência dos petroleiros na participação no processo de criação do sindicato e, depois, em cada etapa histórica de desenvolvimento do sindicato.

Assim, planejamos entrevistar petroleiros de várias gerações. Esse eixo da pesquisa, se guiará pela seguinte pergunta: como os petroleiros de distintas gerações vivenciaram as lutas políticas sindicais em cada um desses períodos históricos, forjando a identidade de petroleiro? Transitar entre as duas questões de pesquisa citadas representará a aplicação de uma abordagem psicossociológica em que o foco são os fenômenos entre os indivíduos, grupos e sociedade, o que permitirá, por sua vez, resgatar o caráter histórico das experiências dos petroleiros, sujeitos históricos e autodeterminados do processo. O projeto está em sua fase inicial, tramitando no CEP e no CNPq (Edital Universal).

CONDIÇÕES DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Responsável pelo projeto: LIVIA DE OLIVEIRA BORGES

Descrição: Desenvolvemos programa de pesquisa sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), segundo as condições de trabalho e indicadores de saúde mental em quatro universidades. Portanto, partimos de uma concepção ampliada de QVT que, além de envolver os citados fenômenos, pressupõe que ela reflete tendências gerais da nossa sociedade, da gestão institucional/organizacional, das interações interpessoais e ações dos indivíduos. Será, por isso, sempre atravessada pelas relações de poder (dimensão política), sejam internas às universidades, sejam externas. Adotamos também o pressuposto que a pesquisa realizada é capaz de embasar ações de intervenções na realidade universitária contribuindo para a construção de uma gestão cada vez mais científica e humanizada. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com pesquisadores de outras universidades brasileiras (UFVJM, UEPB, UEMG e UFRN) como se especifica no item da equipe. Há duas teses de doutorado em desenvolvimento no PPG-PSI/UFMG (pelos/as doutorando/as Larissa Isaura e Ruy Guilherme) vinculada a este projeto também.

Desenvolvemos levantamento documental para auxiliar na contextualização dos fenômenos e revisão de literatura ao lado dos resultados de pesquisa anterior em nosso laboratório (Qualidade de vida, condições de trabalho de servidores da UFMG). Então, realizamos pesquisa de campo com aplicação de questionários estruturados. Esses tiveram sua validade examinada antes e/ou durante o desenvolvimento da presente pesquisa. Foram respondidos por 865 servidores (410 Técnico-Administrativos em Educação, TAE e 455 docentes). Entre todos eles temos a seguinte distribuição por instituições: 429 servidores de uma universidade federal historicamente tradicional do Sudeste; 154, de uma federal situada no interior de um estado do Sudeste; 135, de outra federal com a principal sede numa capital do Nordeste; e 147, de instituição estadual nordestina. Acerca das análises, comparamos os resultados de servidores da 1 universidade federal citada entre dois períodos distintos 2017 e 2022 e com os das demais universidades (2022). Portanto, as análises foram de natureza estatística (como: análises descritivas, teste t, ANOVA e análise de regressão). Entre os resultados, destacaram-se as diferenças nos relatos de alterações psíquicas e de interferência do trabalho na família. Associados a esses aspectos de saúde mental, encontramos, de um lado, fatores agravantes como o desestímulo gerado pela experiência da pandemia, os níveis de exigências, discriminação e violência; e de outro lado, fatores protetores como o clima de respeito às limitações individuais e ser sindicalizado.

Os resultados clarearam que mais precisa ser investido nas condições de trabalho, especialmente no que diz respeito aos seus componentes simbólicos e políticos, incluindo a ampliação do suporte organizacional oferecido aos servidores. Exige, portanto, ações de gestão bem sincronizadas com atividades de assistência à saúde e/ou ao bem-estar dos servidores, assim como a implicação desses na busca de soluções. Devoluções sobre os resultados já foram realizadas em sessões consensualmente agendadas com as universidades e com órgãos sindicais. Além dos relatórios técnicos que tem sido entregues a cada universidade, o projeto gerou outros produtos técnicos: um protocolo de qualidade de vida teste e simplificado incluindo indicadores de condições de trabalho e de saúde mental; um questionário (em duas versões) sobre experiência com a pandemia e outro, sobre Prestígio Organizacional. Além de publicações na forma de capítulos de livro com que contribuímos durante o desenvolvimento do projeto, a partir da conclusão da fase de devoluções dos resultados às instituições artigo científicos serão publicados com os resultados principais tendo em vista a contribuição na construção do conhecimento. Publicações em preparação.

SAÚDE E BEM-ESTAR DE TRABALHADORES DESEMPREGADOS E EM SITUAÇÃO DE PRECARIEDADE: UM ESTUDO INTERNACIONAL    

Responsável pelo projeto: LIVIA DE OLIVEIRA BORGES

Descrição: As características atuais de economia informacional, financeira e globalizada, com incorporação massiva de novas tecnologias em todos os processos econômicos, produtivos e sociais têm transformado a natureza do trabalho e tudo o que este vinha significando (componentes, processos, requerimentos) em todo o mundo. Este projeto está em desenvolvimento para estudar os novos efeitos e disfunções psicossociais do trabalho precário e do desemprego em amostras brasileiras com situações e trajetórias sociolaborais distintas e compará-los com os de outros países, como a Espanha, com contextos socioeconômicos distintos. A população do estudo é constituída por jovens, mulheres (arrimos de família ou não), pessoas com deficiência, imigrantes e desempregados de larga duração que são considerados grupos mais vulneráveis e susceptíveis aos impactos das mudanças no mundo do trabalho. Se trata de um estudo transversal e comparativo que, diferentemente de estudos anteriores, utilizará triangulação metodológica ou estudo multimetodológico e adotará uma perspectiva de gênero.

Assim, este projeto pretende conhecer: a) os diferentes níveis de impacto do trabalho precário e desemprego na saúde mental e bem-estar psicológico; b) a natureza, tipologia e papel do apoio social recebido e o grau de efetividade no manejo de distintos recursos e medidas de que dispõem ao longo de sua trajetória de vida; c) a natureza, tipologia e grau de efetividade das distintas estratégias de enfrentamento que adotam diferentes tipos de população; d) a relação entre apoio social percebido e as estratégias e estilos de enfrentamento adotadas pela amostra; e) traduzir e validar os instrumentos utilizados no Brasil. O estudo internacional contribuirá para o conhecimento profundo, sistemático e integral destes fenômenos e servirá para melhorar a implantação de políticas, planos, programas e ações concretas destinados à luta contra o trabalho precário e o desemprego.

As análises de seus resultados já resultaram na parceria em publicações na forma de capítulo de livro e de artigos científicos. Entretanto, análises ainda serão realizadas, devendo gerar novas publicações. O projeto teve as suas primeiras etapas desenvolvidas na UFMG e, atualmente, se desenvolve na UNISANTOS. Segue com a parceria com o grupo de pesquisa coordenado por Esteban Agulló-Tomás na Universidad de Oviedo (ES), bem como da Profa. Camila Heleno da UFVJM.

DESENVOLVIMENTO, FUNÇÃO SIMBÓLICA E INCLUSÃO    

Responsável pelo projeto: LUANA CARRAMILLO GOING

Descrição: O projeto, com base na investigação interdisciplinar, busca pesquisar o desenvolvimento humano, os sistemas complexos cognitivos e a inclusão, com recorte sobre o desenvolvimento da função simbólica em uma visão cognitiva interacionista, quanto à evolução dos jogos de imitação, simbólico e de regra, investigando a relação entre a representação da função simbólica e a relação epistemológica do sujeito isto é, como o conhecimento se origina e se transforma em relação aos valores sociais, intelectuais e morais e o processo de inclusão. Tem como foco pesquisar a linguagem onírica e a ludicidade no período dos anos iniciais da escolarização, momento em que a escola proporciona para a criança o aprendizado da leitura e da escrita e no qual ela estabelece relação entre a oralidade e a escrita das palavras.

O objetivo é verificar se há correlação entre o trabalho com a linguagem simbólica e a construção de uma atenção plena, que redirecione a atenção multifocal de crianças com dificuldades de aprendizagem. Investigar os processos de cognição humana, em seus aspectos de desenvolvimento. Por meio da pesquisa qualitativa. Propõe uma abordagem através de múltiplos enfoques e terá como foco verificar se as distintas linguagens simbólicas folclóricas utilizadas como instrumentos investigativos, promovam após a analisar dos resultados, o desenvolvimento da concentração, da leitura e da escrita, da empatia e do respeito as diferenças entre os pares, nos anos iniciais da escolarização. A meta é desenvolver pesquisas que produzam resultados significativos para a qualificação de profissionais que atuam na educação do ensino fundamental ou em espaços socioeducacionais, que necessitam aprofundar conhecimentos sobre a infância, a alfabetização, a educação especial, no seu sentido amplo. E também que possibilitem a proposição de ações de formação de recursos humanos preparados para o desenvolvimento de sistemas de avaliação nos diversos contextos educacionais.

Trata-se de um projeto abrangente cujo caráter conceitual visa fomentar a discussão, a pesquisa e publicações. Projetos específicos estão em fase de elaboração e passarão a integrar a produção científica, que contará com a participação de professores e alunos, da Graduação e da Pós-Graduação. O Projeto dá continuidade ao Grupo de Pesquisa (2007-2011) Lúdico, Cognição e Saúde – LÚDICOS, que desenvolveu pesquisas com o foco no Brincar e suas relações com o desenvolvimento cognitivo e a saúde no ciclo vital, em diferentes contextos, como os de unidades de saúde, familiar, escolar e de lazer. Pesquisas desenvolvidas no Programa: “Projeto Amigo”. Tem também interligação acadêmica com a linha de pesquisa “Ensino Aprendizagem no Ensino Fundamental” e com a linha “Déficit de aprendizagem e genética médica” Está integrado com o GT da ANPEPP “Brinquedo, Aprendizagem e Saúde”, com a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), e com a International Toy Library Association (ITLA).

Trabalhos de Conclusão associados:          

  • DISSERTAÇÃO: “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COLABORATIVAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO” — PTTs: A – CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL – “FORMAÇÃO DOCENTE SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)” — B – MATERIAL DIDÁTICO – “SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM): APOIO AO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA ESTUDANTES COM TEA” – NEIDE MARIA SANTOS – 27/02/2021
  • DISSERTAÇÃO: EDUCAÇÃO E NEUROCIÊNCIAS: contribuições para o desenvolvimento psicomotor na primeira infância numa escola municipal de Santos — PTT EDUCAÇÃO E NEUROCIÊNCIAS: contribuições para práticas pedagógicas e psicomotoras na primeira infância. – ANA MARIA FERREIRA PRODUTO, PROCESSO OU TÉCNICA – 25/04/2024
  • DISSERTAÇÃO: ESPAÇOS EDUCATIVOS DE INTERCÂMBIO INTERSETORIAL: DO ENCONTRO À PARTILHA — PTT CÍRCULOS VIVENCIAIS INTERSETORIAIS: A BUSCA PELO BEM-ESTAR DA COMUNIDADE EDUCATIVA – KELI HARO BENETTON – 27/04/2023
  • DISSERTAÇÃO: “MEDIAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA: UM ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS CRÍTICAS E REFLEXIVAS” – CAMILA ANGELA CARVALHO DE OLIVEIRA PRODUTO – 29/10/2024
  • DISSERTAÇÃO: “PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA PREVENIR CASOS DE BULLYING E CYBERBULLYING ENTRE ADOLESCENTES” — PTT: CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL – “ASSEMBLEIA DE PROCESSOS DECISÓRIOS” CLAUDIA BENITEZ MARTINEZ DOS REIS – 19/02/2021
  • DISSERTAÇÃO: PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: FUNDAMENTO TEÓRICO-CIENTÍFICO OU EVIDÊNCIA COMPORTAMENTAL?– PTT CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA: TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE, UMA REALIDADE NA ESCOLA – ELYSANGELA TEIXEIRA SOARES DA FONSECA – 27/04/2023

PROJETO DE INCLUSÃO PROFISSIONAL PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO – VIVER SEM LIMITES  

Responsável pelo projeto: LUANA CARRAMILLO GOING

Descrição: 1. O Projeto de Inclusão Profissional para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo – Viver Sem Limites envolve dois programas da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Católica de Santos, sendo em Saúde Coletiva e em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas. A proposta de ação em extensão na pós-graduação de Inclusão Profissional tem como foco fomentar pesquisas a serem desenvolvidas nos referidos Programas, com vistas a um trabalho de natureza interdisciplinar e dialógico com os diversos setores empresariais, na busca da consolidação da inclusão profissional na Região Metropolitana de Santos para jovens e adultos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O objetivo do projeto é consolidar a integração do ensino, pesquisa e extensão no âmbito da pós-graduação com um projeto de inclusão profissional para as pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo de forma a desenvolver a integração social plena e a qualidade de vida por meio da inclusão profissional. Busca promover a produção científica qualificada atenta aos possíveis impactos, a longo prazo, para com as organizações e instituições proponentes e subsidiar a proposição e elaboração de políticas públicas no contexto social da Baixada Santista, a partir dos resultados obtidos.

A proposta apresentada para o PROEXT-PG Projeto de Inclusão Profissional para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo – Viver Sem Limites, é um subprojeto do Programa de Desenvolvimento para Inclusão profissional de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, programa institucional de extensão universitária da Universidade Católica de Santos. O programa se encontra em processo de implementação, envolvendo campos do saber articulados com espaços de trabalho em organizações e instituições da Região Metropolitana de Santos, com a participação do Poder Público. O projeto de Inclusão Profissional para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo – Viver Sem Limites que está sendo apresentado para o PROEXT-PG tem como base o Decreto 11.793, de 23 de novembro de 2023 que institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite. Os pontos destacados do Art.3º corroboram para fundamentar teoricamente parte das pesquisas da pós-graduação, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática verificando-se o resultado do Decreto 11.793, em âmbito nacional e uma análise comparativa com os resultados obtidos, na região da Baixada Santista.

No eixo 1: “Gestão e Participação Social. Aprimorar a gestão pública para garantir plena participação e exercício da cidadania das pessoas com deficiência”. Levantamento documental nacional sobre o desenvolvimento de ações inclusiva e a comparação desses resultados relacionados a região sobre os temas abaixo:
• Pactuação e lançamento do Novo Viver Sem Limite em todos os Estados e DF- MDHC.
• Pactuação com Estados para cumprimento do protocolo nacional de atendimento de denúncias de violações de direitos de pessoas com deficiência- MDHC.
• Lançamento do Portal do Observatório de Monitoramento das Ações do Novo Viver sem Limite- MDHC.
• Constituição do Fórum Nacional de Gestores de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência – MDHC.

No Eixo 2: “Enfrentamento ao Capacitismo e a Violência”. Os programas de Pós-graduação da Universidade Católica de Santos, poderão colaborar com pesquisas teóricas que tenham o objetivo de verificar se está se concretizando as propostas abaixo e de que maneira está sendo enfrentado na região.
• Formação de 8.250 professores de salas comuns na “Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva” MEC.
• Campanha no Disque Direitos Humanos (Disque 100) para denúncias de capacitismo MDHC.
• Protocolo de atendimento e encaminhamento de denúncias de violações de direito de pessoas com deficiência MDHC.

Eixo 3. “Acessibilidade e Tecnologia Assistiva Promover a Acessibilidade Universal e o Acesso a Tecnologias Assistivas”. Quanto ao Eixo 4 “Promoção do Direito à Educação, à Assistência Social, à Saúde e aos demais Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais”. “Fomentar o acesso das pessoas com deficiência a direitos econômicos, sociais, culturais, ambientais e outros”. A proposta busca por meio da pesquisa bibliográfica fazer um levantamento dos contratos de trabalho na Região Metropolitana de Santos, tendo como norteadores os seguintes itens:
• Promover 120.000 novos contratos de trabalho de Pessoas com Deficiência ou reabilitadas do INSS em empresas obrigadas a cumprirem a Lei de Cotas TEM.
• 5.772 Mutirões de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência (Dia D do emprego da Pessoa com Deficiência) nas 27 Unidades da Federação – TEM. Justifica-se a preocupação desse processo inclusivo uma vez que a etimologia do TEA vem sendo questão relevante para estudos na atualidade.

DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS E VIAS DE PARTO

Responsável pelo projeto: MIRIA BENINCASA GOMES

Descrição: A realidade obstétrica no país vem sofrendo alterações significativas nos últimos dois anos. Se, até 1970 os partos tendiam a ser, predominantemente, partos normais (75%), a partir de então, foi crescente o número de cesarianas no país e no mundo. Em 2014, o número de partos cirúrgicos no Brasil chegou a ser de 52% dos nascidos aquele ano, apesar da Organização Mundial de Saúde preconizar que índices superiores a 15% de partos cirúrgicos não indicam proteção à mãe e ao bebê. (WHO, 2014). Os resultados indicaram que a Cesárea Eletiva sem trabalho de parto está associada a prejuízos nas respostas imunológicas de curto prazo, tais como a expressão reduzida de marcadores inflamatórios no recém-nascido. Crianças nascidas por Cesárea Eletiva sem trabalho de parto também enfrentam um maior risco de desenvolver doenças autoimunes tais como asma, alergias, diabetes tipo 1, e doença celíaca.

Os objetivos deste estudo são: avaliar o desenvolvimento psicológico de bebês de 0 a 36 meses; comparar o desenvolvimento psicológico de bebês nascidos de cesárea eletiva e parto normal; Investigar, com as mães, as condições socioeconômicas da família, a via de parto e a história de saúde do bebê; verificar, com cuidadores, o desenvolvimento comportamental e socioafetivo dos bebês enquanto estão nas instituições. Para atingir estes objetivos serão avaliados 200 bebês em creches da prefeitura de São Bernardo do Campo: 100 nascidos de cesárea eletiva e 100 nascidos de parto normal. Os instrumentos utilizados serão: dois questionários, um para ser respondido pela mãe, outro pelo cuidador da creche e a escala de avaliação de bebês Bayley Scales of Infant Development. Estes dados serão analisados estatisticamente. A previsão para o desenvolvimento da pesquisa é de 24 meses após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

Trabalhos de Conclusão associados:          

  • DISSERTAÇÃO: O BRINCAR LIVRE DOS BEBÊS EM ESPAÇOS POTENCIALIZADORES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR — PTT 1- MANUAL PARA FAMILIARES O BRINCAR E O MOVIMENTO LIVRE DOS BEBÊS 2- MATERIAL DIDÁTICO KIT SENSORIAL PARA BEBÊS 3- E-BOOK: INSPIRAÇÕES DA ABORDAGEM PIKLER NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DE BEBÊS NA CRECHE – INTERVENÇÕES NOS ESPAÇOS E MATERIAIS OFERECIDOS AOS BEBÊS E RELATO DE ESTUDO DE CASO – VALERIA MARIANO DE LIMA – 25/04/2024
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: DA TEORIA À PRÁTICA, UM CAMINHO DE POSSIBILIDADES NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS – KATIA APARECIDA GUIMARAES RAMIRES – 20/02/2024

HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À GESTAÇÃO, PARTO, NASCIMENTO E PÓS-PARTO   

Responsável pelo projeto: MIRIA BENINCASA GOMES

Descrição: Trata-se de uma pesquisa que pretende investigar aspectos relacionados ao ciclo-gravídico-puerperal e o desenvolvimento de crianças até 42 meses. Inclui-se, neste projeto, avaliação e implantação de programas e intervenções interdisciplinares com: – gestantes, – casais, – acompanhamento de parto, – formação de família, família, – mulheres durante o pós-parto, – relação mãe e bebê, – desenvolvimento de bebês e crianças até 42 meses; – parentalidade e – conjugalidade.

Trabalho de Conclusão associado:

  • AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DO PRÉ-NATAL INTEGRAL ONLINE     LIGIA MOMESSO CARRACA – 21/05/2024

PSICOLOGIA E PÓS MODERNIDADE

Responsável pelo projeto: THALITA LACERDA NOBRE

Descrição: Este projeto de pesquisa tem o intuito de compreender os aspectos psicológicos que perpassam o sujeito na pós modernidade. busca-se, com isso, compreender as relações permeadas pelo desenvolvimento da tecnologia da comunicação e da informação e o mal-estar atual que acomete as sociedades atuais.

Trabalhos de Conclusão associados:          

  • DISSERTAÇÃO — “O VÍDEO GAME COMO DISPOSITIVO PARA A SOCIALIZAÇÃO DE JOVENS ADULTOS” — PTT: TECNOLOGIA SOCIAL: “GAMERS CONVERSANDO SOBRE A VIDA: UMA PROPOSTA DE PLANTÃO PSICOLÓGICO VIRTUAL” – PAMELLA SANCHEZ MELLO – 26/02/2021
  • DISSERTAÇÃO: A LIBERDADE (IM)POSSÍVEL NA DEFINIÇÃO DO VOTO — PTT TECNOLOGIA SOCIAL: A IMPRENSA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CIDADÃ – RAFAEL DOS SANTOS OLIVA – 14/02/2023
  • DISSERTAÇÃO: O MAL-ESTAR AO REDOR: UM OLHAR PSICANALÍTICO SOBRE A CIDADE EM KLEBER MENDONÇA FILHO — PTT: A comunidade ao redor: uma estratégia para a escuta dos sujeitos através do cinema – MARCIO RODRIGO DA SILVA BARROS – 06/12/2022
  • DISSERTAÇÃO: O PSICANALISTA E OS DESAFIOS DA CULTURA NA CONTEMPORANEIDADE – PRISCILLA ALVES FERNANDES DOS SANTOS – 17/09/2024
  • DISSERTAÇÃO: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO: LIMITES E POSSIBILIDADES DO EMPREGO APOIADO COMO REFERÊNCIA DE POLÍTICA PÚBLICA ANTICAPACITISTA — PTT: CAPACITAÇÃO ANTICAPACITISTA – JENIFFER FARIAS DE SOUZA – 23/08/2022
  • DISSERTAÇÃO: PROGRAMA ACOLHE MÃE: OS EFEITOS DA INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA GRAVIDEZ NO SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE – PTT: PROGRAMA ACOLHE MÃE – THAYNA MAYARA CARNEIRO DA SILVA – 12/12/2023
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