O Programa de Mestrado em Saúde Coletiva possui o compromisso de formar, em sua área de concentração, Saúde, Ambiente e Mudanças Sociais,  profissionais capazes de desenvolver pesquisas e exercer a docência, transmitindo experiência científica e contribuindo para o fortalecimento da área na região da Baixada Santista.

O Mestrado em Saúde Coletiva foi recomendado pela Capes em 12/11/2004 e recebeu nota 4 na avaliação trienal 2010-2014. O curso é reconhecido pela Portaria MEC nº 1.077 DE 31/082012 – D.O.U. de 13/09/2012.

O projeto se alicerçou na experiência acumulada pela Universidade em diversas frentes, notadamente nos cursos de graduação da área da Saúde; nas atividades de extensão voltadas à região e ao sistema de saúde; nos numerosos cursos de especialização realizados na área; e nos grupos isolados de pesquisa existentes na Universidade Católica de Santos, especialmente aqueles vinculados à questão ambiental – candente na região – e que reconheceram no campo da Saúde Coletiva mais do que uma possibilidade de um diálogo, a potencialidade inovadora de sua articulação nos campos teórico, empírico e de intervenção na realidade regional.

Desse modo, o Mestrado em Saúde Coletiva visa dar continuidade ao projeto da Católica de Santos de constituir um núcleo acadêmico de docentes e pesquisadores que produzam conhecimento, dialogando com o conjunto das preocupações teóricas pertinentes ao campo, especialmente aquelas que encontram na Região Metropolitana da Baixada Santista, um terreno empírico promissor.

OBJETIVOS
Produzir conhecimento científico sobre a realidade de saúde da Baixada Santista;
Formar profissionais para os quadros docentes de instituições de ensino superior, capacitando-os para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e docência (veja os grupos de pesquisa do programa);
Capacitar profissionais que atuam na área da Saúde, no campo da Saúde Coletiva, para que possam fazer frente às exigências da complexa realidade atual do setor;
Incorporar docentes e alunos da graduação às atividades de pesquisa, promovendo a integração deles com a pós-graduação.

COORDENADORA
Profª. Drª. Cláudia Renata dos Santos Barros

SECRETARIA ACADÊMICA
Campus Dom Idílio José Soares
Atendimento: De 2ª a 6ª-feira, das 9h às 11h30 e das 17h às 21h; aos sábados, das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30
Telefone: (13) 3205-5555 – ramal 1388
E-mail: saudecoletiva@unisantos.br