PROFESSORA RESPONSÁVEL

8  h/a

Campus Dom Idílio José Soares

OBJETIVO
Permitir ao aluno conhecer os benefícios e a importância de uma boa noite de sono e ter ferramentas para cuidar e prevenir as consequências negativas que as noites mal dormidas podem gerar a curto e longo prazo;
Introduzir aspectos do sono normal e as individualidades biológicas;
Esclarecer a relação qualidade/quantidade de sono;
Explorar o conhecimento sobre o sono, a relação com saúde, exercício físico e qualidade de vida;
As consequências negativas a curto e longo prazo de alterações no padrão de sono, como por exemplo a relação do sono e a obesidade;
Aprender a aplicabilidade (parte prática) das ferramentas subjetivas (questionários) capazes de identificar as queixas de sono, tornando-as ferramentas práticas para serem utilizadas no dia-a-dia, na avaliação clínica;
Capacitar o aluno a orientar a prática baseada em evidências, tornando-o capaz de identificar e corrigir ações importantes para manter/melhorar a qualidade do sono.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais da área da saúde e todos aqueles que tiverem interesse em descobrir como cuidar do sono e evitar as consequências negativas das noites mal dormidas.

CONTEÚDO
Sono e Saúde
Fisiologia e Biologia do Sono
Intervalo
Consequências da Privação de Sono
Sono e Exercício Físico
Almoço
Sono e Obesidade
Intervalo
Avaliação Subjetiva e Objetiva do Sono – Teoria e Prática

OBSERVAÇÕES
A Universidade se reserva o direito de alterar o cronograma e o corpo docente.
Documentação necessária para quem não é aluno da Católica de Santos: cópias do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento.
A inscrição presencial só poderá ser efetuada pelo interessado no curso, ou por pessoa munida de procuração autenticada em cartório.
A efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento do boleto da 1ª. parcela e entrega da documentação exigida.

OUTRAS INFORMAÇÕES
Departamento de Atendimento Integrado