PROFESSOR RESPONSÁVEL

20 h/a

Campus Dom Idílio José Soares

Objetivo Geral:
Desenvolver competências em planejar, coordenar, orientar e intervir nos processos produtivos visando a eficiência na utilização de matérias primas, água e energia, e, a não geração, reciclagem ou minimização de resíduos.
Objetivos Específicos:
Conhecer os conceitos de: metodologias, técnicas e ferramentas expressas em casos reais;
Planejar situações de segurança no manuseio do material poluente;
Coordenar Equipes de Trabalho de intervenção nos processos produtivos;
Propor rotinas de trabalho que visem alcançar os princípios da Produção Limpa e a Legislação Ambiental vigente.

PÚBLICO-ALVO
O curso tem como público-alvo discentes dos curso de Engenharias e Química Tecnológica da Universidade Católica de Santos, e também os estudantes e profissionais externos à UNISANTOS que tenham interesse em conhecer processos de produção limpa, logística reversa e sustentabilidade.

CONTEÚDO
A questão ambiental: uma breve abordagem histórica que resultou na produção limpa
Introdução e conceitos iniciais de produção limpa e tecnologias limpas.
Conceito de sustentabilidade e sua relação com a P + L.
Principais problemas ambientais relacionados à produção industrial
Identificação das fontes geradoras de resíduos.
Resíduos sólidos, efluentes e emissões gasosas: reciclagem, destinação e tratamento
Prioridades nas aplicações dos conceitos de produção mais limpa, envolvendo geração de resíduos, reciclagem interna e externa, tratamento e destinação.
Racionalização do uso de insumos: uso racional de água, energia e matéria prima.
Relação entre Produção Limpa e Engenharia Verde.
Produção e consumo sustentáveis.
Matriz Energética: Análise de impactos ambientais, sociais e econômicos na substituição de energias convencionais por energias renováveis.
Projeto e implantação da Produção Limpa em um processo produtivo.

OBSERVAÇÕES
A Universidade se reserva o direito de alterar o cronograma e o corpo docente.
Documentação necessária para quem não é aluno da Católica de Santos: cópias do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento.
A inscrição presencial só poderá ser efetuada pelo interessado no curso, ou por pessoa munida de procuração autenticada em cartório.
A efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento do boleto da 1ª. parcela e entrega da documentação exigida.

OUTRAS INFORMAÇÕES
Departamento de Atendimento Integrado