PROFESSORA RESPONSÁVEL

10 h/a

Campus Dom Idílio José Soares

Objetivo geral:
– Contribuir com a formação de cristãos para a missão política, despertando para uma participação ativa na discussão e controle social de políticas públicas, visando a construção de uma sociedade justa e solidária.
Objetivos específicos:
– Impulsionar e fortalecer a participação de leigos e leigas da Baixada Santista nos Conselhos Municipais e no controle social das políticas públicas;
– Ampliar o repertório sobre a função dos Conselhos Municipais;
– Discernir o papel da Igreja dentro do cenário político local; e
-Inculturar-se das realidades sociais da Diocese/Baixada Santista à luz da Doutrina Social da Igreja.

PÚBLICO-ALVO
Lideranças das comunidades, pastorais sociais, movimentos e organismos eclesiais, conselheiros municipais cristãos, pastorais dos colégios católicos da Baixada Santista e demais interessados.

CONTEÚDO
– Aula inaugural com café de acolhida, apresentação da proposta e fala de representante da Diocese.
– Encontro: Defesa e promoção de direitos.
– Cidadania, Ética e Direitos Humanos.
– Doutrina Social da Igreja e Doc. 105 (CNBB).
– Função e análise de conjuntura os Conselhos Municipais no âmbito do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças, Adolescentes e Jovens.
-Perfil Político do cidadão cristão.
-Gestão Participativa.
-Gestão Pública, orçamento participativo e controle social.

OBSERVAÇÕES
A Universidade se reserva o direito de alterar o cronograma e o corpo docente.
Documentação necessária para quem não é aluno da Católica de Santos: cópias do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento.
A inscrição presencial só poderá ser efetuada pelo interessado no curso, ou por pessoa munida de procuração autenticada em cartório.
A efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento do boleto da 1ª. parcela e entrega da documentação exigida.

OUTRAS INFORMAÇÕES
Departamento de Atendimento Integrado