CARGA HORÁRIA
12 h/a

Campus Dom Idílio José Soares

OBJETIVO
A oficina objetiva o desenvolvimento da comunicação eficaz do participante, aprimorando a qualidade do uso de sua voz/fala em diferentes estilos de apresentação vocal/locução, a partir de diversas técnicas vocais e corporais. Destina-se ao profissional que usa a voz em seu cotidiano, seja ele um comunicador ou não (tradutor intérprete, jornalista, advogado e publicitário, entre outros). O foco da oficina é a melhoria da respiração, dicção, articulação, leitura e interpretação de textos em diferentes contextos (rádio, telejornalismo, conto e publicitário).

PÚBLICO-ALVO
Estudantes de Comunicação Social, Direito, Tradução e Interpretação e cursos afins

CONTEÚDO
Apresentação do curso e da turma
Perfil do comunicador
Leitura em voz alta: da linearidade à interpretação
Vícios de oralidade
Exercícios para melhorar a entonação e a ênfase da fala e voz
Prática: leitura de textos gravados em estúdio: intenção
Avaliação de desempenho
Os cuidados com a voz
Exercícios de respiração e aquecimento vocal
A certeza do que se fala e como se fala
Preparação e interpretação de textos para rádio, publicitários e textos narrativos
Prática: leitura/locução de textos em estúdio
Avaliação de desempenho
Telejornalismo: postura e segurança
A apresentação diante da câmera
Interpretação de textos para a TV: credibilidade
O que fazer com as mãos?
Aulas práticas com gravações em estúdio
Avaliação final de desempenho

OBSERVAÇÕES
• A Universidade se reserva o direito de alterar o cronograma e o corpo docente.
• Documentação necessária: cópias do RG, CPF.
• A inscrição presencial só poderá ser efetuada pelo interessado no curso, ou por pessoa munida de procuração autenticada em cartório.
• A efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento do boleto da 1ª. parcela e entrega da documentação exigida.

OUTRAS INFORMAÇÕES
Departamento de Atendimento Integrado