PROFESSORA RESPONSÁVEL

16 h/a

Campus Dom Idílio José Soares

OBJETIVO
O curso objetiva introduzir os alunos à linguagem musical, aproximando-os de conceitos técnicos (propriedades do som, organologia e acústica), estruturais (notação e forma) e históricos (acerca da Música Ocidental e da Música Popular Brasileira). A partir desta imersão, será possível enxergar a música enquanto uma ferramenta de trabalho em potencial, capaz de ser aplicada em variadas áreas do conhecimento.

PÚBLICO-ALVO
Estudantes e profissionais não-músicos interessados em aplicar a linguagem musical em sua área de trabalho.

CONTEÚDO
O som como fenômeno acústico: altura, duração, intensidade e timbre
Conhecendo os diferentes instrumentos musicais e suas características acústicas e sonoras
Breve histórico da música ocidental
Notação, forma e estrutura
Consonância, dissonância, som e ruído: as diferentes sensações provocadas no ouvinte
Breve histórico da música popular brasileira
Escutando a música dos séculos XX e XXI
Revisão do conteúdo a partir de um estudo dirigido

OBSERVAÇÕES
A Universidade se reserva o direito de alterar o cronograma e o corpo docente.
Documentação necessária para quem não é aluno da Católica de Santos: cópias do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento.
A inscrição presencial só poderá ser efetuada pelo interessado no curso, ou por pessoa munida de procuração autenticada em cartório.
A efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento do boleto da 1ª. parcela e entrega da documentação exigida.

OUTRAS INFORMAÇÕES
Departamento de Atendimento Integrado