PROFESSOR RESPONSÁVEL

16 h/a

Campus Dom Idílio José Soares

OBJETIVO
Apresentar um novo conceito de desenvolvimento que amplie seus conhecimentos para os campos de hardware, big data e infraestrutura de comunicação.

PÚBLICO-ALVO
Estudantes do ensino médio, preferencialmente que tenham afinidade com a área de exatas; estudantes do ensino médio técnico, graduação ou pós-graduação, todos de cursos da área de exatas. Pré-requisitos mínimos são noções básicas de microinformática e raciocínio lógico.

CONTEÚDO
IoT – Internet of Things:
– Introdução, Conceito, História e Arquiteturas
– Periféricos, Devices Monolíticos e Devices Ramificados
– Gateways e/ou concentradores, Cloud e Aplicações
Raspberry Pi (SO/Softwares)
– Introdução e História
– Tipos de Hardware; Sistema Operacional (Tipos de SO)
– Raspbian; Instalando o Linux Raspbian
– Configurações iniciais, Configuração de periféricos
– Usando o Terminal no Linux, Primeiros Comandos
– A Ferramenta APT, Conexões SSH e SCP
Node Red (História e Instalação)
– Programação em Fluxo (Nodes de Entrada, Nodes de Saída, Nodes para Tratamentos de Dados,
– Nodes para Tratamento de Fluxo, Nodes de Acesso Avançado e Nodes Raspberry PI
Eletrônica (Energia Elétrica. O que é o GPIO? Node Red com GPIO (Atuadores); Node Red com GPIO (Sensores)
– Construção de Interface Web para controle Local; Apresentação de leitura dos sensores;
– Acionamentos de Atuadores; Protocolo MQTT;
– Cloud (IBM Cloud); Criação de dashboard in cloud; Apresentação de leitura dos sensores;
– Acionamentos de Atuadores; Criação Bot Telegram;
– Projeto Final: Controle por voz para acionamento de lâmpadas e motores via comandos em linguagem natural.

OBSERVAÇÕES
A Universidade se reserva o direito de alterar o cronograma e o corpo docente.
Documentação necessária para quem não é aluno da Católica de Santos: cópias do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento.
A inscrição presencial só poderá ser efetuada pelo interessado no curso, ou por pessoa munida de procuração autenticada em cartório.
A efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento do boleto da 1ª. parcela e entrega da documentação exigida.

OUTRAS INFORMAÇÕES
Departamento de Atendimento Integrado