PROFESSOR RESPONSÁVEL

8 h/a

Campus Dom Idílio José Soares

Objetivo Geral:
Desenvolver competência especial relacionada aos processos de produção, envolvendo conceitos de Química Verde e Engenharia Verde.
Objetivos Específicos:
Refletir a partir da correlação entre processos industriais e outros setores de produção e prestação de serviços;
Analisar a partir do conceito de sustentabilidade as ações a serem empreendidas em seu cotidiano de trabalho;
Propor, a partir do material dos Estudos de Caso, ações que se valham de logística reversa e desenvolvimento sustentável.

PÚBLICO-ALVO
O curso apresenta como público-alvo estudantes de diferentes cursos da Universidade, principalmente Engenharias de Produção e Ambiental, e também graduandos em Química Tecnológica. Profissionais do mercado que apresentem interesse em conhecer processos de produção aliados aos conceitos de Engenharia Verde e Química Verde.

CONTEÚDO
Conceitos de Poluição Natural e Antropogênica
Principais poluentes industriais
Principais problemas ambientais
Fontes renováveis de energia e combustíveis alternativos
Água de reuso
Destino do lixo e seus principais poluentes
Metais pesados e Diretiva RoHS
Logística Reversa
Tecnologia da Produção Limpa
Reciclagem e os 5 R’s
Princípios da Química Verde
Princípios da Engenharia Verde
Estudo de Casos.

OBSERVAÇÕES
A Universidade se reserva o direito de alterar o cronograma e o corpo docente.
Documentação necessária para quem não é aluno da Católica de Santos: cópias do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento.
A inscrição presencial só poderá ser efetuada pelo interessado no curso, ou por pessoa munida de procuração autenticada em cartório.
A efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento do boleto da 1ª. parcela e entrega da documentação exigida.

OUTRAS INFORMAÇÕES
Departamento de Atendimento Integrado