CARGA HORÁRIA
15  h/a

Campus Dom Idílio José Soares

OBJETIVO
1- Fomentar reflexões linguísticas acerca de como se dá o desenvolvimento da fala infantil, desde o balbucio até as primeiras palavras, tanto em crianças monolíngues quanto em crianças bilíngues;
2- Fornecer subsídios teóricos para práticas e intervenções docentes que devem ser pautadas no desenvolvimento fonológico e lexical da criança;
3- Conhecer e discutir os desvios fonológicos por meio da comparação entre a aquisição típica e a aquisição atípica.

PÚBLICO-ALVO
Professores da educação básica de escolas regulares e bilíngues (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) e graduandos/graduados em Letras ou Pedagogia. Não há pré-requisitos para o curso, o que possibilita também a inscrição de pessoas leigas à área, mas interessadas no assunto.

CONTEÚDO
Aula 1: Fundamentos de fonologia – percepção, articulação e categorização dos sons da língua;
Aula 2: Aquisição fonológica típica – vogais, consoantes, processos fonológicos e estrutura silábica;
Aula 3: Aquisição lexical – recortando o contínuo sonoro da fala;
Aula 4: Comparando a aquisição fonológica típica e atípica – desvios e atrasos fonológicos;
Aula 5: Aquisição bilíngue – relatos de pesquisas; mitos e verdades.

OBSERVAÇÕES
A Universidade se reserva o direito de alterar o cronograma e o corpo docente.
Documentação necessária para quem não é aluno da Católica de Santos: cópias do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento.
A inscrição presencial só poderá ser efetuada pelo interessado no curso, ou por pessoa munida de procuração autenticada em cartório.
A efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento do boleto da 1ª. parcela e entrega da documentação exigida.

OUTRAS INFORMAÇÕES
Departamento de Atendimento Integrado