PROFESSORA RESPONSÁVEL

48  h/a

Campus Dom Idílio José Soares

OBJETIVOS
• Preparar o profissional da saúde do ponto de vista teórico e técnico para agir em situações adversas e caóticas que envolvam situações de risco de vida e de emergência;
• Apresentar os aspectos multiculturais, midiáticos e éticos envolvidos no atendimento às populações em situações de emergência e desastres;
• Estimular e discutir a necessidade de autocuidado e autoconhecimento para evitar identificação com população atingida.

Estudantes de penúltimo e último ano e graduados em cursos de Saúde e Educação.

CONTEÚDO
• Conceito de desastre, catástrofe, crise e emergência
• O trauma e seus efeitos
• Ansiedade e angústia – Definição e manejo técnico
• Estresse, exaustão emocional, síndrome de Burnout e transtorno do estresse pós-traumático
• Perda, morte, luto e luto traumático
• Atendimento às famílias enlutadas
• Acompanhamento das equipes de salvamento
• Intervenções psicossociais: práticas e setting
• Interferência da mídia
• Aspectos multiculturais
• Preparo técnico, ético e pessoal
• Limites e características dos profissionais
• Simulado

OBSERVAÇÕES
A Universidade se reserva o direito de alterar o cronograma e o corpo docente.
Documentação necessária para quem não é aluno da Católica de Santos: cópias do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento.
A inscrição presencial só poderá ser efetuada pelo interessado no curso, ou por pessoa munida de procuração autenticada em cartório.
A efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento do boleto da 1ª. parcela e entrega da documentação exigida.

OUTRAS INFORMAÇÕES
Departamento de Atendimento Integrado