banner---posdoutorado

O Programa de Pós-Doutorado da Católica de Santos estabelece estágios de pesquisa de brasileiros ou estrangeiros que tenham título de doutorado. Esses estágios são desenvolvidos por tempo determinado junto aos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade, sob a supervisão permanente dos respectivos quadros docentes.

Os estágios devem permitir o desenvolvimento de estudos de alto nível relacionados a projetos ou grupos de pesquisa da Pós Stricto Sensu.

O Programa de Pós-Doutorado se fundamenta no reconhecimento de que os estágios de pesquisa são de especial relevância para a formação de recursos humanos, e também para o fortalecimento dos próprios programas de Mestrado e Doutorado da Universidade, na medida em que contribuem para as linhas, os projetos e os grupos de pesquisa.

CANDIDATOS

O candidato ao pós-doutoramento deve ser portador de título de doutor por um período mínimo de dois anos. Ele tem que demonstrar que possui produção científica no patamar desejado nesse estágio de desenvolvimento acadêmico.

Um dos meios principais para isso é a comprovação de artigos científicos publicados em revistas especializadas, depois do doutoramento.

PLANEJAMENTO

O plano de estágio de pesquisa de pós-doutorado está intrinsecamente ligado às linhas, projetos e grupos de pesquisa do programa e do docente supervisor. Nesse plano devem constar os objetivos, as metas e os resultados esperados, além do detalhamento e o cronograma das atividades de pesquisa a serem executadas, mostrando a contribuição que pode trazer para o programa.

O estágio de pesquisa de pós-doutoramento pode ser executado em até 12 meses, se possuir vínculo com uma instituição de ensino. Se o pós-doutorando for beneficiário de algum programa de fomento, esse prazo pode ser superior.

PROCESSO SELETIVO

O estágio de pesquisa pós-doutoral será oferecido periodicamente pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Ela fixará o número de vagas para cada programa, bem como os requisitos gerais para os candidatos e planos de pesquisa.

Cada Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu é responsável por gerir o respectivo processo de seleção dos ocupantes das vagas disponibilizadas.