VENHA FAZER UM DOS
CURSOS MAIS PREMIADOS
DO PAÍS E O MELHOR
DA REGIÃO

PARCERIAS ESTRATÉGICAS

O Curso de Licenciatura em HISTÓRIA da UNISANTOS, por meio de formação sólida e de qualidade, forma profissionais para atuar nas áreas de Educação, cultura, e memória do patrimônio histórico e artístico. Os profissionais da área também atuam fortemente na produção de conteúdos didáticos digitais, e na produção, em diferentes linguagens, de conhecimento histórico voltado a públicos amplos, por meio das redes sociais e das tecnologias digitais de informação e comunicação. Além do ensino, o profissional da área da História estará apto a participar de atividades de pesquisa sobre patrimônio histórico da região.
Período Noite
Duração 8 semestres
Conceito Enade 4

FORMAÇÃO INOVADORA

A UNISANTOS é uma instituição de pesquisa que valoriza o espírito investigativo e a inovação, e entende o desenvolvimento do espírito científico como fundamental para uma formação completa e um diferencial decisivo no mundo globalizado em que vivemos. Por meio do Programa de Iniciação Científica e das Atividades Curriculares de Pesquisa, inseridos e articulados com as estruturas curriculares, todo estudante da UNISANTOS é um pesquisador.

Comprometida com a formação do aluno, a UNISANTOS promove a extensão universitária por meio de diversos serviços e projetos desenvolvidos pelos estudantes, durante a formação. São oportunidades para desenvolver novas competências, adquirir experiências práticas e participar do encaminhamento de soluções para problemas e questões sociais. Por meio desses projetos, a Universidade estimula o desenvolvimento de valores como cidadania, ética, responsabilidade, cultura da paz, respeito ao próximo, solidariedade e justiça, entre outros.

A proposta do Percurso Formativo é de oferecer módulos gratuitos e opcionais que contribuem para uma formação inovadora. Na UNISANTOS, o estudante tem a oportunidade de diferenciar sua formação, antecipando as tendências do mercado, agregando diferentes habilidades e buscando novos caminhos ainda durante a graduação. São percursos criados para garantir maior empregabilidade e as características do profissional do futuro.

Veja alguns exemplos de Percursos Formativos Opcionais:

ESCOLHA UM CURSO

A UNISANTOS considera fundamental estimular o pensamento globalizado, não apenas por meio de convênios com grandes universidades estrangeiras, mas de modo ainda mais amplo, a partir da dimensão formativa profissional. Nosso Programa de Mobilidade Acadêmica é um dos benefícios que permitem ao estudante impulsionar a formação pessoal, além da acadêmica e profissional, seja por meio de eventos internacionais acontecendo na universidade, ou fazendo intercâmbio.

O ambiente de trabalho é cada vez mais diversificado, formado por equipes multiprofissionais e que buscam soluções integradas, inovadoras e sustentáveis. A UNISANTOS propicia essa vivência, oferecendo formação com interação entre as diversas áreas do conhecimento, por meio de projetos intersetoriais, em sintonia com um mundo em constante evolução.

NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA!

DIFERENCIAIS ÚNICOS

Todos os cursos da UNISANTOS oferecem matrizes curriculares flexíveis que incorporam pesquisa e extensão durante a graduação, além de percursos formativos diferenciados ao estudante. Composta de disciplinas presenciais e a distância, regulares e eletivas, a matriz curricular pode se adaptar conforme o interesse do estudante, oferecendo a oportunidade de viver integralmente o ambiente universitário em todas as suas inúmeras possibilidades.

Na UNISANTOS, os espaços físicos são um fator decisivo no processo de formação do estudante. A Universidade mantém a maior estrutura de laboratórios da Baixada Santista, diferencial que favorece a pesquisa e a aplicação prática de conhecimentos. São mais de 100 laboratórios em todas as áreas de atuação da Universidade que proporcionam uma formação completa, aliando teoria e prática.

A UNISANTOS reconhece a importância de orientar e dar suporte para que os estudantes cheguem com maior segurança e tranquilidade ao mercado de trabalho. Atuando com ecossistemas de inovação, a Universidade se une a empresas e poder público para oferecer ambientes colaborativos, incentivando a autonomia no processo de ensino e das escolhas profissionais dos estudantes, com parcerias envolvendo diversas instituições que atuam no ambiente acadêmico.

Pensando na qualidade de vida do estudante, a UNISANTOS combina momentos de encontro presencial com outros em que ele pode estudar a distância. Ensino presencial com as vantagens do on-line e on-line com vantagens do presencial.

Além das qualificações específicas dos cursos, a UNISANTOS estimula o desenvolvimento de competências que antecipam necessidades – entre elas, inteligência emocional; habilidade para lidar com circunstâncias adversas; capacidade de aprender com erros; resiliência; e espírito de liderança. Para além do mercado de trabalho, é um preparo para a vida.

ESTRUTURA ÚNICA QUE UNE TEORIA E PRÁTICA
O Curso de HISTÓRIA possibilita o desenvolvimento de projetos de pesquisa por meio da iniciação científica e de parcerias e programas com instituições voltadas à produção e difusão do conhecimento. O aluno tem à disposição o maior complexo de bibliotecas da região, com publicações especializadas e bases de dados digitais de periódicos nacionais e internacionais. Conta, ainda, com a estrutura do Centro Cidadão, e dos Centros de Estudos Folclóricos e de Documentação da Baixada Santista.
ONDE VOCÊ PODE TRABALHAR
Museus / Arquivos / Editoras / Consultoria para produtoras de filmes e novelas / Escolas públicas ou privadas / Instituições de apoio à cultura / Empresas / ONGs / Organismos internacionais / Órgãos públicos / Instituições religiosas

#QUEM FAZ
A DIFERENÇA

A universidade me possibilitou um olhar mais crítico, me abriu portas e me mostrou que a cidade de Santos é um lugar repleto de história, porém ainda carente de um olhar mais aprofundado. Graças ao convênio da faculdade com a Fundação Arquivo e Memória de Santos pude estagiar lá, onde fui efetivada e permaneço até hoje. O meu TCC, uma história biográfica de uma das mulheres mais importantes do meio cultural santista – A ROSINHA MASTRÂNGELO –, foi orientado pela professora Marina Tucunduva que me deu todo apoio para que o trabalho se tornasse livro. A professora, hoje uma das minhas amigas mais queridas, me incentivou para ingressar no mestrado na Faculdade de Educação da USP e sem seu apoio eu não teria conseguido.

KARIME ANTIGO

FORMADA PELO CURSO DE HISTÓRIA DA UNISANTOS

O curso de História da UniSantos contribuiu de forma decisiva para a minha inserção no mercado de trabalho, a partir de uma formação sólida e eficiente. Na UniSantos, eu pude participar de programas de iniciação científica, estagiar em instituições importantes da região e realizar desejos que me pareciam distantes, como lançar um livro. Mais que isso a UniSantos contribuiu de forma decisiva para a minha formação cidadã, me possibilitou novas percepções sobre o mundo.

ODAIR JOSÉ

FORMADO PELO CURSO DE HISTÓRIA DA UNISANTOS

Foi dentro da UniSantos que eu aprendi a importância de escutar com a doutora Wilma Therezinha, foi ali que eu aprendi que podemos sim fazer a diferença como o Leandro Alonso dizia, foi dentro da faculdade que vi que um ambiente acadêmico seja qual for seu nível é INCLUSIVO e AGREGADOR como sempre frisava Paulo Campbell.
Foi com eles, que hoje sou o professor que sou, longe de me colocar em algum patamar, mas com a certeza que busco fazer meu melhor, busco forma cidadãos da melhor forma possível, como fizeram comigo.

RODRIGO GRILLO

FORMADO PELO CURSO DE HISTÓRIA DA UNISANTOS

Meu curso de História, eu posso dizer que me formou enquanto pessoa e cidadã. Fez a diferença na minha vida pessoal e profissional, porque me deu a oportunidade de entender de onde eu vim, por que que o mundo funciona dessa forma e são elementos que eu considero extremamente importantes hoje, por me reconhecer enquanto mulher, enquanto pessoa negra, enquanto educadora, enquanto ser político, enquanto cidadã. Então o meu curso foi um um uma chave de virada mesmo. E cursar História na UniSantos foi uma experiência muito gratificante, primeiro porque tive contato com professores de alta qualidade e a UniSantos me proporcionou um ambiente acadêmico de encontro.

VITÓRIA FELIPE

FORMADA PELO CURSO DE HISTÓRIA DA UNISANTOS

  • Coordenador do Curso de Licenciatura em História
    Prof. Me. Paulo Fernando Campbell Franco

    Telefone: 3205-5555 – ramal 1320
    E-mail: coord.his@unisantos.br

  • Diretor do Centro de Ciências da Educação e Comunicação
    Prof. Me. Paulo Roberto Börnsen Vibiam

    E-mail: dir.ccedc@unisantos.br


Campus Dom Idílio José Soares
Avenida Conselheiro Nébias, 300 – Vila Mathias



Fundamento legal para o funcionamento do curso
Autorização: Decreto nº 56.459/1965
Reconhecimento: Decreto nº 65.873/1969
Última renovação de reconhecimento: Portaria MEC nº 1.095/2015

INFORMAÇÕES

(13) 3205-5555
De segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h
Departamento de Atendimento Integrado
Telefone: (13) 3205-5555 – ramais 1354/1384