COORDENADOR
Prof. Me. Fabio Eduardo Serrano

CARGA HORÁRIA
360 horas

INÍCIO
Agosto/2020

TÉRMINO
Outubro/2021

HORÁRIO

Sábado, das 9h às 13h e das 14h às 18h

MODALIDADE
Presencial

LOCAL
Campus Boqueirão

INVESTIMENTO
18 parcelas de R$ 520,00

OBJETIVOS
Especializar profissionais para o mercado de trabalho, especialistas na proteção e preservação dos bens culturais construídos e agregados, assim como de conjuntos urbanos tombados ou não.
Formar especialistas para trabalhar em escritórios ou em órgãos públicos, bem como em licitações que exigem formação técnica especializada.
Especializar profissionais para a elaboração de pesquisas, perícias, consultorias, inventários, projetos e obras de restauro, conservação e modernização do patrimônio arquitetônico e conjuntos urbanos, por meio do conhecimento das teorias, leis, normas e procedimentos técnicos e científicos, nacionais e internacionais, bem como de metodologia específica para trabalhos necessários e imprescindíveis para a proteção dos bens culturais.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais com curso superior que apresentam interesse na pesquisa e a prática da preservação e proteção do chamado patrimônio ambiental urbano, principalmente arquitetos, engenheiros, historiadores, artistas plásticos, advogados, turismólogos, administradores, geógrafos e educadores. Poderá ser admitido o ingresso de alunos portadores de diploma de graduação de cursos tecnológicos.

COMPONENTES CURRICULARES
Módulo 1: Teoria do Patrimônio Cultural
Conceitos Básicos sobre Patrimônio Cultural
Legislação de Salvaguarda do Patrimônio
História da Arquitetura Tradicional Paulista
Sistemas Construtivos da Arquitetura Brasileira
Metodologia do Inventário do Patrimônio Ambiental Urbano I
Módulo 2 – Investigação sobre o Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico
Pesquisa Histórica e Análise de Acervos
Metodologia de Inventário do Patrimônio Ambiental Urbano II
Programas de Proteção e Valorização do Patrimônio
Teoria e História do Restauro
Metodologia de Projetos de Restauro I
Arqueologia da Arquitetura
Módulo 3 – Intervenção no Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico
Patologia das Construções
Metodologia de Projetos de Restauro II
Tecnologia da Restauração
Prática de Projetos e Intervenção no Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico

Os cursos de Especialização/MBA da Universidade Católica de Santos atendem à normativa vigente sobre os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu, a Resolução CNE-CES 1, de 6 de abril de 2018, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos e para a Educação Ambiental. Eles foram construídos em consonância com as novas políticas públicas nacionais para os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu, que visam estabelecer um padrão superior de qualidade para a formação de especialistas.

BENEFÍCIOS (*)
• Bolsa Ex-aluno para Pós-Graduação Lato Sensu: 25% de desconto para ex-alunos da Católica de Santos (curso de Graduação concluído).
• Bolsa Empresas Conveniadas: descontos variáveis para funcionários de empresas conveniadas. Confira a relação
Bolsa Escolas Conveniadas: descontos variáveis para professores de escolas conveniadas.
• Bolsa Fidelização Familiar: 20% para estudante que possua vínculo de parentesco (cônjuges, pais e filhos, ou irmãos) com formados na Universidade, ou com estudantes com matrícula ativa em cursos de Graduação, Especialização ou Stricto Sensu da UniSantos, concomitantemente; ou ainda, num desses e na educação básica do Liceu Santista, concomitantemente.
(*) Alguns descontos não se aplicam à matrícula.

SETOR DE ATENDIMENTO
Campus Boqueirão
Endereço: Av. Conselheiro Nébias, 589/595 – Boqueirão, Santos
Telefone: 3205-5555 – ramal 813
Horário: Segunda a sexta, das 9h às 11h30, das 14h às 16h, e das 17h às 21h; e sábado, das 9h às 11h30, e das 14h às 15h30.

Observações
• A Universidade se reserva o direito de alterar o cronograma e o corpo docente.
• Documentação necessária para quem não é aluno da Católica de Santos: cópias do RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, diploma (autenticado) e Curriculum Vitae (resumido).
• A matrícula pode ser feita independentemente da entrega dos documentos, mas só será validada depois que eles forem apresentados.
• A inscrição presencial só poderá ser efetuada pelo interessado no curso, ou por pessoa munida de procuração autenticada em cartório.
• A efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento do boleto da 1ª. parcela e entrega da documentação exigida.