DEPARTAMENTO DE APOIO PEDAGÓGICO, PSICOLÓGICO E SOCIAL (DPS)

Ligado à Pró-Reitoria de Graduação, o Departamento de Apoio Pedagógico, Psicológico e Social (DPS) é responsável pela criação de mecanismos que proporcionem à comunidade universitária uma vida producente e harmoniosa. O DPS trabalha com a comunidade estudantil, incentivando a convivência segundo princípios cristãos, valores éticos, respeito às diferenças pessoais e à diversidade, e sobretudo sentimento de solidariedade a partir do exercício da cidadania.

• Programas de acolhimento ao estudante
1. Palestras da equipe do DPS aos calouros: Acolhimento, apresentação e disponibilização das atribuições e ações desenvolvidas pela equipe do DPS aos alunos da Graduação, no início do ano letivo.
2. Inclusão educacional e social: Contribuição para o desenvolvimento do acadêmico em suas várias dimensões, buscando eliminar barreiras atitudinais, pedagógicas e metodológicas. Facilita a conquista do exercício da autonomia e a promoção de ações voltadas à inclusão educacional e social, com acompanhamento específico integrado à equipe educacional e de profissionais que atendem os alunos com deficiência(s).
3. Atendimento pedagógico, psicológico e social: Aborda, de modo ético e sigiloso, problemas que interferem na vida pessoal e acadêmica dos estudantes, por meio de atendimentos que oferecem suporte gratuito por tempo determinado. O atendimento psicológico se distingue da psicoterapia por seu caráter institucional, e pelo número de atendimentos ser restrito ao momento de crise. Dependendo das características da situação, o aluno é estimulado a buscar psicoterapia nos recursos da região, incluindo os serviços prestados pela clínica psicológica da Católica de Santos.
Telefone: 3205-5555 – ramais 1479/1483
Presencialmente: nos horários dos plantões
4. Oficina Autoconhecimento e Organização do Estudo: Atendimento gratuito a alunos com dependência(s) e/ou interessados, com o objetivo de desenvolver a importância do estudo consciente e responsável para promover a aprendizagem, o autoconhecimento, o estímulo à organização do tempo e o estabelecimento de metas na vida acadêmica.
Agendar atendimento:
Telefone: 3205-5555 – ramais 1479/1483
Presencialmente: no DPS, nos horários dos plantões.
5. Orientações individuais de organização de estudos: Podem ser marcadas/agendadas por e-mail, telefone ou presencialmente, no DPS.
Telefone: 3205-5555 – ramais 1479/1483
Presencialmente: no DPS, nos horários dos plantões
6. Atendimento aos alunos com dependência(s) nas disciplinas: Apoio aos estudantes da Graduação, com orientação pedagógica para identificar fatores que interferem no aproveitamento das disciplinas, favorecendo o autoconhecimento; contribuindo para seu desenvolvimento integral e autônomo; e propondo alternativas para o desempenho das atividades acadêmicas.

• Programas de Extensão
1. Programa de Desenvolvimento Pessoal e de Carreira (PDPC)Envolve três programas direcionados a alunos da Universidade e jovens do Ensino Médio da região. Oferece orientação sobre escolha profissional, mercado de trabalho e comportamento diante dos desafios relacionados ao mundo do trabalho. A estratégia utilizada é o fortalecimento da autoestima por meio do autoconhecimento, e a tomada de decisões conscientes sobre a formação e a carreira.
2. Programa Orientação Vocacional: A Orientação Vocacional é relevante, porque ajuda adolescentes que se preparam para o vestibular a conhecer um pouco sobre si próprios, as respectivas aptidões e capacidades, e as profissões. Neste programa, o jovem tem oportunidade de refletir sobre suas potencialidades, habilidades e dificuldades. Além disso, recebe informações sobre profissões e mercado de trabalho.
Gratuito. O programa é oferecido semestralmente.
Inscrições
Pelo hotsite da Orientação Vocacional.
Equipe
Professores responsáveis pelo estágio na área da Psicologia Escolar e da Aprendizagem. Participam estagiários do Curso de Psicologia.
3. Programa Preparação para o Mercado de Trabalho – Oficina SeUni: Dirigido a jovens universitários que buscam o primeiro emprego, ou pretendem direcionar a carreira para as áreas de formação. Proporciona ao jovem a oportunidade de refletir sobre suas potencialidades e limitações (autoconhecimento); fornece informações sobre as exigências de um processo seletivo no contexto atual; e desenvolve a autoestima, a confiança e o aprimoramento para que se possa buscar espaço no mercado de trabalho com mais segurança. Inclui aplicação de testes, entrevista, dinâmicas de grupo, elaboração de currículo e orientações sobre como se comportar num processo seletivo e numa entrevista de emprego. O jovem recebe informações sobre seus resultados no processo por meio de uma entrevista devolutiva.
Inscrições
Devem ser efetuadas por meio do veículo criado por estagiários do Curso de Psicologia participantes do programa.
Equipe
Professores responsáveis pelo estágio na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho. Participam deste programa estagiários do Curso de Psicologia.
4. Programa Preparação para a Vida Profissional: Dirigido aos jovens que participam do Programa Orientação Vocacional. Visa fornecer informações sobre mercado de trabalho, e orientações sobre como elaborar um currículo e se comportar num processo seletivo.
Equipe
Professores responsáveis pelo estágio na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho. Participam estagiários do Curso de Psicologia.

• Palestras/Oficinas para estudantes da Graduação
Desenvolve temas solicitados por estudantes, diretores, coordenadores e professores, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral dos discentes.

• Equipe
Profª. Me. Tânia Maria Corrêa Estevaletto Macedo (Coordenadora)
Psicóloga
Profª. Me. Roseane Marques da Graça Lopes