Seminários Avançados em Educação e Formação

Especificação: Disciplina obrigatória para as três linhas de pesquisa
Número de créditos: 3
Ementa: Estudo dos fundamentos teóricos dos temas relacionados às linhas de pesquisa do Programa de Educação, entre os quais as relações entre políticas públicas, programas de formação de professores e de profissionais da Educação; os impactos das políticas de formação no desenvolvimento profissional docente, e, em especial, nas práticas pedagógicas, em uma dimensão crítico-emancipatória no contexto das desigualdades que marcam o campo da Educação no Brasil. Estudo dos processos de educação e formação de sujeitos em diferentes tempos e espaços sociais.
Bibliografia:
ALVES, Nilda (org) Formação de professores pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992.
BRASIL/INEP. Formação de Professores no Brasil (1990-1998) / Organização: Marli Eliza Dalmazo Afonso de André. Brasília: MEC/INEP/Comped, 2002.
BRASIL/INEP. Formação de Profissionais da Educação (1997-2002) / Coordenação e organização Iria Brzezinski; colaboração: Elza Garrido. Brasília: MEC/INEP, 2006.
BRASIL/INEP. Formação de Profissionais da Educação (2003-2010) / Coordenação e organização Iria Brzezinski. Brasília: INEP, 2014.
CAMPOS, M. M. Para que serve a pesquisa em Educação? Cadernos de Pesquisa, v. 39, n.136, jan./abr. 2 jan./abr. 2009.
CHARLOT, Bernard. A Pesquisa Educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, V. 11, nº 31. mar./abr. 2006.
ELLIOT, John. Reconstructing teacher education. London. The Falmer Press. 1993.
FORMOSINHO, J. (Org.) Formação de professores: aprendizagem profissional e ação docente. Porto: Porto Editora, 2009.
FREIRE, Paulo. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. A Pedagogia como ciência da Educação. 2. ed. revista e ampliada.Campinas: Cortez, 2005.
HARGREAVES, Andy. Professorado, Cultura y Posmodernidad. Madrid: Morata, 1996.
IMBERNON, Francisco (Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. São Paulo: Editora Cortez, 2004.
LIBÂNEO, José C. e PIMENTA, Selma G. Formação dos profissionais da educação visão crítica e perspectivas de mudança. Educação & Sociedade. 68. CEDES. Campinas, 1999, p. 239-277.
LISTON, Daniel P. & ZEICHNER, Kenneth. Formación del profesorado y condiciones sociales de la escolarización. Madrid: Morata, 1993.
LENOIR, Y. Pesquisar e Formar: repensar o lugar da prática de ensino. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27. N. 97, p. 1299-1325, set./dez. 2006.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 3. Ed. São Paulo: Cortez,1983.
ZEICHNER, K. M.; SAUL, A.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Pesquisar e Transformar a Prática Educativa: mudando as perguntas da formação de professores; uma entrevista com Kenneth Zeichner. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03 p. 2211 – 2224 out./dez. 2014.

Epistemologia da Pesquisa em Educação

Especificação: Disciplina obrigatória da Linha de Pesquisa 1
Número de créditos: 3
Ementa: Análise das diferentes correntes de pensamento que buscam compreender a historicidade do método científico, recuperando as determinações históricas que antecederam o que hoje se denomina ciência pós-moderna. Serão destacadas as abordagens compreensivas e as critico-dialéticas, bem como as rupturas paradigmáticas que conduziram à desdogmatização da ciência moderna.
Bibliografia:
ANDERY, M. A. P. A. et al. Para compreender a ciência – uma perspectiva histórica. Editora Espaço e tempo. Rio de Janeiro. 1996.
CARR, W. KEMMIS, W.  Becoming critical education; knowledge and action research. London and Philadelphia: The Palmer Press, 1986.
CARR, Wilfred e KEMMIS, Stephen. Teoría crítica de la enseñanza. La investigación-acción en la formación del professorado. Martínez Roca, Barcelona 1986.
FRIGOTTO, Gaudêncio.  O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.
KINCHELOE, Joe L.  A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2006.
MINAYO. Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 3. ed.São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec- Abrasco, 1994.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Portugal: Publicações Europo-América, 1982.
PUCCI, Bruno, RAMOS-DEOLIVEIRA, Newton, ZUIN, Antônio Álvaro Soares. T. W. Adorno: o poder formativo do pensamento crítico. Petrópolis, RJ, Editora Vozes, Coleção Educação e Conhecimento, 1ª edição: março/2000; 2ª edição: outubro/2000; 191 págs.
SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
SANTOS, Boaventura de Souza.  Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
SANTOS, Boaventura de Souza.  Um discurso sobre as ciências. Porto: Afrontamento, 1996.
VÁSQUEZ, Adolfo S. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
VIEIRA PINTO, Álvaro.  Ciência e Existência. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

Educação Brasileira: Questões contemporâneas

Especificação: Disciplina obrigatória para a Linha de Pesquisa 2
Número de créditos: 3
Ementa: Estudo das principais tendências da área de educação e formação, com foco na análise crítica dos temas que tratam de questões contemporâneas na educação brasileira; estudo de autores que influenciaram o pensamento educacional brasileiro em relação às políticas educacionais e às práticas educativas.
Bibliografia:
CURY, C. R. J. Ideologia e Educação Brasileira: Católicos x Liberais. São Paulo, Cortez Editora & Autores Associados, 1986
CARVALHO, Marta M. C. A história da educação no Brasil: tradições historiográficas e reconfiguração de um campo de pesquisa. In: ________. A escola e a república e outros ensaios. Bragança Paulista: Edusf, 2003, p.281-312.
FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade, Coleção educação universitária – 4. ed. São Paulo SP, 1980.
FREITAS, M.C. e BICCAS, M. de Souza. História Social da Educação no Brasil. São Paulo, Cortez Editora. 2009.
LOMBARDI, José C. e SAVIANI, D. (org.) História, Educação e Transformação. Campinas. Autores Associados. 2011.
KUHLMANN JR, Moysés; LEONARDI, Paula. História da educação no quadro das relações sociais. História da Educação, Santa Maria, v. 21, n. 51, p. 207-227, abr. 2017.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Editora Autores Associados, 2007. 473p.

Estado e Políticas Públicas em Educação: Abordagens teórico-metodológicas

Especificação: disciplina obrigatória para a Linha de Pesquisa 3
Número de créditos: 03
Ementa: Estudo das teorias sobre políticas públicas em educação no Brasil e internacionais, com foco nas reformas educacionais e contra-reformas, os direitos sociais e as consequências nas políticas públicas de Educação.
Bibliografia:
AFONSO, Almerindo Janela. Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. In: Revista Brasileira de Educação v. 18 n. 53 abr.-jun. p. 267-284, 2013.
ARAÚJO. Gilda Cardoso de. Federalismo e Políticas Educacionais no Brasil: equalizaão e atuação do empresariado como projetos em disputa para regulamentação do regime de colaboração. In: Educação e Sociedade. Campinas, v. 34, n. 124, p. 787-802, jul.-set. 2013. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>
BARROSO, João. O Estado, a educação e a regulação das Políticas Públicas. In: Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, n. 92, p. 725-751, Especial – Out. p.725-751, 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>
CHIZZOTTI, Antonio. Educação Superior e o Mercado de serviços. In: Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 01 jan/abr. p. 898-924. 2014 Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum>
FARENZENA, Nalú e MARCHAND, Patrícia Souza. Relações Intergovernamentais na educação à luz do conceito de regulação. In: Cadernos de Pesquisa, v. 43, no.150, p.788-811, set./dez.2013
______ e LUCE, Maria Beatriz. Financiamento da educação responsabilidades federativas: 25 anos de agenda constituinte. In: RBPAE – v. 29, n.2, p. 263-281, mai/ago. p. 263-281. 2013
LEHER, Roberto. 25 Anos de Educação Pública: notas para um balanço do período. In: Guimarães, Cátia (Org.)
Trabalho, educação e saúde: 25 anos de formação politécnica no SUS. Organizado por Cátia Guimarães, Isabel Brasil e Márcia Valéria Morosini ; tradução inglesa de Jean-Pierre Barakat ;
tradução espanhola de Atelier das Letras Ltda. – Rio de Janeiro: EPSJV, 2010.
 p.29 a 72.
MORAES, Karine Nunes de; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; CATANI, Afrânio Mendes. A produção do conhecimento no contexto das políticas de expansão da educação superior no Brasil pós-LDB/1996: uma síntese. In: Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 1, p.119-132. 2014. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br>
OLIVEIRA, Rosimar de Fátima e CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues. Relações Federativas no financiamento da educação básica: compreendendo o papel da União por meio dos atos normativos do FNDE. In: Revista Educação Online, n. 15, jan./abr. 2014, p. 36-56.
PEREIRA, Alexandre Macedo; MINASI, Luis Fernando. Um panorama histórico da política de formação de professores no Brasil. In: Revista de Ciências Humanas. V.15, no. 24, p. 7-19, jul.2014.