
Os desafios contemporâneos da saúde coletiva, especialmente no que se refere à integração do cuidado, planejamento estratégico e justiça social no acesso às tecnologias em saúde. Estes foram os enfoques dos trabalhos “Análise de Performance da Aplicação do Polihexametileno Biguanida e Associações no Cenário de Higienização de Lesões: relato de experiência” e “Equidade ao Acesso às Tecnologias para Prevenção e Tratamento de Feridas na Atenção Primária à Saúde no Brasil”, apresentados por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva, no XVI Fórum Internacional de Úlceras e Feridas, realizado em Portugal, de 20 a 23 de março.
Apresentaram os trabalhos, de forma oral, a professora doutora Luzana Mackevicius Bernardes, as doutorandas Simone Jardim Aoki e Graziela de Paula Povrezan, e o mestrando Túlio Henrique da Silva. No período do evento também foi realizado o XII Congresso Interdisciplinar de Feridas Complexas. Realizados na cidade de Aveiro, eles reuniram especialistas e pesquisadores de diversos países.
Com o tema central “Integração de Cuidados nas Unidades Locais de Saúde (ULS)”, o evento foi promovido pela ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas, em parceria com a Universidade de Évora, com financiamento da União Europeia e apoio da SILAUHE – Sociedad Iberolatinoamericana de Úlceras y Heridas.