
Estudante do curso de Direito, Letícia Oliveira Santana foi selecionada para representar Santos na Conferência Internacional da Juventude pela Paz no Futuro – 2025, que será realizada em Hiroshima, no Japão, de 1 a 9 de agosto. Ela passou por um processo seletivo que reuniu 80 pré-inscrições na Cidade, das quais apenas 22 foram oficializadas. O evento é organizado pela Rede Internacional Prefeitos pela Paz e compõe o Programa de Apoio ao Intercâmbio de Jovens pela Paz.
Apaixonada pela cultura japonesa e por direitos humanos, Letícia diz que o evento será uma oportunidade de realizar um sonho de infância, que é conhecer o Japão, e dialogar com jovens de diferentes culturas e nacionalidades. “Tenho certeza de que será uma experiência completamente transformadora, tanto para minha vida pessoal quanto para minha vida profissional e acadêmica. Serão sete dias de atividades, discussões e trocas, inclusive com sobreviventes dos bombardeios atômicos, sobre manutenção da paz e desarmamento nuclear”, explica.
Letícia acredita que essa oportunidade poderá “abrir muitas portas” nas áreas que mais têm interesse: os Direitos Humanos e o Direito Internacional. Também afirma que representar Santos no evento é uma grande responsabilidade. “É uma honra poder representar em âmbito internacional a cidade em que vivo e nasci. Tenho plena consciência de que é uma grande responsabilidade, por isso, estou comprometida a levar a Hiroshima um pouco da história, dos projetos e da cultura de Santos.”
TCC – Desenvolvendo o Trabalho de conclusão de Curso (TCC) “O direito à preservação da língua de herança para imigrantes: um estudo sobre a comunidade japonesa no Brasil e brasileiros no Japão”, Letícia, que está no 9º semestre do curso de Direito, confirma mais uma vez o seu interesse pelo Japão. Ela entende que assim como evento, a sua pesquisa, desenvolvida em parceria com o estudante Brenno Fernandes Albuquerque, “evidencia a necessidade de propagar a memória e reconhecer atos injustos do passado para possibilitar a construção de um futuro cada vez mais justo, plural e igualitário para todos.”

DITADURA MILITAR – Sob orientação da professora doutora Gabriela Soldano Garcez, ela tem estudado sobre os efeitos que a Segunda Guerra Mundial causou nos imigrantes japoneses que viviam no Brasil. “Durante o período da Ditadura Militar, sob o governo de Getúlio Vargas, foram muitas as repressões políticas contra os imigrantes (…) É necessário apontar as marcas deixadas por um governo que tentou apagar as raízes, cultura e história desses povos imigrantes, o que causou graves danos à propagação da língua japonesa perante à comunidade de imigrantes e descendentes de japoneses”, ressalta.
Estagiária de Direito na Defensoria Pública do Estado de São Paulo (Unidade São Vicente), na área de Família e Sucessões. Letícia também cursa Letras, na USP, onde estudou a Língua Japonesa, por dois anos, e a Literatura e a Cultura Japonesas, por três anos.
CONFERÊNCIA 2017 – Essa não é a primeira vez que um estudante da UNISANTOS é selecionado para a Conferência Internacional da Juventude para a Paz no Futuro. Em 2017, o então mestrando em Direito pela instituição e egresso do Curso de Relações Internacionais, Victor Augusto Mendes foi o único representante da América do Sul.
Acesse a matéria. Clique AQUI.
JOVENS PELA PAZ – O Programa de Apoio ao Intercâmbio de Jovens pela Paz é voltado para jovens, de 18 a 25 anos, que sejam fluentes na língua Inglesa, e reunirá representantes de cidades executivas da rede. A conferência promove o desenvolvimento de futuros líderes dedicados à abolição nuclear e à paz mundial duradoura, ao mesmo tempo em que fortalece a rede entre cidades executivas.
Santos é membro da diretoria executiva da Rede Internacional Prefeitos pela Paz desde 2015. O evento deste ano marca o 80º aniversário dos bombardeios atômicos que atingiram as cidades de Hiroshima e Nagasaki (cidade-irmã de Santos, desde 1972).
O programa dá o suporte para as despesas de viagem de cidades executivas para Hiroshima, acomodação e despesas relacionadas em Hiroshima.
Fotos: Henrique Teixeira/PMS