INTERNACIONAL – Estudante do curso de Direito da UNISANTOS representa Santos na Conferência Internacional da Juventude pela Paz no Futuro – 2025, no Japão

Letícia faz parte do grupo de 48 selecionados de 16 países

Estudante do curso de Direito, Letícia Oliveira Santana foi selecionada para representar Santos na Conferência Internacional da Juventude pela Paz no Futuro – 2025, que será realizada em Hiroshima, no Japão, de 1 a 9 de agosto. Ela passou por um processo seletivo que reuniu 80 pré-inscrições na Cidade, das quais apenas 22 foram oficializadas. O evento é organizado pela Rede Internacional Prefeitos pela Paz e compõe o Programa de Apoio ao Intercâmbio de Jovens pela Paz.

Apaixonada pela cultura japonesa e por direitos humanos, Letícia diz que o evento será uma oportunidade de realizar um sonho de infância, que é conhecer o Japão, e dialogar com jovens de diferentes culturas e nacionalidades. “Tenho certeza de que será uma experiência completamente transformadora, tanto para minha vida pessoal quanto para minha vida profissional e acadêmica. Serão sete dias de atividades, discussões e trocas, inclusive com sobreviventes dos bombardeios atômicos, sobre manutenção da paz e desarmamento nuclear”, explica.

Letícia acredita que essa oportunidade poderá “abrir muitas portas” nas áreas que mais têm interesse: os Direitos Humanos e o Direito Internacional.  Também afirma que representar Santos no evento é uma grande responsabilidade. “É uma honra poder representar em âmbito internacional a cidade em que vivo e nasci. Tenho plena consciência de que é uma grande responsabilidade, por isso, estou comprometida a levar a Hiroshima um pouco da história, dos projetos e da cultura de Santos.”

 

TCC – Desenvolvendo o Trabalho de conclusão de Curso (TCC) “O direito à preservação da língua de herança para imigrantes: um estudo sobre a comunidade japonesa no Brasil e brasileiros no Japão”, Letícia, que está no 9º semestre do curso de Direito, confirma mais uma vez o seu interesse pelo Japão. Ela entende que assim como evento, a sua pesquisa, desenvolvida em parceria com o estudante Brenno Fernandes Albuquerque, “evidencia a necessidade de propagar a memória e reconhecer atos injustos do passado para possibilitar a construção de um futuro cada vez mais justo, plural e igualitário para todos.”

 

Na segunda-feira (23), Letícia foi recebida pelo prefeito Rogério Santos, em seu gabinete

DITADURA MILITAR – Sob orientação da professora doutora Gabriela Soldano Garcez, ela tem estudado sobre os efeitos que a Segunda Guerra Mundial causou nos imigrantes japoneses que viviam no Brasil. “Durante o período da Ditadura Militar, sob o governo de Getúlio Vargas, foram muitas as repressões políticas contra os imigrantes (…) É necessário apontar as marcas deixadas por um governo que tentou apagar as raízes, cultura e história desses povos imigrantes, o que causou graves danos à propagação da língua japonesa perante à comunidade de imigrantes e descendentes de japoneses”, ressalta.

Estagiária de Direito na Defensoria Pública do Estado de São Paulo (Unidade São Vicente), na área de Família e Sucessões. Letícia também cursa Letras, na USP, onde estudou a Língua Japonesa, por dois anos, e a Literatura e a Cultura Japonesas, por três anos.

 

CONFERÊNCIA 2017 – Essa não é a primeira vez que um estudante da UNISANTOS é selecionado para a Conferência Internacional da Juventude para a Paz no Futuro. Em 2017, o então mestrando em Direito pela instituição e egresso do Curso de Relações Internacionais, Victor Augusto Mendes foi o único representante da América do Sul.

Acesse a matéria. Clique AQUI.

 

JOVENS PELA PAZ – O Programa de Apoio ao Intercâmbio de Jovens pela Paz é voltado para jovens, de 18 a 25 anos, que sejam fluentes na língua Inglesa, e reunirá representantes de cidades executivas da rede. A conferência promove o desenvolvimento de futuros líderes dedicados à abolição nuclear e à paz mundial duradoura, ao mesmo tempo em que fortalece a rede entre cidades executivas.

Santos é membro da diretoria executiva da Rede Internacional Prefeitos pela Paz desde 2015. O evento deste ano marca o 80º aniversário dos bombardeios atômicos que atingiram as cidades de Hiroshima e Nagasaki (cidade-irmã de Santos, desde 1972).

O programa dá o suporte para as despesas de viagem de cidades executivas para Hiroshima, acomodação e despesas relacionadas em Hiroshima.

 

Fotos: Henrique Teixeira/PMS

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.