INOVAÇÃO – Hackathon Code of Law inspira estudantes na criação de soluções para a área jurídica da região

Participantes comemoram resultados depois de 36 horas de atividades que contaram com suporte técnico para os projetos

Um aplicativo que promete otimizar o tempo de trabalho dos advogados registrados na Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Santos (OAB Santos). Esse foi o projeto vencedor, da equipe ARP, no Hackathon Code of Law, realizado durante 36 horas, nos dias 9 e 10 de novembro, no Campus Boqueirão.  Do 6º semestre do curso de Ciência da Computação da UNISANTOS, Vinícius Matheus Martins recebeu Menção Honrosa pela ideia do seu projeto que será desenvolvido pela Zero Treze Innovation Space, parceira da Universidade e OAB na realização do evento.

 

Vencedores comemoram com o prêmio em mãos

O grupo campeão, que recebeu R$ 10.000,00, foi formado pela família Doki – Carlos (engenheiro de sistemas), Lucas (estudante do ensino médio), e Camila (estudante de Ciência da Computação), e pelo estudante de Sistemas de Informação, Pedro Henrique Sangregório. Segundo Camila, um dos maiores desafios foi fazer a junção da tecnologia com a área jurídica, em pouco tempo.  O projeto prevê que, por meio da tecnologia, o advogado possa agilizar o trabalho, conhecendo o perfil de análise do juiz para aumentar as possibilidades de sucesso na ação.  “A área do Direito tem muitas questões legais”, diz a estudante ao justificar que é preciso estar muito atento às leis.

 

A expectativa do grupo, agora, é entrar em contado com a OAB para viabilizar o produto. Para Camila Doki, o Hackathon é uma ótima oportunidade para os que estão no início de suas carreiras profissionais, para networking e abrir a mente do estudante em relação ao mercado de trabalho. “A gente acaba saindo um pouco do nosso ambiente de faculdade, de amigos de curso e começa a ir para o nicho de pessoas que trabalham em outras áreas, daí começamos a descobrir novos horizontes”, afirmou.

 

Grabiela França
Grupo vice-campeão durante apresentação do seu projeto

Formada em Jornalismo e estudante do 4º semestre de Publicidade e Propaganda na UNISANTOS, Gabriela Silva de França integrou a equipe vice-campeã do Hackathon, que recebeu R$ 2.500,00.  O seu grupo desenvolveu um sistema que vai facilitar a triagem para o advogado do munícipe que busca a Coordenadoria de Assistência Judiciária Gratuita e Orientação Jurídica ao Cidadão (Cadoj) de Santos.

 

“Sempre curti essa área, pretendo trabalhar na área de design para TI”, disse Gabriela França, que participou pela primeira vez de uma maratona de programação. Feliz pela sua participação e desempenho no evento, ela espera que novas oportunidades surjam na UNISANTOS. “Participar desse Hackathon aqui na casa é uma honra”.

 

Vinícius Martins

MENÇÃO HONROSA – O estudante de Ciência da Computação da UNISANTOS, Vinícius Matheus Martins, viveu uma situação atípica quando os componentes do seu grupo desistiram da competição. Disposto a vivenciar o Hackathon, ele pediu autorização aos organizadores para colaborar com os outros grupos e assim entender melhor as diferentes etapas de criação dos projetos. Surpreso, ele é que acabou recebendo apoio de todos os outros participantes para que pudesse escrever o seu projeto, cujo objetivo é otimizar o pré-atendimento para o usuário dos serviços Coordenadoria de Assistência Judiciária Gratuita e Orientação Jurídica ao Cidadão (Cadoj) de Santos.

 

Sua coragem e determinação foram reconhecidas e por isso recebeu Menção Honrosa, com direito a desenvolver o projeto com o auxílio da Zero Treze Innovation Space. Também foi premiado pela Canon, uma das patrocinadoras do evento, com uma impressora de última geração.

 

Participantes receberam orientações de mentores durante o desenvolvimento dos projetos

MENTORES – A advogada Débora Araújo Lopes, da M&A propriedade intelectual, fez a sua estreia como mentora no Hackathon e descreveu o evento como incrível e fundamental. “Ouvimos falar muito de tecnologia, vivemos a tecnologia. Mas, na realidade, como direcioná-la de forma correta e eficiente para cada área e para cada região depende desses eventos”, ressaltou.

 

Também na estreia como mentor no Hackathon, o empresário Paulo Henrique Lopes Ribeiro disse que o seu papel foi ajudar os competidores a manterem o foco. “Auxiliamos na ideia do produto, desde a parte técnica até a venda”, destacou.

 

EVENTO – Com o objetivo de melhorar os serviços jurídicos e a eficiência operacional dos escritórios jurídicos com o uso da inteligência artificial, o Hackathon Code Of Law, uma maratona para o desenvolvimento de softwares/hardwares com novas funcionalidades, aplicativos para smartphones, tablets, entre outros, contou com 29 competidores finalistas, selecionados entre 270 inscritos. Eles criaram soluções tecnológicas para implantação da transformação digital no exercício da advocacia e do Direito na Região Metropolitana da Baixada Santista.

 

Grupos tiveram cinco minutos para apresentação de suas propostas

A competição foi realizada pela UNISANTOS e OAB Santos, e organizada pela Zero Treze Innovation Space. Os competidores contaram com mentores e uma comissão julgadora analisou os projetos a partir dos seguintes critérios: adequação, grau de inovação, viabilidade, capacidade de tradução do projeto em linguagem de programação, interesse público e utilização das tecnologias oficiais do evento.

 

NEGÓCIOS – Todas as equipes que entregarem projetos válidos no Hackathon Code Of Law poderão ser incubadas na Zero Treze Innovation Space, para fins de continuidade de seus projetos. Também poderão contar com apoio técnico da empresa para fins de comercialização junto à OAB Santos, Universidade Católica de Santos, patrocinadores, parceiros ou terceiros interessados.

 

PATROCINADORES – O evento contou com os seguintes patrocinadores: Resolv Risk; Canon; SOC; Solito for Startups; APInformação; LegalTrust; Empreendedoras 55; Sammarco Advogados; Sá e Cobra Advogados Associados; @thiago_aló; A/Z Marketing Inteligente; Zanethi Advogados Associados; e Milk Of Stone.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!