Convênios e Parcerias

O objetivo das parcerias é estabelecer uma relação de colaboração entre o #DFAST e o Parceiro Acadêmico nas áreas de pesquisa, ensino e treinamento. O #DFAST e nossos Parceiros Acadêmicos concordam em colaborar nas seguintes áreas:
a. Projetos de pesquisa conjuntos relacionados ao seu campo de pesquisa comum.
b. Intercâmbio de estudiosos, professores e alunos para fins de ensino, pesquisa e treinamento.
c. Conferências acadêmicas conjuntas, simpósios e workshops.
d. Outras atividades mutuamente acordadas.

Parceiros

   AGENDAS – DIREITO CIVIL CONSTITUCIONAL: Ricardo Aronne, Pablo Malheiros da Cunha Frota, Marcos Ehrhardt Júnior, Lucas Abreu Barroso e Marcos Catalan tiveram a ideia de reunir pesquisadores em uma atividade que não repetisse os modelos tradicionalmente conhecidos na área do Direito Privado. Buscava-se, à época, maior espaço de interação, diálogo e compartilhamento de saberes teóricos e empíricos, buscava-se, sobretudo, a construção coletiva de um Direito Privado reflexivo, solidário, concreto e adequado à democracia, ao constitucionalismo e à Constituição.

Responsável: MARCOS CATALAN, Ph.D.

AI LAB (MACKENZIE): Laboratório de Inteligência Artificial ligado à U.P.Mackenzie.

Responsável: VERIDIANA ROTONDARO PEREIRA, Ph.D.

BARCELONA TECHNOLOGY SCHOOL: A Barcelona Technology School é um projeto educacional líder que capacita os próximos profissionais que transformarão a indústria digital. BTS é feito de talento, um time de pessoas que querem te inspirar e te ajudar a gerar impacto digital. Desde o conselho consultivo estratégico, até a equipe de professores e ex-alunos.

Responsável: SUDHA JAMTHE, MBA-E

BUSINESS SCHOOL OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE: No BSAI, você aprenderá sobre Inteligência Artificial, Veículos Autônomos ou Internet das Coisas com foco na lacuna entre estratégia de alto nível e tecnologia de baixo nível para aprender um tópico + as melhores práticas do setor. Esta é uma oportunidade única de aprender com os especialistas, fazer perguntas em um ambiente seguro e também aprender uns com os outros, pois temos uma mistura de alunos de vários países e setores e com várias origens.

Responsável: SUDHA JAMTHE, MBA-E

COMISSÃO DE INTERNACIONALIZAÇÃO (PPGDPE – MACKENZIE): Comissão interna ligada ao Programa de Pós Graduação em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Responsável: FABIO R. BECHARA, Ph.D.

ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA NÚCLEO GUARUJÁ – OAB/SP: A ESA GUARUJÁ – OAB/SP é a Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil de Guarujá, uma das mais respeitadas instituições de ensino superior, pós-graduação e cursos livres de direito no Brasil.

Responsável: THIAGO FELIPE AVANCI, Ph.D.

ETHIKAI: O EthikAI é um Grupo recém-criado, sediado no Brasil, com o objetivo de discutir Inteligência Artificial e tecnologia com a devida ética, com vários livros publicados, e várias outras iterações nas mídias digitais. Apesar de recém-nascidos, os fundadores deste grupo são todos veteranos na área de IA de várias das melhores universidades brasileiras.

Responsável: PAOLA CANTARINI, Ph.D.

GLOBAL ARTIFICIAL INTELIGENCE ETHICS INSTITUTE (GAIEI): Com sede na Croácia, é um instituto que desenvolve pesquisas sobre IA e Ética. O objetivo é conscientizar sobre a dimensão cultural da ética aplicada à IA. É oferecido como um fórum de mente aberta e sem julgamentos, onde todas as vozes podem ser ouvidas e, como consequência, é possível fomentar o pensamento inovador sobre a ética aplicada à IA, explorando uma nova estrutura multilateral global de Governança global normativa de IA.

Responsável: ACO MOMČILOVIĆ, MBA

GLOBAL SOUTH IN AI: O objetivo principal do Global South in AI Meetup é oferecer um encontro acadêmico multidisciplinar anual com os mais altos padrões éticos para uma comunidade diversa e inclusiva, a fim de promover o intercâmbio de realizações de pesquisa em inteligência artificial de linguagem e aprendizado de máquina.  Precisamos que o sul global se una para construir modelos de linguagem de uma forma que funcione de forma eficiente e com a história da nossa história.

Responsável: SUDHA JAMTHE, MBA-E

GRUPO CNPq TEORIA SOCIAIS DO DIREITO (LA SALLE – CANOAS): O CNPq Teorias Sociais do Direito, grupo de pesquisa vinculado à Universidade LASALLE tem se firmado no cenário regional por meio da realização de eventos acadêmicos e atualmente ensaia atividades de extensão. Em nível nacional, tem atuado, especialmente por meio da coluna que existe há aproximadamente três anos no site Empório do Direito e pelo fato de ser um dos idealizadores da Rede de Pesquisa Agendas de Direito Civil Constitucional, que em 2019 completa seu oitavo ano de existência.

Responsável: MARCOS CATALAN, Ph.D.

INTERNATIONAL GROUP OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE (IGOAI): Com sede na Grã-Bretanha, foi fundada pelo Dr. Haji, que é um veterano na área de Tecnologia da Informação e Comunicação com mais de 3 décadas de sólida experiência na implementação de estratégias de TI para mover aplicativos/infraestrutura, formular visão, melhorar visão/cultura, inovação e gerenciamento de mudanças. Hoje, o IGOAI reúne mais de 400 especialistas em diversas áreas ao redor do mundo.

Responsável: JASSIM HAJI, Ph.D.

INSTITUTE FOR RESEARCH AND EUROPEAN STUDIES (IRES): O Institute for Research and European Studies (IRES) é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos fundada por estudiosos e pesquisadores entusiasmados com sede em Bitola (República da Macedônia do Norte), também conhecida como “A Cidade da Cônsules”. O IRES está determinado a realizar pesquisas aplicadas e orientadas para políticas, para permitir vários modelos de educação informal e para promover a discussão sobre as questões políticas, legais, de segurança e econômicas mais prementes e contemporâneas relacionadas à liberdade, assuntos europeus e internacionais. O trabalho do IRES é baseado em pesquisa acadêmica pura, com tendência a alcançar os mais altos padrões de pesquisa e publicação. A IRES é membro da Economic Freedom Network, coeditora de Economic Freedom of the World e membro do United Nations Academic Impact (UNAI). Além disso, o IRES endossou a Carta Europeia para Pesquisadores e o Código de Conduta.

Responsável: GORAN ILIK, Ph.D.

JOURNAL OF LIBERTY AND INTERNATIONAL AFFAIRS (JLIA): O Journal of Liberty and International Affairs é um periódico trianual (3 edições regulares por ano), internacional, de acesso aberto e revisado por pares, publicado pelo Institute for Research and European Studies. A revista também incentiva a publicação de edições especiais pontuais. A revista visa fornecer um fórum internacional ativo para análise, pesquisa e debate em uma ampla gama de campos. O Journal of Liberty and International Affairs aceita submissões de ciências políticas, relações internacionais, direito internacional e áreas afins. A revista abrange estudos multi e interdisciplinares e abordagens comparativas. A revista está indexada em SCOPUS, EBSCO, DOAJ, CEEOL, SSOAR, ERIHPLUS, HeinOnline, ANVUR, Columbia International Affairs Online, ProQuest, UGC-CARE List Group II, etc.

Responsável: GORAN ILIK, Ph.D.

UNIVERSITY “ST KLIMENT OHRIDSKI” – BITOLA and FACULTY OF LAW: A University St Kliment Ohridski em Bitola (UKLO) é a segunda universidade estadual mais antiga da República da Macedônia do Norte e a instituição mais importante na área de ensino superior na região sudoeste da Macedônia do Norte. Desde a sua fundação em 1979, o UKLO forneceu educação superior para mais de 42.000 alunos de pós-graduação. Atualmente, opera com aproximadamente 5 mil alunos no sistema. Estes números fazem do UKLO uma instituição de ensino superior de dimensão média, mas abrangente, com uma oferta académica que varia entre uma variedade de estudos nas áreas de Economia, Ciências Técnicas e TIC, Ciências Biotécnicas, Turismo, Educação, Saúde, Direito, Segurança. O UKLO é composto por 12 unidades de ES e 5 membros acompanhantes, como principais portadores das atividades acadêmicas e de pesquisa científica. A oferta académica está estruturada de acordo com a missão e estratégia da Universidade de alcançar uma educação de qualidade segundo os padrões europeus e construir uma Universidade dedicada a satisfazer as necessidades de jovens profissionais competentes e qualificados da Macedônia do Norte.

Responsável: GORAN ILIK, Ph.D.

Grupo inspirador

CENTRO DE ESTUDOS SOCIEDADE E TECNOLOGIA (CEST): O Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST) foi criado na Universidade de São Paulo em Dezembro de 2013 a partir de doações da Microsoft Co. para discutir essas questões complexas e propiciar encontros, envolvendo os desenvolvedores, os pesquisadores, a sociedade e o governo de forma a estruturar essas e outras questões importantes e gerar respostas ou propostas adequadas, pavimentando o caminho para soluções que passem pelos costumes, pelas normas ou pelas aplicações desenvolvidas.

Responsável: EDISON SPINA, Ph.D.