• GRUPO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS CULTURAIS
Certificado no Diretório do CNPq
Ano de formação
2014
Líder
Profª. Drª. Marina Tucunduva Bittencourt Porto Vieira
Linha de Pesquisa
Educação, cultura e história
Repercussões dos trabalhos do grupo/Proposta
O grupo vinha se dedicando a leituras de teóricos e discussão de seus textos. Recentemente, decidiu-se por transformá-lo em grupo de pesquisa. Seus membros vinham produzindo pesquisas independentes e, agora, pretende-se que elas sejam vinculadas a ele.
• INSTITUIÇÕES DE ENSINO: POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Certificado no Diretório do CNPq
Ano de formação
2006
Líderes
Profª. Drª. Maria de Fátima Barbosa Abdalla
Profª. Drª. Maria Angélica Rodrigues Martins
Linhas de Pesquisa
1) Formação e Profissionalização Docente
2) Instituições Educacionais, História, Política e Processos de Gestão
Repercussões dos trabalhos do grupo/Proposta
Os participantes desenvolvem pesquisas que analisam as políticas e os processos de gestão de instituições educacionais, com base na análise da formulação e implementação de diretrizes legais, documentos oficiais, programas e projetos de governo, de um lado. De outro, considera o processo de (re) significação, de releitura e de (re) interpretação encetada por profissionais de educação frente ao arcabouço normativo. Nesse sentido, são relevantes as questões que afetam a constituição da identidade, do desenvolvimento profissional e da subjetividade de docentes, diretores e coordenadores pedagógicos.
A produção tem sido divulgada nos principais eventos da área e em artigos de livros e de periódicos classificados no Qualis. Esse Grupo de Pesquisa tem articulação com o Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais (Ciers-Ed), FCC-Cátedra Unesco, e com o Núcleo de Pesquisa da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais em Educação (Anfope) e a Rede Estrado.
• LABORATÓRIO DE INFORMAÇÃO, ARQUIVO E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (LIAME)
Certificado no Diretório do CNPq
Ano de formação
2006
Líder
Profª. Drª. Maria Apparecida Franco Pereira
Linha de Pesquisa
História e Memória da Educação Santista
Repercussões dos trabalhos do grupo/Proposta
Desde 2006, o Liame vem se organizando a partir dos projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Católica de Santos. Tomando-se a escolarização da Baixada Santista na transição para o século XX, os objetivos das pesquisas são: levantamento de fontes; identificação de instituições escolares; elaboração da história dos sujeitos e de suas práticas no campo educativo.
Utilizando o método historiográfico, os pesquisadores investigam, em arquivos públicos e particulares, os vestígios da cultura material escolar, relacionando e classificando os dados de acordo com as categorias tempos, espaços, sujeitos, conhecimentos e práticas.
As sínteses do conhecimento produzido (comunicações, artigos e dissertações) vem sendo divulgadas em eventos e publicações da comunidade científica, colaborando com o balanço da História da Educação Brasileira após um século do início do seu processo de escolarização do social. A produção de 2012 é: – Participação do Liame no Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, na Universidade de Lisboa, em julho/2012.
• LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE (LABSUS)
Certificado no Diretório do CNPq
Ano de formação
2011
Líder
Prof. Dr. Cleber Ferrão Corrêa
Linha de Pesquisa
Avaliação e gerenciamento de riscos ambientais
Repercussões dos trabalhos do grupo/Proposta
O grupo possui experiência com entidades ambientalistas do Real Norte que, em conjunto com a Petrobras e a Universidade Católica de Santos, estabeleceram parceria, na qual resultou no Comitê de Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte (Comdial) e na implantação de um Centro de Desenvolvimento Sustentável (Ceds) na cidade de São Sebastião – SP.
Temas centrais: operações com petróleo e gás no Litoral Norte do Estado de São Paulo e seus programas de gestão ambiental; avaliação dos impactos ambientais de projetos para os municípios de São Sebastião, IlhaBela, Caraguatatuba e Ubatuba; acompanhamento das ações de gestão ambiental em escala regional, com destaque para a implantação e funcionamento das Unidades de Conservação e desenvolvimento sustentável regional; estudo e implantação de Agenda 21 no município de Cubatão; desenvolvimento de projeto de manchas órfãs, educação ambiental e acompanhamento do processo de dragagem do canal do Porto de Santos.
• MÚSICA NOVA E EDUCAÇÃO MUSICAL
Certificado no Diretório do CNPq
Ano de formação
2014
Líderes
Prof. Dr. Antonio Eduardo Santos
Prof. Dr. Gil Nuno Vaz Pereira da Silva
Linha de Pesquisa
Artes , Educação e Comunicação
Repercussões dos trabalhos do grupo/Proposta
A partir da criação deste Grupo de Pesquisa, procederemos ao levantamento bibliográfico de partituras, material fonográfico e análise das obras representativas do Festival Musica Nova de Santos, um painel representativo da renovação da linguagem musical no Brasil e sua atuação na discussões e liderança para novas perspectivas da Pedagogia Musical, através da atuação de vanguarda de Hans Joachim Koellreuter,Willy Correa de Oliveira, Olivier Toni, Maria de Loudes Sekeff Zampronha, Marisa Fonterrada, Carlos Kater e Gilberto Mendes.
O objetivo é propor um grupo de pesquisa permanente, formado por alunos do Curso de Licenciatura em Música, voltado para a pesquisa musicológica de nossa contemporaneidade musical e sua interface nos rumos da educação musical no Brasil. Atuar, notadamente, nos Projetos de Iniciação Cientifica ressaltando uma atuação multidisciplinar, na pesquisa (oficio do musicólogo), na composição, na interpretação e na criação como elemento de vinculação a estratégias de educação musical. Ressalte-se aqui a importância de Santos neste contexto, como o berço do Movimento Música Nova, e a relevância da Escola Lavignac como pioneira na formação de músicos, a partir de experiencias inovadoras no campo da Educação Musical, por meio da implantação dos métodos Kodaly e Orff, até hoje único exemplo em nossa região.
Atividades propostas: reuniões periódicas com os professores e alunos convidados; participação em Encontros Científicos; atuação nos programas já propostos pelo curso de graduação, como o Projeto Licença Musical.
Linhas de Pesquisas: 1) Música e Tecnologia: Referência aos processos de criação musical, performance e composição musical, bem como às interfaces da música nos processos de criação e expressão. 2) Música, Cultura e Sociedade: Buscar abordagens históricas, culturais, filosóficas e sociais em música e educação musical.
• POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO: TRABALHO E FORMAÇÃO
Certificado no Diretório do CNPq
Ano de formação
2013
Líder
Profª. Drª. Ivanise Monfredini
Linhas de Pesquisa
1) Estudos Comparados em Políticas de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia
2) Políticas Educacionais, Instituições e Práticas Escolares
3) Políticas Públicas em Educação
4) Trabalho e Profissão Docente
Repercussões dos trabalhos do grupo/Proposta
O grupo dá continuidade e amplia os estudos realizados pelo Grupo de Pesquisas em Políticas Educacionais e Trabalho. Orienta suas investigações nos processos de formulação e implementação de políticas educacionais, considerando-os na sua relação com a cultura e o trabalho.
Também privilegia os estudos sobre: atuação dos diferentes sujeitos, individual ou coletivamente constituídos (formuladores de políticas educacionais, atores sociais coletivamente organizados, pais, gestores, docentes e discentes), nos processos acima referidos; e os diferentes projetos de formação humana, em disputa.
O trabalho do grupo repercute tanto na formação de pessoal qualificado que atua em escolas públicas e particulares, no ensino superior, em associações profissionais e de pesquisa, bem como na produção bibliográfica, da qual destacamos: CRUZ, S. M. S. S. ; MONFREDINI, I. ; SOUZA NETO, J. . Políticas de ensino superior, ciência e tecnologia e as condições de produção intelectual no Brasil. In: NAIDORF, Judith; PEREZ MORA, Ricardo. (Org.). Las condiciones de producción intelectual de los académicos en Argentina, Brasil y México. 1ªed.Buenos Aires: Miño y Dávila, 2012. MORA, R. P; MONFREDINI, I.. (Org.). Profesión académica: mecanismos de regulación, formas de organización y nuevas condiciones de producción intelectual. 1ªed.Guadalajara: Centro Universitário del Norte, 2011. MONFREDINI, Ivanise. Silenciamento e desistência. A formação de professores pelo trabalho. Curitiba: CRV, 2011. Dias, Elaine T. D. M., MONFREDINI, Ivanise, ROGGERO, R.. (orgs.) EDUCAÇÃO, TRABALHO, FORMAÇÃO E SUBJETIVIDADE. São Paulo : Xamã, 2010, v.1.000. p.126. MONFREDINI, I., LOTFI, Maria do Carmo. Silenciamento da cultura e na cultura. Trabalho e formação de professores In: Educação, trabalho, formação e subjetividade.1a ed.São Paulo : Xamã, 2010.
• PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: PESQUISA E FORMAÇÃO
Certificado no Diretório do CNPq
Ano de formação
2004
Líderes
Profª. Drª. Irene Jeanete Lemos Gilberto
Profª. Drª. Maria Amélia do Rosário Santoro Franco
Linhas de Pesquisa
1) Formação e Profissionalização docente
2) Pesquisa-Ação e Prática Docente
3) Prática Docente no Ensino Superior
Repercussões dos trabalhos do grupo/Proposta
As pesquisas do grupo estão voltadas para o conhecimento da prática pedagógica, tanto em relação às práticas que se realizam nas escolas públicas de educação básica, como em instituições de ensino superior, com foco na formação de docentes. Os resultados das pesquisas têm sido divulgados em veículos e periódicos classificados pelo Qualis e em seminários nacionais e internacionais da área, além da publicação de livros e capítulos de livros.
O conhecimento produzido tem sido, também, sistematicamente socializado com a clientela alvo, sob forma de cursos de curta duração, oficinas, encontros, seminários e atividades de capacitação. A última publicação é FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia e Prática Docente. Editora Cortez. 2012.