
Mais 36 escrivães foram formados pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), no curso técnico-profissional realizado na UNISANTOS, no segundo semestre do ano passado. Hoje, foi realizada a cerimônia de encerramento com a presença de autoridades da região.
Essa segunda turma formada na UNISANTOS contou com estudantes do Distrito Federal, Paraná, Sergipe, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Rio de Janeiro, além da Região Metropolitana da Baixada Santista. Em 2024, a primeira turma foi formada por 279 policiais, sendo 178 escrivães e 101 investigadores.
Durante o curso foram utilizadas salas de aula, laboratórios e espaços livres, incluiu técnicas investigativas, uso de tecnologias no combate ao crime, e habilidades práticas para atuação no campo, como procedimentos de segurança e abordagem. Foram 1.137 horas/aula, 28 disciplinas, além de estágio e exercício prático.
SOLENIDADE – Na solenidade de encerramento fizeram parte da mesa, as seguintes autoridades: a pró-reitora administrativa da UNISANTOS e diretora-tesoureira da Sociedade Visconde de São Leopoldo, professora doutora Mariângela Mendes Lomba Pinho; o delegado Manoel Gatto Neto; o delegado Flávio Ruiz Gastaldi; o delegado Rubens Eduardo Barazal Teixeira; o delegado Luiz Eduardo Fiore Maia; e a escrivã-chefe do Deinter-6, Lúdia Arouca.

Responsável pelo curso de formação, o delegado Manoel Gatto ressaltou a parceria da UNISANTOS para a realização do curso e ressaltou o compromisso da instituição com a qualidade do ensino e o seu envolvimento junto à comunidade. O diretor do Deinter-6, delegado Flávio Gastaldi, também agradeceu a parceria e destacou a importância dos espaços acadêmicos para uma formação de qualidade.
A pró-reitora Mariangela Pinho, que representou o reitor, professor doutor Cléber Ferrão Côrrea, agradeceu as autoridades policiais, docentes e formandos. Ela falou da satisfação institucionais em contribuir para a formação dos novos escrivães, lembrando que eles têm uma missão pública, um trabalho essencial para garantir a justiça, a transparência e, principalmente, a confiança da população. Destacou ainda que durante o curso, eles tiveram disciplina, responsabilidade e respeito aos valores. “Essa cada de saberes se orgulha de ser um dos espaços aonde foram construídos os saberes necessários para esses profissionais”.

















