A Comissão Própria de Avaliação (CPA) divulgou, no portal institucional, na área logada, os resultados do processo de Autoavaliação Institucional, realizado no segundo semestre de 2021, a toda a comunidade acadêmica, diretores, coordenadores, professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos.
Por meio do portal da Universidade, toda a comunidade pode ter acesso aos resultados da autoavaliação. A partir do acesso aos dados dos relatórios, diretores, coordenadores e professores podem efetuar o planejamento de suas ações, com o intuito de aprimorar a oferta dos serviços educacionais, nas dimensões acadêmicas, administrativas, infraestrutura e a prática docente em sala de aula para melhor atender às necessidades de aprendizagem dos estudantes de todos os cursos, explica a Profª. Drª Maria Aparecida Accioly (foto), responsável pela CPA.
A autoavaliação é um processo permanente de aprimoramento e melhoria. Nos últimos anos, diversas ações ocorreram em função das sugestões dos estudantes, docentes e funcionários técnicos-administrativos. Os investimentos são permanentes e incluem novos equipamentos, programas, tecnologias, segurança, processos administrativos, práticas pedagógicas e serviços exclusivos para a comunidade acadêmica.
A otimização do tempo e a prática sustentável são algumas das novidades da Autoavaliação Institucional. Os estudantes da UNISANTOS respondem ao novo questionário nos laboratórios de Informática, em menos tempo e com toda orientação na sua tela, sem a utilização de papel e com maior agilidade.
Na Católica de Santos, a autoavaliação institucional existe, sem interrupções, desde 1994, aprovada pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (Cepes) e pelo Conselho Universitário (Consu). Em sua origem, está a necessidade de diagnosticar os cursos de graduação, como início da discussão dos respectivos projetos pedagógicos. Ela também se pautou pelo Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub), proposto na época pelo MEC.
A Universidade Católica de Santos foi uma das primeiras instituições de educação superior do setor privado a aderir ao Paiub, fundamentando seu processo autoavaliativo pelos princípios deste programa: globalidade; respeito à identidade institucional; não-premiação ou punição; adesão voluntária; legitimidade; e continuidade.

















