PESQUISA – Ipeci destaca os melhores projetos desenvolvidos nos programas de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Avaliadas por uma comissão julgadora, as pesquisas dos estudantes dos cursos de graduação, desenvolvidas por meio do Programa de Educação Científica da UNISANTOS, foram premiadas no dia 25 de outubro. Elas foram apresentadas durante a XVI Jornada de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, nos dias 21 e 22, que integrou a XI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Entre 47 projetos apresentados, o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) premiou os melhores trabalhos das áreas de Ciências da Saúde e Biológicas, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências Exatas, Engenharias e Arquitetura. Os grandes vencedores, respectivamente, foram: “Um estudo sobre as queixas apresentadas por adultos”, de Luiz Henrique Alves dos Santos Ferreira, do curso de Psicologia, sob a orientação da professora doutora Hilda Rosa Capelão Avoglia; “O falar da Baixada Santista: fenômeno sintático”, de Leonardo Marques da Cruz, do curso de Letras, sob a orientação da professora doutora Graziela Pigatto Bohn; e “Mobilidade Urbana, pórticos, galerias comerciais e sistema de espaços livres de uso público no bairro do Gonzaga, Santos/SP”, de Letícia Vieira dos Santos, de Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação do professor doutor José Marques Carriço.

Luiz Henrique

PREMIADOS – Surpreso com a conquista, Luiz Henrique comentou que receber o prêmio foi uma honra. O futuro psicólogo ainda fez questão de destacar que a Iniciação Científica da UNISANTOS será um dos diferenciais na sua carreira e poderá abrir portas no futuro. “A relevância de ser um pesquisador, de se dedicar para um determinado projeto, gera frutos que as empresas analisam e dão o devido valor para o indivíduo que durante a graduação produziu um artigo científico de qualidade e que contribuiu para a ciência”, diz.

Leonardo da Cruz

Acreditando que essa experiência enriquecerá de forma significativa a sua formação na área de Letras, Leonardo da Cruz fez questão de agradecer o apoio da sua orientadora na pesquisa e declara que projetos como esse oferecido pela UNISANTOS trazem ainda mais esperança. “Esse projeto tem uma grande importância porque ele possibilita a inserção do estudante nesse ramo científico, que hoje em dia é tão precário em nosso país”.

Letícia Vieira

Para Letícia dos Santos, a Iniciação Científica contribui para sua mudança como estudante e futura arquiteta. Ela também ressalta que ter esse reconhecimento é extremamente gratificante. “Considero o assunto da minha pesquisa primordial e essencial para o desenvolvimento das cidades, e a iniciação científica permitiu o primeiro contato com um projeto de pesquisa, além da expansão dos horizontes do subprojeto para além da Universidade”.

DESTAQUES – Além dos premiados, também mereceram destaque os seguintes da trabalhos:

Da área das Ciências da Saúde e Biológicas: “Psicologia e políticas de educação inclusiva:  os jogos eletrônicos, para jovens com transtorno do espectro autismo”, do estudante de Psicologia Victor de Araújo Luz, sob a orientação da professora doutora Luana Carramillo Going; e “Uso de corticosteróides no tratamento de casos moderados e graves de pacientes com SARS-COV-2/COVID-19: Uma revisão narrativa”, de Cássio Bueno Pinheiro, do curso de Farmácia, sob a orientação do professor doutor Alfesio Luis Ferreira Braga.

Ciências da Saúde e Biológicas, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências Exatas, Engenharias e Arquitetura são as áreas das pesquisas

Da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: “Clodoaldo Bueno: Uma Análise Historiográfica da Política Externa Brasileira”, do estudante de Relações Internacionais, Daniel Silva Gatti, sob a orientação do professor doutor Daniel Rei Coronato; e “Uma análise do discurso diplomático chinês para a Argentina e o Brasil (2018-2020)”, de Sabrina Bugarelli Martins Machado, do curso de Relações Internacionais, sob a orientação da professora doutora Natalia Noschese Fingermann.

Na área de Ciências Exatas, Engenharias e Arquitetura: “Estudo da síntese e degradação de bioplásticos a partir de fibras vegetais e resíduos vegetais diversos: uma contribuição ao desenvolvimento sustentável”, da estudante de Engenharia Ambiental Beatriz da Cruz Mendonça, sob a orientação do professor mestre Marco Antonio Cismeiro Bumba; “Estudo da utilização de biomassas diversas provenientes de resíduos no tratamento de efluentes industriais: uma alternativa sustentável”, de Raphael de Souza Pedroso, do curso de Engenharia Ambiental, sob a orientação do professor mestre Marco Antonio Cismeiro Bumba.