COMEMORAÇÃO – Em meio a conquistas e desafios, UniSantos celebra 70 anos de uma história marcada pelo protagonismo no ensino, na pesquisa e na extensão

Casa Amarela, a primeira sede da Faculdade de Direito

Projeto de Dom Idílio José Soares, terceiro bispo de Santos, a Universidade Católica de Santos iniciou a sua história no dia 28 de agosto de 1951, data em que foi fundada a Sociedade Visconde de São Leopoldo (SVSL). De um sobrado da Faculdade de Direito, chamado pelos estudantes de “Casa Amarela”, a um complexo educacional, a instituição tornou-se referência nacional no ensino, na pesquisa e na extensão, e está entre as 10% melhores universidades do País, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior.

Em 1952, o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto número 31.134 que concedeu autorização para o curso de bacharelado da Faculdade Católica de Direito de Santos, sendo o seu diretor José da Costa Sobrinho, emérito advogado e historiador. Com a instalação da Faculdade de Direito, o crescimento da instituição foi inevitável com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, com a incorporação da Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais, e com a criação das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo, de Comunicação, de Serviço Social, de Enfermagem e Obstetrícia, de Farmácia e Bioquímica e de Engenharia Civil.

Dom Idílio José Soares (segundo da direita para esquerda, entre os sentados) e outros fundadores durante reunião preparatória para fundação da SVSL

DIRIGENTES – Dom Idílio faleceu em 1966 e Dom David Picão assumiu a presidência da Sociedade Visconde de São Leopoldo. Na sua administração, o Liceu Santista foi incorporado em 1977 e a Universidade Católica de Santos reconhecida em 1986. Com a resignação de Dom David, em 2000, a São Leopoldo passou a ser presidida pelo atual bispo emérito de Santos, Dom Jacyr Francisco Braido. Com a sua renúncia, conforme previsto pelo Código de Direito Canônico, por motivo de idade, Dom Tarcísio Scaramussa foi nomeado bispo diocesano e tornou-se, no dia 6 de maio de 2015, chanceler da UNISANTOS. No dia 27 de abril de 2018, Dom Tarcísio foi eleito em Assembleia Geral da instituição, o novo presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo.

Em 1986, o primeiro reitor da UNISANTOS eleito foi o padre Waldemar Valle Martins, líder no processo de reconhecimento da instituição. Ele permaneceu no cargo até 1990. Na sequência, assumiu durante três mandatos como reitor, o professor mestre Francisco Prado de Oliveira Ribeiro (1990/1994 – 1994/1998 – 1998/2001). Primeira mulher a assumir o cargo de reitora, a professora Maria Helena de Almeida Lambert permaneceu durante dois mandatos (2002/2006 – 2006/2009). Na atualidade, em seu terceiro mandato como reitor está o professor mestre Marcos Medina Leite.

Campus Dom Idílio José Soares

PIONEIRISMO – Primeira universidade reconhecida na Região Metropolitana da Baixada Santista e única católica e comunitária, a UNISANTOS tem como missão de formar cidadãos com base nos princípios da solidariedade, da justiça e do respeito aos direitos humanos, fortalecidos pela ética cristã e com competência profissional para atuar em uma realidade sociocultural heterogênea e sujeita a frequentes mutações.

Membro da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), a UNISANTOS entende que as atividades sociais não devem ficar restritas à atuação do Estado, destinando, assim, parte de sua receita às atividades de educação e promoção social, com bolsas de estudo, atendimento gratuito em clínicas-escola, escritórios-modelos e agências experimentais, entre outros.

Campus Boqueirão

PESQUISA – A UNISANTOS investe em pesquisa e conta com parceria de instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Com mais de 100 laboratórios de pesquisa, bibliotecas com acervo de 6.985.412 de livros e bases de dados exclusivas de periódicos eletrônicos e e-books, e 2.613 computadores, a Universidade possui 48 grupos de pesquisa, todos certificados no diretório do CNPq.

UNISANTOS investe em pesquisa e conta com parceria de instituições de fomento

Por meio do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), órgão responsável pelo registro, monitoramento e divulgação de pesquisas científicas, prestação de serviços a instituições públicas ou privadas e intercâmbio com instituições de pesquisa e tecnologia no Brasil e no exterior. Em mais de 20 anos de existência, tem a inovação como elemento norteador de seus projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

INTERNACIONALIZAÇÃO – No âmbito da mobilidade acadêmica, a UNISANTOS mantém convênio para intercâmbio de estudantes e docentes com 47 instituições de 15 países (Alemanha, Argentina, Austrália, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, França, Moçambique, México, Noruega, Portugal e Reino Unido).