MOBILIZAÇÃO – Em defesa da vida e do combate à desigualdade, UNISANTOS assina o manifesto “Pacto pela Vida na Baixada Santista”

Ato público virtual de lançamento do “Pacto pela Vida na Baixada Santista”

Em respeito à sua missão institucional, de formar cidadãos com base nos princípios da solidariedade, da justiça e do respeito aos direitos humanos, fortalecidos pela ética cristã, a UNISANTOS é uma das signatárias do manifesto “Pacto pela Vida na Baixada Santista”, lançado pelo Vicariato Episcopal para a Dimensão Social da Diocese de Santos. No dia 23 de fevereiro, um ato público virtual marcou o lançamento oficial da mobilização.

A carta conclama os cidadãos e organismos da sociedade civil a direcionarem esforços em uma frente ampla que se comprometa com algumas medidas prioritárias e emergenciais para defesa da população em grave situação de vulnerabilidade social; garantia do direito à saúde pública, investimento público no combate à desigualdade, entre outras ações.

Representantes das entidades signatárias do manifesto falaram durante o encontro

O documento faz referência ao “Pacto pela Vida e pelo Brasil”, lançado em 7 de abril de 2020, no Dia Mundial da Saúde, no qual inúmeras entidades da sociedade civil pedem união de toda a sociedade e conduta ética e transparente do governo, tomando por base as orientações da ciência e dos organismos nacionais e internacionais de saúde pública no enfrentamento da pandemia de covid-19. Esse mesmo documento menciona os questionamentos que o Papa Francisco tem feito com relação ao sistema econômico atual, o qual tem aprofundado a desigualdade social e a destruição do meio ambiente. Por conta disso, iniciou um processo de discussão para e construção de uma nova economia global, a Economia de Francisco, centrada na vida, “que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a devasta”.

LANÇAMENTO – Durante o lançamento oficial do “Pacto pela Vida na Baixada Santista”, o reitor da UNISANTOS, o professor mestre Marcos Medina Leite, parabenizou a iniciativa da Diocese de Santos e disse que a Universidade faz a adesão total à mobilização, colocando a sua história a serviço dessa causa. “Como universidade, nós somos o campo que deve acolher a todas as iniciativas. A educação é um dos instrumentos fundamentais eleitos pela Igreja”, destacou.

BAIXADA SANTISTA – Diante do cenário atual e da perspectiva pessimista no curto e médio prazo, os signatários do documento conclamam para “que toda a sociedade civil se una, se mobilize, se articule, se comprometa com um único propósito: de criar condições e garantias de vida digna e justa para a população de nossa região, especialmente as que estão em grave situação de vulnerabilidade social”. Neste sentido, são recomendadas como medidas prioritárias e emergenciais: 1. Defesa da população em grave situação de vulnerabilidade social; 2. Garantia do Direito à Saúde Pública; 3. Incentivo à Economia Local; 4. Investimento Público no Combate à Desigualdade; 5. Proteção do Meio-Ambiente; e 6. Participação da Sociedade Civil.

Acesse o documento PACTO PELA VIDA.

Assista ao ato de lançamento do “Pacto pela Vida na Baixada Santista”. Clique AQUI.