Conteúdo Relacionado
apresentações-musicais
botao---coral-gregoriano
cinema
museuarte
orquesdtra-unico
coral
gextus
camerata
paradamusical
varaldepoesias
Museu de Arte Sacra de Santos

O Museu de Arte Sacra de Santos (MASS) está instalado no antigo mosteiro beneditino, cuja construção é da metade do século XVII. Ao longo do tempo, passou por adaptações e reformas, sendo a mais importante a de 1725.

O Mosteiro teve também outras ocupações: serviu de enfermaria para abrigar doentes da Santa Casa, entre 1873 e 74, e novamente em 1889, ocasiões em que grandes epidemias assolaram a Cidade.

Durante a II Guerra Mundial, quase todos os monges tiveram que abandonar Santos por ordem do Governo Getúlio Vargas, por serem de nacionalidade alemã.

Entre 1958 e 1969, o Mosteiro serviu de colégio interno para meninos russos refugiados. Com a transferência do Instituto São Vladimir para São Paulo, iniciaram-se os planos de transformação do antigo Mosteiro, tombado pelo Governo Federal desde 1948, em museu que abrigasse o acervo da Diocese.

Em 11 de julho de 1981, por iniciativa de então bispo diocesano Dom David Picão, foi oficialmente fundado o Museu de Arte Sacra de Santos, após minucioso trabalho de restauração supervisionado pelos órgãos federal e estadual de preservação.

O acervo do Museu de Arte Sacra reúne mais de 600 peças, entre estátuas, pinturas e objetos litúrgicos, entre outros. Do acervo de imaginária, destacam-se a estátua de Santa Catarina de Alexandria (que esteve na primeira capela erguida na época e local da fundação de Santos); a de Nossa Senhora da Conceição, datada de 1560, reconhecida como primeira estátua sacra feita no Brasil com autor identificado; e uma exuberante estátua de madeira policromada de São Bento, do século XVIII.

Atração à parte é a própria Capela de Nossa Senhora do Desterro, com elementos decorativos do barroco e recocó, como todo o conjunto e o claustro do Mosteiro.

O MASS conta com exposições permanentes de seu acervo e organiza exposições temporárias e de longa duração, além de manter uma programação artística e educacional para os visitantes em geral, e para os moradores da vizinhança, em especial as crianças.

A Universidade Católica de Santos foi sempre parceira desse projeto de importância histórica, cultural, educacional e turística para nossa Cidade.

VISITAS
De terça a domingo, das 10h às 17h
Visitas monitoradas: Agendar por telefone

ENDEREÇO
Rua Santa Joana D’Arc , 795 – Morro do São Bento, Santos

INGRESSOS
R$ 5,00 (inteira); meia entrada para usuários do bonde turístico, idosos e menores de 5 anos

HISTORIADOR
Prof. Reinaldo Martins
Telefone: 3219-1111
E-mail: contato@mass.org.br

 

Fechar [X]