PREMIADAS – Universalização dos ensinos em Cuba e educação inclusiva no Brasil são temas de publicações de pesquisadoras da UNISANTOS

Recém-lançadas, as obras “Cuba Insurgente: identidade e educação”, de Maria do Carmo Luiz Caldas Leite, e “Representações sociais, práticas pedagógicas e inclusão escolar”, de Silvania Maria da Silva Gil, receberam os prêmios “Oro Nuevo” e “Celso Ferreira de Sá, de relevância científica em representações sociais”, respectivamente. Pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UNISANTOS, elas reuniram as experiências educacionais e a produção científica, pautadas pela história e depoimentos atuais.

Doutora e mestre em Educação pela UNISANTOS, a professora Maria do Carmo Leite, docente da instituição, pesquisa o sistema educacional de Cuba há quatro décadas. Na obra, ela, a partir do histórico de formação do país até a Revolução Cubana, utiliza uma linha de ideias que estabeleceram a universalização dos ensinos fundamental, médio e superior, tendo como referência José Martí, líder do movimento independentista, ainda no século XIX. O prêmio “Oro Nuevo” foi concedido pela Universidade de Ciências Pedagógicas “Enrique José Varona”, em Cuba.

Mestre em Educação pela UNISANTOS e doutoranda no mesmo programa, Silvania Gil apresenta um histórico da educação da pessoa com deficiência no Brasil, desde a Monarquia, utilizando legislações e modelos de deficiência que se efetivaram no Brasil. A falta de orientações mais assertivas para a escola e a família quanto ao processo de inclusão escolar é o ponto de partida da sua obra que foi premiada durante a Jornada Internacional de Representações Sociais e a VIII Conferência Brasileira de Representações Sociais, no Rio de Janeiro.

As obras têm o selo da Editora CRV. Para acessar “Cuba Insurgente: identidade e educação”, clique AQUI. Para acessar “Representações sociais, práticas pedagógicas e inclusão escolar”, clique AQUI.